100 anos de independência da Irlanda

Os irlandeses comemoram um importantíssimo marco histórico nesse mês. Em 24 de abril de 1916, a Irlanda foi proclamada República da Irlanda, se tornando independente da Grã-Bretanha em uma revolta conhecida como “Easter Rising”, que começou no centro de Dublin e se espalhou pelo resto do país.

Este ano, o governo irlandês lançou um programa nacional e internacional de eventos para comemorar o 100º aniversário da revolta de independência e homenagear os que lutaram e morreram pelo país, o “Ireland 2016”. Conheça os ambiciosos programas de eventos comemorativos e acompanhe!

blog1

 

1. Ceremonial do Estado (Searmanais Stáit)
Para homenagear da melhor forma possível a autodeterminação conquistada com a revolta, o Ceremonial abrirá todas os outros programas de comemorações. Em grandes eventos organizados pelo estado, o objetivo é falar em nome de todos, honrando e prestando o devido respeito como um tributo a história e cultura do país.

blog7

2. Reflexão Histórica (Machnamh ar an Stair)
Uma série de atividades farão parte do programa de Reflexão Histórica para aprofundar e ampliar a compreensão de todos sobre o importante período de revolta da história irlandesa. Diversas iniciativas contarão um pouco mais sobre os eventos de 1916. Materiais antigos, como documentos e outros arquivos históricos, foram digitalizados e estarão disponíveis para o público para que o acesso a informação e ao aprendizado seja cada vez mais fácil. Desse modo os organizadores esperam que os revolucionários sejam vistos como pessoas, e não só como ideias.

blog2

3. A Língua Viva (An Teanga Bheo)
O programa A Língua Viva contará com diferentes eventos para a celebração da língua nativa irlandesa. Resgatando seu papel central no ideal dos revolucionários de 1916 e explorando todo o seu legado até os dias de hoje. O irlandês é a língua nacional do país e também uma das partes mais importantes da identidade da nação. O objetivo é incentivar o conhecimento e o uso da língua para que essa herança continue sendo passada de geração em geração. Para isso, espetáculos de teatro, música e dança, seminários e palestras, e até mesmo um web site com todas as informações sobre a língua foram cuidadosamente preparados. A proclamação de 1916 foi traduzida pela primeira vez para a língua irlandesa de sinais.

blog6

4. Juventude e Imaginação (An Óige agus an tSamhlafocht) 
A fim de incluir ao máximo as gerações mais jovens em todo o ritual de celebrações e homenagens, o programa Youth vai deixá-las no centro do “Ireland 2016”. Uma série de atividades que estimulam a imaginação irão abrir caminho até 100 anos atrás, trazendo todo o aprendizado histórico e cultural do país de um modo muito mais divertido. A competição de teatro que foi organizada junto com o departamento de educação é uma das atrações mais esperadas.

blog5

5. Expressão Cultural (Léiriú Cultúrtha)
A National Cultural Institution e outras organizações de arte farão parte do  programa de Expressão Cultural, incentivando o trabalho em conjunto da comunidade irlandesa. Em diferentes eventos que buscarão estimular a imaginação de todos de forma criativa, o objetivo é gerar reflexões sobre o presente, o passado e o futuro da Irlanda. Alguns dos mais esperados são peças de teatro que serão montadas com textos originais de 1916 para homenagear o legado de importantes escritores irlandeses.

blog4

6. Participação da Comunidade (Rannpháirtíocht Phobail)
Este é um dos programas que será ministrado durante todo o ano. Ao decorrer de 2016, diferentes eventos poderão ser apreciados por toda a comunidade. Há 100 anos, 7 assinaturas mudaram o país, hoje, mais de 5000 pessoas em toda a Irlanda deixarão suas marcas em diferentes eventos. Mais de 80 workshops já foram realizados para comemorar, examinar e re-imaginar os 100 anos de história, e mais de 1800 programas já estão marcados para abrir discussões sobre a cultura e os ideais do país.

blog3

7. Global e Diáspora (Clár Domhanda agus Diaspóra)
Com o objetivo mais ambicioso de todos os programas, o Global vai impactar pessoas do mundo inteiro para se juntar as comemorações, e você não precisa estar lá para isso. Uma agenda completa com mais de 1000 eventos em mais de 100 cidades ao redor do mundo que incluem, exposições, espetáculos, filmes, arte, teatro, música e workshops, está disponível e todos são muito bem-vindos para comemorar a história da Irlanda!

blog8

A programação completa de todos os eventos que acontecerão na Irlanda e ao redor do mundo, estão disponíveis no site oficial do governo irlandês.

Para conhecer de perto o encanto e a animação da terra dos ruivos seja estudando, trabalhando ou viajando, a CI tem a opção certa para você! São programas para estudar inglês em uma escola de qualidade com possibilidade de trabalhar legalmente no país, cursar parte do Ensino Médio com o High School, aproveitar as férias com estudo e diversão com o Intercâmbio Teen® ou ainda Mochilão® CI para apreciar o estilo de vida e as belezas naturais. Agora você já sabe: Irlanda é com a CI! Saiba mais e aproveite uma experiência única!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.