26 apps essenciais em sua viagem

Imagem_Chamada
Neste novo post da série que celebra os 26 anos da CI (veja aqui o post anterior, com 26 destinos imperdíveis), vamos recomendar 26 apps para viagem em diversas categorias, desde passatempos para quem está aguardando o próximo voo, até aplicativos que identificam músicas desconhecidas, para você finalmente descobrir o nome daquele hit que não pára de tocar na cidade que está visitando.

Alguns apps você já conhece, mas são indispensáveis e, portanto, aparecem aqui, mas de outros, provavelmente, você nunca ouviu falar, e serão muito úteis. Prepare seu smartphone.

Guias e Check-in

1. Foursquare

Imagem 1

Depois de passar por uma grande reformulação recentemente, o Foursquare se desmembrou em dois apps: o Foursquare trata exclusivamente de te ajudar a encontrar lugares que valem a pena conhecer, e o novo app, o Swarm, funciona exclusivamente para fazer check-ins e nos informar onde estão nossos amigos nas proximidades e o que estão planejando fazer. A nova interface do app é uma poderosa ferramenta de descoberta, e vai ajudá-lo em praticamente todos os lugares do mundo. De graça. iOS, Android e Windows Phone.

2. Time Out city guides

Reforçando a categoria “Guias”, os apps da Time Out são muito bem pesquisados e escritos por gente experiente em diversas áreas. Existem apps para mais de 20 das cidades mais procuradas do mundo, todos com ótimas listas dos melhores restaurantes, bares, espetáculos e exposições. Todos de graça, para iOS, Android e Windows Phone.

3. Yelp

Além de resenhas de restaurantes, você também encontra os mais variados serviços, como um atendimento dentário de emergência ou uma loja que conserta um salto quebrado. Um complemento perfeito para o Foursquare, principalmente em países onde ele é mais popular, como nos Estados Unidos. Grátis. iOS, Android e Windows Phone.

4. iMuseum

Imagem 2
O iMuseum usa o GPS para buscar os museus mais próximos da sua localização. Com mais de 190 museus do mundo inteiro, o catálogo está sempre crescendo. Receba notícias sobre os museus e informações sobre exposições, com endereços, instruções, mapas, telefone e mais. Android.

Fotografia

5. Snapchat

Queridinho da galera dos 18 aos 35 anos, é uma maneira muito dinâmica de ficar em contato com seus amigos que ficaram no Brasil, enviando fotos e vídeos instantâneos dos melhores momentos da sua viagem, que desaparecem depois de alguns segundos ou sobrevivem por até 24 hora no celular deles, você decide. Ainda é possível desenhar por cima das fotos e vídeos e soltar sua criança interior. Divertido e inspirador, um belo “portal” de contato com a galera que está torcendo pelo sucesso da sua trip. iOS, Android e Windows Phone.

6. Instagram

O Instagram dispensa apresentações: é o modo mais popular de registrar e compartilhar os momentos mais especiais de sua viagem com os amigos. Talvez a outra forma mais popular seja o Facebook, mas o Instagram publica nessa rede também, se você quiser. É praticamente impossível tirar uma foto feia graças aos filtros super eficientes. iOS e Android.

7. Hyperlapse

imagem 3

Esse app foi criado pelo mesmo pessoal do Instagram, e é uma bela novidade que surgiu agora em 2014. Basicamente, você grava um vídeo e o app o transforma num timelapse (que o app chama de “hyperlapse”) com aparência profissional, pois utiliza uma tecnologia que neutraliza as tremidas e deixa tudo nivelado e “macio”. Você pode até gravar um pôr-do-sol na carona de uma moto em movimento, e o vídeo vai ficar bonito. A grande vantagem do Hyperlapse, porém, não é gravar vídeos estabilizados: é fazer timelapses automaticamente, ou seja: o pôr-do-sol que dura 2 minutos pode virar um timelapse de 15 segundos super bonito, graças à aceleração do processo (até 12 vezes mais rápido que o normal). Para iOS.

8. FlipaGram

Depois de tirar algumas fotos, o FlipaGram vai pegá-las do Rolo da Câmera, do Facebook, do Instagram (ou de diversas outras fontes que você pode ter usado), e criar belas narrativas em vídeo que você poderá editar com efeitos quadro a quadro, personalizando com música, narração, tíitulos, filtros e ajustes de velocidade. Para iOS.

Música

9. Soundhound

É muito simples e parece mágica: você cantarola, assobia ou aproxima o celular de uma música (tocando no restaurante ou bar, ou num show ao vivo, em qualquer lugar), e o Soundhound te diz em segundos que música é aquela. Quando uma canção se torna parte da trilha sonora afetiva da sua viagem, é uma pena perdê-la para sempre apenas porque você está num país distante e não sabe o nome dela. Grátis.

Registro e lembranças

10. Timehop

imagem 4

O Timehop será muito útil depois da viagem. Sua função é mostrar fotos que foram tiradas nesse exato dia e mês, só que no passado! Um belo dia, você será lembrado de algo que escreveu ou fotografou há um, dois ou três anos, e as lembranças inesperadas alegrarão o seu dia. Reúne memórias do iPhone, Facebook, Instagram, Twitter e Foursquare. Para iOS e Android.

Mapas

11. Pocket Earth

Quando o sinal do celular cai (dentro de um túnel ou prédio, por exemplo) ou o 3G ou 4G falham e não tem Wi-Fi por perto, como você faz para procurar um endereço no mapa? Não faz nada, a não ser que tenha o Pocket Earth. Existem outros mapas offline (que guardam os mapas completos na memória do celular), mas o Pocket Earth tem a nossa preferência por ser prático, ter um banco de dados de pontos de interesse bastante bom, e por oferecer várias vantagens: todas as cidades ou até países inteiros, são de graça! As funções mais avançadas, porém, só na versão paga do app. Experimente a versão gratuita e achamos que se decidirá por comprá-lo (US$2,99). Para iOS.

12. New York Subway

De novo, existem muitos apps sobre o metrô de Nova York, mas o New York Subway tem as melhores classificações de usuários e a interface mais intuitiva. Além dos mapas e dos planejadores de rotas, tem também a função de realidade aumentada que usa a câmera do smartphone para sobrepor as estações mais próximas na sua visão da cidade naquele momento. Tem pra iOS e Windows Phone.

Jogos e passatempo

13. QuizUp

Imagem 5

Precisa passar o tempo entre um voo e outro? Está esperando o trem? Nessas horas, faz toda a diferença ter um ótimo passatempo. O QuizUp é um jogo de conhecimentos gerais em que você compete contra seus amigos ou qualquer um dos 25 milhões de usuários. São partidas de perguntas e respostas que acontecem em tempo real, com mais de 100.000 perguntas divididas em mais de 150 assuntos, sendo que novas categorias são adicionadas toda semana. Diversão interminável para esperas intermináveis. Grátis. Para iOS.

14. Zombie Highway

A proposta é simples: vá o mais longe possível na estrada durante o apocalipse zumbi atropelando o máximo de zumbis que puder e livrando-se dos mortos-vivos que se agarram à lateral do seu carro, sem bater nos veículos abandonados pelo caminho. iOS.

15. Kindle

É o app do leitor de livros oficial da Amazon. Se você não tiver o Kindle em si, fabricado pela Amazon, pode ter pelo menos o aplicativo que lhe permitirá ler livros no seu smartphone. iOS e Android. Gratuito.

Organizador

16. TripIt

Imagem 6

Você só precisa conectá-lo com sua conta de e-mail que os números de reserva de passagens aéreas, hoteis e até restaurantes serão “automagicamente” convertidos num itinerário organizado, incluindo marcações no calendário. Grátis. iOS e Android.

Tradução

17. Google Tradutor

Também dispensa apresentações: a mesma qualidade e facilidade que você encontra na web, só que no seu celular. Você pode digitar a palavra ou frase, falar (ou pedir para o próprio estrangeiro falar perto do seu smartphone), ou escrever com o dedo na área de pesquisa. Traduz 80 idiomas, fala as traduções em voz alta e salva suas traduções favoritas para acessar com rapidez quando estiver offline. Também funciona como dicionário simples de palavras e expressões. Para iOS e Android.

Voos e aeroportos

18. FlightTrack

Imagem 7

Acompanhe a trajetória de milhares de voos internacionais num mapa com zoom e muitas informações, como horários de partida, chegada, atrasos e até cancelamentos. Ótimo para aguardar os momentos finais da chegada de amigos e parentes, ou até para passar o tempo enquanto espera a liberação do embarque do seu voo. Um pouco caro, mas vale os US$ 4,99. iOS e Android.

Passagens aéreas

19. Skyscanner

Um app para reservar voos que também funciona no Windows Phone (além das outras principais plataformas: iOS e Android). Faz tudo que você precisa: busca e mostra de forma agregada as tarifas de diversas empresas aéreas para você escolher a mais vantajosa. Dá também para salvar sua busca na tela de início do celular para ficar acompanhando a flutuação dos preços.

Clima

20. WeatherPro

Com mais de dois milhões de pontos geográficos e incluindo informações sobre formações de nuvens, pressão atmosférica, velocidade do vento e umidade, você terá tudo que precisa para não ser pego de surpresa por nenhuma mudança do tempo. A precisão das previsões também é um ponto alto. iOS, Android e Windows Phone.

Jetlag

21. JetLag Genie

Imagem 8

Um app que te ajuda a minimizar os efeitos do jetlag sugerindo mudanças graduais de hábito a partir da sua data de partida e destino? Sim, por favor. Informe ao app quando você parte e para onde você vai, e quando você costuma se deitar e levantar, e ele te informará o melhor modo de se adaptar aos poucos ao novo regime de sono que irá encontrar após a viagem. Já vem com os alarmes necessários para acordá-lo de acordo com a nova programação sugerida. Para iPhone.

Dinheiro

22. XE Currency
Não precisa pagar nada por um app que faz a conversão entre moedas. O XE Currency é gratuito e muito bem atualizado. Indispensável. iOS, Android e Windows Phone.

23. Tipulator

Em alguns lugares, deixar 10% de gorjeta pode soar como ofensa. Em outros, esse valor é alto demais. Felizmente, você não precisa conhecer os hábitos de gorjeta de todos os lugares: o Tipulator calcula pra você não passar vexame. Para iPhone (tem que baixar no iTunes primeiro e depois sincronizar com o iPhone) e Android.

Emergências

24. TravelSafe Pro

Imagem 9

Uma ferramenta que pode salvar vidas: traz o número dos atendimentos de emergência de praticamente todos os países do mundo, informações sobre embaixadas para os casos de perda de passaporte e problemas semelhantes, e muito mais. Ah, e permite criar atalhos na tela inicial do seu smartphone para acessar a polícia, a ambulância e os bombeiros num único toque. Para Android.

Conexão

25. Mandic MagiC

A solução para seus problemas de conectividade: onde, afinal, tem um Wi-Fi disponível por perto, e qual é a senha? Permite baixar o mapa da região do seu interesse para usar offline mais tarde, ou seja: mesmo sem conexão, você conseguirá consultar os pontos de internet mais próximos. Daí é só pegar a senha direto do app e colar na janelinha de conexão no seu celular. Grátis. Para iPhone e Android.

Compras

26. Sizer

Imagem 10
Vai comprar roupas ou calçados e não sabe como escolher o tamanho certo por causa da diferença na numeração? O Sizer faz a conversão pra você. Basta dizer o número que você quer ou as medidas que te interessam, e ele te mostra os valores correspondentes das roupas e sapatos nos EUA, Europa, Reino Unido, Japão ou Rússia. US$ 1,99. iOS.

Agora, é só baixar os que você ainda não tem e começar a usar. Boa viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.