29 de fevereiro, você por aqui?

Avalie este post

Hoje é 29 de fevereiro, um dia que só aparece no calendário de 4 em 4 anos. Mas você sabe porque esse dia só aparece nos anos bissextos? É o seguinte: na verdade, a Terra não demora 365 dias para girar em torno do sol, e sim aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. E para não ficar nada sobrando, soma-se essas horinhas que sobraram em 4 anos e transforma em um dia, o 29 de fevereiro.

Pode-se dizer então que hoje é um dia raro. Portanto, não pode passar batido! Por isso, a CI separou alguns fatos bacanas sobre este dia.

O que já rolou no dia 29 de fevereiro?

E o vento levou…

A premiação do Oscar em 1940 foi feita no dia 29 de fevereiro. E foi neste ano que o longa americano (e que longa) E o Vento Levou recebeu 13 indicações e ganhou estatuetas importantes como: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante entre outros, totalizando 8 prêmios. Além de ser um dos filmes mais importantes e famosos do mundo, a história da heroína Scarlett o’Hara marcou uma geração que, ao contrário do livro, não foi levada pelo vento =)

Rossini

O compositor erudito italiano é um dos “sortudos” que nasceram no dia 29 de fevereiro. Durante sua vida, Rossini criou 39 óperas e trabalhos para música sacra. O compositor foi muito famoso na época, sendo um dos preferidos da sociedade. O seu trabalho mais conhecido é a ópera cômica O Barbeiro de Sevilha, que conta a história do barbeiro Fígaro, um casamenteiro, fofoqueiro e confidente gente boa que tenta ajudar o Conde Almaviva, que está apaixonado por Rosina, a se casar com ela. O problema é o tutor da garota, o Dom Bartolo, que também tem a intenção de ser casar com a donzela. Rossini é uma figura tão importante que ganhou até destaque na página principal do Google

Dia de São Nunca

Parece que o dia de São Nunca existe mesmo, e é no dia 30 de fevereiro. Mas espera ai, se dia 29 só existe de 4 em 4 anos, como que pode existir o dia 30? Olha essas histórias:

Suécia – antigamente não eram todos os países que seguiam o calendário gregoriano (o calendário que seguimos hoje em dia). Na Suécia era utilizado o calendário Juliano e quando mudaram para o calendário corrente na maior parte do globo, em 1699, havia uma pequena incompatibilidade: uma diferença de 11 dias entre os dois. Para resolver, eles poderiam omitir os 11 próximos dias extras dos anos bissextos, mas no final, ele se confundiram todos e o ano 1712 além de contar com o dia 29, teve mais um dia, o dia 30 de fevereiro. Coitado de quem nasceu esse dia. Foi só em 1753 que eles resolveram o problema, tirando logo 11 dias do calendário de uma vez.

União Soviética – o extinto Estado soviético era tão avesso às normas mundiais que em 1929 criou até seu próprio calendário, chamado de calendário revolucionário. De acordo com ele, todos os meses deveriam ter 30 dias. Os 5 ou 6 dias restantes de cada ano não pertenciam aos meses, eram feriados avulsos que não eram contados.  Então, de acordo com a nova regra, até mesmo fevereiro teria 30 dias. Mas não durou muito, em 1932 a URSS voltou a adotar o calendário tradicional.

Os bebês de anos bissexto

Estima que apenas 1 pessoa em cada 1461 nasce no dia 29 de fevereiro. Isso significa apenas 5 milhões de pessoas no mundo. Mas o problema é: como é que essas pessoas comemoram aniversário? Bem, depende. Claro que não vão contar um aniversário de 4 em 4 anos, mas alguns países estabeleceram que o aniversário se conta no dia 28 e outros países escolheram dia 1º de março. Nos EUA, Taiwan e Nova Zelândia, por exemplo, os que nasceram em 29 de fevereiro comemoram no dia 28, enquanto na Inglaterra, País de Gales e Hong Kong, só se faz aniversário do dia 1º de março.

 

O dia 29 de fevereiro é cheio de curiosidades. Aproveite bem o seu, porque agora, só daqui a 4 anos.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.