Mochilão para a Suíça a Dois! – Parte II

Continuando nosso roteiro pela Suíça. Quem não acompanhou a 1ª parte pode ler aqui. Veja o que você pode fazer por lá se ganhar o mochilão para duas pessoas no Jogo das Memórias | Suíça a Dois!

Genebra

Fica localizada na parte francófona da Suíça e é a segunda maior cidade do país. Além de ser muito turística, Genebra é um polo político, pois é, ao lado de Nova York, um importante centro de diplomacia e da cooperação internacional, com diversas organizações internacionais em seu território, como filiais das Nações Unidas, Cruz Vermelha, UNESCO entre outras.

Inclusive, diversos tratados importantíssimos para a história da humanidade foram assinados em Genebra, principalmente os tratados pacíficos, o que lhe deu o título de “Cidade da Paz”.

Mas e para passear? Tem muitas opções, claro. Genebra é uma cidade um pouco mais calma que Zurique, para os casais é uma boa pedida para passeios românticos. Para começar, uma caminhada a beira do Lago Léman (ou Lac de Genéve), que guarda paisagens fantásticas e algumas paradas charmosas, como cafés, por exemplo. Se preferirem, também podem navegar pelas águas cristalinas do lago, que é maravilhoso!

Um dos símbolos da Suíça é o relógio, e claro que não poderia faltar essa atração. O Museu Patek Philippe guarda uma vasta coleção e a história dos relógios. E não pense que é um passeio chato, há vários itens históricos e surpreendentes de se admirar por lá.

Para quem gosta de ciências e tecnologia vai se encantar com o CERN, um museu especializado no assunto. A entrada é grátis e o passeio simplesmente fascinante, até os menos ligados vão se surpreender e entrar completamente na atmosfera futurista e mágica do lugar. A procura é enorme, então é bom agendar sua visita com meses de antecedência.

Os loucos por artes e cultura também têm programas para completar o roteiro. As dicas da CI são o Museum of Art and History (Musee d’Art et d’Histoire), Maison Tavel, Grand Theatre de Geneve, Musee International de la Reforme (que conta a história da Reforma Protestante no país), Museum of Modern and Contemporary Art (Musee d’Art Moderne et Contemporaine) e muitos outros!

Basileia

É um dos mais importantes centros culturais da Suíça, uma cidade que preza pela sua história. Por exemplo, o Museum of Fine Arts fica localizado lá e tem a coleção de arte mais antiga do mundo com acesso livre para o público!

A Basileia tem um pouco mais de 166 mil habitantes, mas é a 3ª maior cidade da Suíça. Outro fato interessante: ela faz fronteira com a França e a Alemanha, inclusive, seus territórios ultrapassam a Suíça, sendo que há um pouco da cidade nesses outros países, mas no caso, cada um tem os seus domínios. Se for contar a sua totalidade, a região da Basileia tem mais de 830 mi, habitantes. Interessante, né?

Lembra que dissemos que era um centro cultural importante? Alguns grandes gênios da história já viveram e deram aulas por lá, como o escritor Erasmo de Roterdã, o filósofo Nietzsche e o médico psiquiatra Carl Jung.

Além de grandes personalidades, a Basileia é muito orgulhosa da sua grande quantidade de museus. Aliás, não há outra cidade europeia com tantos museus de altíssimo nível em um espaço tão pequeno: são quase 30 no total! Alguns dos mais importantes (e de visita obrigatória) são o Museum of History, Museum of Cultures, Museum of Antiguity e o Museum of Natural History. Há também instituições privadas que o público tem acesso, Fondation Beyeler, Museum Tinguely e o Schaulager.

Claro que todos têm sua importância cultural e artística, mas vale ressaltar o Fondation Beyeler. A instituição fica em Riehen, um subúrbio de Basel, e chama a atenção internacional com sua única e interessantíssima coleção de arte moderna. Outro museu pioneiro em estilo de arte é o Vitra Design Museum, que, como o nome já diz, é uma galeria de design. É um passeio de cair o queixo.

Mas a cidade não é feita só de museus. Os amantes das artes também encontram vários festivais de música, como jazz, rock, pop e música clássica. São várias apresentações durante o ano, sem contar, claro, os bares, pubs, restaurantes e outros espaços especializados em um estilo musical.

E a sétima arte? Também marca presença em Basel. São mais de 40 telas de cinema espalhadas pela cidade com filmes hollywoodianos, europeus e estrangeiros. Aqui também tem o costume dos cinemas abertos, uma tela gigante com entretenimento para todos.

Não ache que porque é uma cidade culta que não haja diversão. Lá, eles têm um evento que é conhecido como The Three Most Beautiful Days (Os três dias mais bonitos), também conhecido como Carnaval da Basileia! Durante três dias, há desfiles, muitas fantasias e diversão para os nativos e turistas.

E não para por aí, tem festas e celebrações o ano todo. Não deixe de conferir a programação da cidade quando for para lá. 😉

 Lucerna

É conhecida como a cidade suíça dos festivais. São vários que acontecem durante o ano todo, com as mais diversas temáticas para agradar a todos, tanto nativos quanto turistas. Entre os mais famosos estão:

Lucerne Festival – vários concertos de música clássica pela cidade.

Luzerner Fasnacht – um dos mais originais e coloridos eventos de Lucerna, e não é para menos, o Luzerner Fasnacht é o carnaval de lá!

Fumetto International Comics Festival – essa é para os amantes dos quadrinhos. Toda a primavera, mais especificamente em Abril, são expostas diversas revistas e quadrinhos do cenário independente da arte. Um tesouro para colecionadores!

Blue Balls Festival – um festival de música muito importante para a Suíça. Estrelas internacionais tomam conta do palco montado às margens do lago, além de mostras no Culture and Convention Centre.

Summer Night Festival (Luzernfest) – rola em Agosto e também tem foco em música. São vários músicos e stands espalhados pelas margens do lago, além de fogos de artifício que animam as milhares de pessoas que passam por lá.

Lucerne Blues Festival – nem precisa dizer do que se trata, né. É um festival bem tradicional que atrai anualmente, todo mês de novembro, milhares de aficionados por Blues.

Claro que estes são apenas algumas das opções, o ideal é checar a programação quando você visitar a cidade!

Se não estiver rolando nada que te interesse quando for, fique tranquilo que tem muitas opções fixas. Se você acha que não cabem mais museus na Suíça, se prepare que ainda tem muitas maravilhas em Lucerna. O Centro de Convenções e Cultura de Lucerna (KKL), por exemplo, reúne um grande auditório de concertos, o centro de convenções e museu de arte sob seu teto imponente. Ou seja, é um programa completo!

Os apaixonados por carro vão pirar no Swiss Museum of Transports, o mais diverso museu de transportes e comunicação da Europa! São mais de 30.000 itens em exibição. É um passeio que vale muito a pena, pois além de ser incrível e enriquecedor, o lugar tem suas exibições em um IMAX próprio!

O Museu Rosengart Collection é o mais novo de Lucerna, mas já começou com imponência. Isso porque o lugar abriga algumas obras exclusivas dos pintores Pablo Picasso e Paul Klee. Além de outros grandes nomes, como Cézanne, Monet, Matisse, Braque, Léger e Miró. Para os adoradores da arte, é uma visita imperdível.

Ok, agora vamos dar uma pausa nos museus e descobrir outras atrações legais de Lucerna. Alguns dos pontos obrigatórios são a Kapellbrücke (Ponte da Capela), uma das mais antigas pontes de madeira da Europa. Sua construção clássica e imponente é um dos cartões postais da cidade.

As montanhas também são a paisagem de lá, as mais famosas para passeio são a Pilatus, Rigi e a Stanserhorn. São acessíveis por teleférico para que você possa ter uma visão panorâmica de Lucerna. É tão maravilhoso que parece que você está em uma fotografia!

Como você pode perceber, o que não falta na Suíça são lugares para conhecer. Por isso, jogue agora o Jogo das Memórias | Suíça a Dois  e tente garantir esse prêmio. Se for um passeio romântico, aproveite as atrações a dois, se for com um amigo, tem muita diversão. Se vocês forem um casal animado, aproveite o melhor de cada!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.