5 coisas que você deve evitar para não passar vergonha em Roma

Todo lugar do mundo tem os seus segredos e suas particularidades, coisas que só mesmo os moradores ou os visitantes muito frequentes ficam sabendo. Roma não é diferente. Destacamos neste post cinco dicas para você não pagar mico na capital da Itália.

1. Não jogue moedas em todos os chafarizes e fontes. Moedas, só na Fontana di Trevi.

Imagem 1

Quem mora em Roma está acostumado a ver moedas em praticamente todas as fontes. Todas elas, com a exceção das moedas jogadas na Fontana di Trevi, foram deixadas lá por turistas. Os moradores da cidade balançam a cabeça quando vêem moedas nas outras fontes, por se tratar de uma evidente confusão e ignorância que o turista tem da cultura do lugar que está visitando.

Moedas, só na Fontana di Trevi!

2. Não compre um monte de tíquetes unitários. Compre um tíquete de 3 ou 7 dias.

Imagem 2

O tíquete simples (Biglietto semplice B.I.T.) custa 1 Euro e permite apenas uma viagem de metrô ou um viagem de ônibus de 75 minutos. Se você vai usar muitas vezes o transporte público, é melhor comprar os passes, que dão direito a viajar de ônibus, metrô e bondes com muito mais liberdade.

O bilhete para três dias (Biglietto per 3 giorni B.T.I.) custa 11 Euros, e o bilhete semanal CIS (Biglietto settimanale) 16 Euros, valendo, é claro, por sete dias.

3. Evite os menus turísticos e prefira as opções nativas.

Imagem 3

Existem muitas armadilhas gastronômicas para turistas no centro de Roma. Não dê atenção aos funcionários de restaurante que ficam na calçada caçando clientes e indicando pratos especiais para turistas: você vai pagar mais caro e comer com menos qualidade. Olhe o cardápio com calma e escolha algo típico do local, algo que os moradores da cidade realmente comem no dia-a-dia.

Se preferir um lanche rápido, é interessante também ir a um supermercado ou mercado de rua e comprar ingredientes frescos para fazer um paninho “em casa”, como os locais fazem. A melhor dica, porém, é não ter preguiça, pesquisar, caminhar um pouco mais e se permitir conhecer as opções menos óbvias. Afinal, você está em Roma!

4. Não aceite flores, brinquedos ou qualquer outro presente oferecido por estranhos. Recuse terminantemente e continue andando.

Imagem 4

É possível que você cruze com pessoas tentando aplicar algum golpe, seja oferecendo rosas, pequenos brinquedos, braceletes ou até mesmo tentando pôr fotografias religiosas na sua mão. Eles dirão que é um presente, algo para ter “boa sorte na Itália” ou porque “precisam de ajuda” ou porque “você é linda”. Em seguida, pedem dinheiro e a coisa pode ficar menos agradável caso você se recuse ou dê apenas algumas moedinhas. Nesse momento, terá valido a pena ter dedicado algum tempo antes da viagem para aprender um pouquinho de italiano, para ser capaz de dar uma resposta rápida e eficaz.

Um “No, grazie” (Não, obrigado) firme, nesses casos, é a melhor resposta. Se o abordarem enquanto estiver caminhando, continue andando e fique atento a seus pertences.

5. Redobre a atenção ao pegar um táxi.

Imagem 5

Os táxis de Roma não são 100% confiáveis. Ao entregar uma cédula para o taxista no fim da corrida, certifique-se do valor da nota que está entregando e, de preferência, antes de passá-la para a mão do taxista, pergunte a ele de que valor é aquela nota: isso vai evitar um truque bastante comum. A nota entregue é rapidamente trocada por outra de menor valor, e ele pede o complemento, obrigando-o a dar mais dinheiro.
Outro truque para se ficar atento é quando o taxista desliga o taxímetro assim que vocês chegam, tornando impossível verificar quanto deu a corrida. O motorista, então, poderá insistir que a corrida deu mais do que o taxímetro estava marcando. Fique atento ao valor até o momento final.

* * *

Toda cidade tem seus pontos positivos e seus problemas. Fazendo um pouco de pesquisa é possível evitar pequenos contratempos. E aí, preparado para explorar as delícias de Roma? Você pode optar pelo Mochilão Descubra a Itália.

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.