5 curiosidades sobre as maiores atrações de Roma

A capital da Itália, Roma, é uma das cidades mais antigas da Europa e atualmente um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, recebendo cerca de 12 milhões de turistas por ano. Arquiteturas do Império Romano são de impressionar qualquer um que passa por lá. Confira aqui as principais atrações da cidade e alguns fatos curiosos sobre cada uma delas para aproveitar muito mais a sua viagem.

 1. Coliseu
O Coliseu, anfiteatro de batalha entre gladiadores nos tempos romanos do Imperador Nero, também era utilizado para batalhas navais, chamadas de “Navalia Proelia”. Mas batalhas navais precisam de água! Por isso, o coliseu possuía um impressionante dispositivo, muito avançado para a época, que guardava água das chuvas e era capaz de encher o interior do anfiteatro em alguns minutos. Para escoar a água rapidamente e continuar com outros tipos de batalhas, os tuneis subterrâneos eram abertos e funcionavam como canais que drenavam a arena mais alguns minutos.

blog3

2. Fontana di Trevi
Um dos rituais mais famosos do mundo e da Itália é o de jogar algumas moedinhas na Fontana di Trevi. Essa tradição começou no antigo império romano, quando as pessoas costumavam jogar moedas em fontes, rios ou lagos com o objetivo de chamar os deuses para os protegerem no caminho de viagens e ajudá-los a voltar para casa em segurança. Hoje em dia, existem vários rituais e suas peculiaridades, alguns acreditam que se jogarem uma moedinha na água terão outra oportunidade de voltar a Roma, já casais apaixonados acreditam que se jogarem moedas na fonte ao mesmo tempo terão o amor um do outro para sempre. E uma das lendas menos conhecidas diz que, se casais apaixonados que sofrem com a distância beberem um copo de água da fonte e depois o quebrarem, terão o amor garantido apesar do longo caminho.

blog6

3. Panteão
Construído há 2 mil anos, o Panteão é uma das estruturas romanas antigas melhor preservadas até hoje. Apesar de ser mais conhecido por sua entrada com 8 colunas de granito e fachada triangular, o mais impressionante é a rotunda de 43 metros de diâmetro que permanece intacta graças ao maior domo de concreto do mundo já feito naquela época. O que também foi reconhecido como uma técnica extremamente avançada. Um domo de concreto é basicamente um apoio circular que impede que a estrutura em forma de cúpula desmorone.

blog1

4. Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro, no Vaticano, é a maior e mais importante igreja católica do mundo. Sua cúpula de 132 metros de altura equivale a um prédio 44 andares, pode ser vista de quase toda a cidade e não é de impressionar só pelo lado de fora. Para apreciar a vista 360º mais alta e mais surpreendente de toda a cidade de Roma você pode subir os 551 degraus até o interior da cúpula por 5 euros. Se preferir, pode pagar 2 euros a mais e utilizar o elevador para poupar 231 degraus. A dica é vestir um calçado confortável e não perder a oportunidade, é um espetáculo!

blog4

blog2

5. Capela Sistina
Uma das mais famosas obras da história da arte está no teto da Capela Sistina. A “Criação de Adão”, de Michelangelo, é uma das pinturas mais famosas do mundo e atrai multidões todos os anos. Encomendada pelo Papa Júlio II, a obra pintada com uma técnica conhecida como arfresco, demorou 4 anos para ficar pronta. Para alcançar o teto da capela, Michelangelo passava o dia deitado em cima de andaimes que tinham aproximadamente 16 metros de altura. Além de preferir fazer esculturas, alguns historiadores dizem que Michelangelo não se dava bem com o Papa Júlio II e apenas aceitou o trabalho para mostrar do que era capaz.

blog5

Se depois de tantas curiosidades interessantes você ficou ansioso para conhecer ainda mais sobre Roma e Itália, você pode aproveitar para estudar 2 semanas de Italiano com a CI ou combinar o Italiano com aulas sobre vinhos. Os vinhos italianos estão entre os melhores do mundo! E para conhecer os encantos monte seu roteiro ou escolha o seu Mochilão® para embarcar em uma imersão a riquíssima cultura italiana.

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.