Naiara Wagner - voluntária na Namíbia

5 de dezembro: Dia do Voluntário

Desde o dia 17 de dezembro de 1985, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário.

Mas você sabe o que significa ser voluntário? O primeiro pensamento remete à ideia de ajudar a quem precisa: pessoas carentes. Mas ser voluntário não é só isso. Aliás, ser voluntário é muito mais do que isso.

Estender a mão ao próximo depende de coragem, disposição para doar seu tempo e talento e da mais pura generosidade, ou seja, não esperar nada em troca. Quem já foi voluntário ao menos uma vez na vida, sabe: é se jogar de peito aberto, enfrentar suas fraquezas e limitações e mostrar que um mundo melhor se constrói com solidariedade e carinho.

Naiara Wagner - voluntária na Namíbia
Naiara Wagner – voluntária na Namíbia

 

A CI se preocupa com isso e quer comemorar a data com uma proposta pra lá de especial: ajudar a quem precisa, zelar pela vida selvagem, erguer a bandeira da preservação ambiental e contribuir para um mundo melhor.

Para os curiosos de plantão, a gerente de Trabalho Voluntário na CI, Gisele Mainardi, explica neste vídeo como funciona o programa e como você pode participar.

Já pensou em partir rumo a Rajasthan (o maior estado da Índia) e envolver-se em atividades educacionais e culturais com crianças ou jovens? Esse é um dos programas de trabalho voluntário que a CI oferece.

Seu negócio é cuidar de animais e viver embaixo d’água? Filie-se à ONG que faz o controle e preservação de espécies marinhas, especialmente dos grandes tubarões brancos. Além disso, você participará de ações sustentáveis para as espécies. Saca só como rola o programa:

Outro programa bacana para ser voluntário é o de Belenpampa Health Center, no Peru. Nesse programa em um centro médico público, você ajudará o staff local em todas as áreas do centro médico e ainda poderá acompanhar ações educativas junto às famílias.

A lista para ajudar o próximo é longa e, lá na área de Trabalho Voluntário, você poderá conferir todos os programas que a CI oferece, ou, se preferir, poderá assistir a todos os vídeos relacionados ao trabalho voluntário.

Pedala, voluntário!

Aqui no Caia no Mundo somos bastantes ligados a voluntariado. Uma de nossas #ViajanteCI, a Renata Simões, foi para a África cuidar de elefantes, lembra? Ela ainda conheceu o projeto que dá assistência aos tubarões brancos e escreveu um mega post falando sobre a importância de ser um voluntário.

Além da Renata, outro #ViajanteCI cairá no mundo para ser um voluntário. Como antecipamos aqui, o Caíque Nogueira embarca em janeiro para um Intercâmbio Teen casado com a experiência de cuidar de leões!

E não é só fazendo um trabalho voluntário que você pode ajudar. Separar o lixo entre orgânico e inorgânico, preferir o transporte público ou até mesmo uma bicicleta como meio de locomoção…

Opa, você não tem uma bike ainda? Se depender da gente, sua chance acaba de aumentar!

Poste uma imagem sua mostrando que você faz o bem – por exemplo, participando de um projeto voluntário numa ONG, adotando um animalzinho abandonado ou ajudando uma velhinha a atravessar a rua. A melhor foto vai levar a uma bike maneiraça. Além de não poluir, você vai ajudar a evitar engarrafamentos, sem falar que é uma alternativa saudável, né?

Então, recapitulando: poste no mural da CI uma foto mostrando uma boa ação que você fez e cruze os dedos. Na sexta, 09 de dezembro, divulgaremos o autor da foto mais bacana.

regulamento disponível aqui

 

– update 12/12/2011:

Depois de várias participações e fotos incríveis, nosso juri deu seu veredito. Parabéns, Gabriel Lourenço, pelo gesto de solidariedade, a imagem e pela bike!

Construindo escolas no Haiti. Este é um projeto no qual trabalhei como voluntário por 7 meses neste ano em Leogane, no Haiti. Esta foi a cidade mais próxima do epicentro do terremoto de janeiro de 2010, na qual 90% da estrutura foi destruída. A ONG americana All Hands, na qual trabalhei, tem uma meta de construção de 20 escolas em Leogane,dentre outros projetos, sendo que hoje eles estão na nº 19. Durante o período em que lá estive, pude trabalhar e presenciar a construção e entrega de 8 escolas às comunidades afetadas. Esta foto foi tirada durante a fundação da escola 14. Foi um dia ensolarado e cansativo, mas divertido para todos os voluntários locais e internacionais envolvidos na construção. Ah, esse cimento ficou grudado na minha pele durante uns 3 dias... e não havia banho de balde que tirasse, hehe!
Construindo escolas no Haiti. Este é um projeto no qual trabalhei como voluntário por 7 meses neste ano em Leogane, no Haiti. Esta foi a cidade mais próxima do epicentro do terremoto de janeiro de 2010, na qual 90% da estrutura foi destruída. A ONG americana All Hands, na qual trabalhei, tem uma meta de construção de 20 escolas em Leogane,dentre outros projetos, sendo que hoje eles estão na nº 19. Durante o período em que lá estive, pude trabalhar e presenciar a construção e entrega de 8 escolas às comunidades afetadas. Esta foto foi tirada durante a fundação da escola 14. Foi um dia ensolarado e cansativo, mas divertido para todos os voluntários locais e internacionais envolvidos na construção. Ah, esse cimento ficou grudado na minha pele durante uns 3 dias… e não havia banho de balde que tirasse, hehe!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.