6 dicas para uma viajante explorar o mundo sozinha

Está pensando em viajar sozinha pelo mundo? É possível e superválido!

Mas, mesmo assim, é preciso se atentar a alguns detalhes para evitar situações chatas pelo país escolhido. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você aproveite ao máximo todas as descobertas que encontrar pelo caminho.

 

1) Chegue aos destinos antes de anoitecer.

Procure marcar todas as suas passagens, sejam de trem, sejam de avião, sejam de ônibus, em horário que você chegue ao próximo destino ainda com o sol aparecendo. Além de ajudar você a se situar pela cidade e aproveitar os estabelecimentos que ainda estiverem abertos para matar a fome da viagem, vai evitar que você fique andando pelas ruas escuras com bagagens e possíveis dúvidas, o que pode acabar chamando atenção de outras pessoas.

 

 

2) Preste atenção ao seu redor.

Independentemente de onde você estiver, seja em um lugar cheio, repleto de turistas, seja em um local mais calmo, fique sempre atenta ao seu redor. Procure deixar sua bolsa sempre à frente do corpo e quando se sentar para fazer alguma refeição ou apenas descansar, fique de olho em seus pertences.

Caso perceba alguma situação estranha, vá em direção a lugares mais movimentados, entre em lojas ou em outros lugares que possam ter pessoas locais.

 

 

3) Use e abuse das redes sociais.

É sempre bom que alguém saiba onde você está em todos os momentos, e, viajando sozinha, as redes sociais podem ajudar, e muito. Além de compartilhar suas descobertas e diversões, tente sempre atualizar sua localização, caso aconteça alguma coisa, seus amigos e familiares saberão por onde começar. Mas se você não quiser deixar tantas coisas publicadas no seu perfil, mande apenas uma mensagem direta para alguém de confiança. Assim, você e ela ficarão muito mais tranquilas durante toda a viagem.

 

4) Utilize meios de transporte oficiais.

Além de serem seguros e oferecerem mais garantias, utilizar ônibus, táxis registrados, metrôs, trens ou até mesmo serviços de transporte particular, evitará a possibilidade de golpes e outras situações chatas. Seja por cobrarem mais caro pela viagem, seja por acabarem fazendo um caminho alternativo em uma cidade que você não conhece.

 

5) Faça passeios em grupo. 

Mesmo estando sozinha, é possível encontrar excursões e grupos guiados em museus e outros pontos turísticos. Além de ajudar você a fazer novas amizades e conhecer pessoas de todo o mundo, é uma forma mais segura de passear, não se perder e ainda obter aulas oficiais e históricas sobre os pontos de interesse.

 

6) Tenha sempre um celular na bolsa. 

Assim como as redes sociais, ter um celular na bolsa pode ser uma mão na roda. Em caso de alguma emergência, ele proporcionará uma alternativa rápida de se comunicar com alguém para pedir ajuda. Tenha sempre um cartão do lugar no qual você está hospedada, os números de órgãos oficiais importantes da cidade, da embaixada brasileira no país e de familiares e amigos. Antes de viajar, uma excelente dica é tentar achar alguém conhecido que more no destino escolhido. Seja um amigo da família, seja um amigo de um amigo, em qualquer situação, essa pessoa local poderá ajudar você. Pesquise também os planos de telefonia locais e as possibilidades de comprar um chip de internet barato para se manter conectada em qualquer lugar.

 

 

Com todas essas dicas e a vivência que você vai absorver durante a viagem, pode ter certeza de que será uma das melhores experiências da sua vida.

Explore o Mundo e todos os destinos disponíveis no site da CI e encontre o seu Intercâmbio perfeito.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.