7 passos para planejar o seu intercâmbio

Mulher jovem, segura um livro na mão enquanto observa os prédios antigos de uma rua.
7 passos para planejar o seu intercâmbio

O sonho de fazer intercâmbio exige um planejamento mais elaborado do que uma simples viagem de férias. Além da necessidade de investimento, é preciso pensar em tudo que envolve essa experiência para que você possa atingir os seus objetivos. Então, para auxiliar nessa etapa, reunimos 7 passos para planejar o seu intercâmbio.

Veja abaixo cada um deles e adapte-os a sua necessidade.

1 – Estabeleça os objetivos do seu intercâmbio

Para seguir os 7 passos para planejar o seu intercâmbio, é muito importante ter bem claro os motivos que estão fazendo você a viver essa experiência. Por isso, pergunte a si mesmo: por que quero fazer um intercâmbio? Eu quero melhorar o meu nível em outro idioma? Tenho a intenção de melhorar o meu currículo profissional? Quero fazer novos amigos? Devo investir em uma especialização no exterior? Ao invés de simples férias, devo aproveitar para ver como é morar fora do país?

É importante responder essas perguntas, porque você terá informações para orientar a escolha do destino, a duração do intercâmbio e, principalmente, o planejamento financeiro.

2 – Defina quanto tempo vai durar o seu intercâmbio

Agora que você já estabeleceu os objetivos, fica mais fácil definir quanto tempo ficará fora. Este período depende de qual tipo de intercâmbio você pretende fazer e qual o investimento que está disposto a fazer. Por exemplo, existem cursos de idiomas com duração de 2 semanas e opções para trabalhar e estudar com duração mínima de 14 semanas.

Geralmente, ao fechar um intercâmbio, já estará incluído o valor do curso e acomodações, outros modelos também incluem refeições e passeios. Portanto, nessa fase, é fundamental pesquisar bastante.

3 – Encontre o melhor destino

O melhor destino é aquele que atende às suas expectativas e tem a ver com o seu estilo de vida. Por isso, fique atento a detalhes como clima, custo de vida, cultural local, receptividade das pessoas, passeios e atrações disponíveis. Além disso, verifique se há possibilidade de conhecer destinos próximos durante o seu intercâmbio, facilidade para encontrar um trabalho ou fazer novos amigos.

Por exemplo, se você gosta de visitar museus e cidades históricas, um intercâmbio em algum país da Europa pode ser recomendado. Mas se você gosta de praia e experiências diferentes, o seu destino ideal pode ser a Austrália. Adora séries e filmes? Então, pesquise entre os intercâmbios disponíveis nos EUA e Canadá.

4 – Faça um planejamento financeiro

Sem planejar e estabelecer quanto você pode investir, será impossível realizar o sonho de intercâmbio. Por isso, é fundamental ser realista com as suas possibilidades. Não adianta escolher uma cidade com alto custo de vida, se você ficará com o orçamento muito comprometido.

No entanto, existem várias opções acessíveis e cidades menores que podem ser adequadas para quem deseja evoluir no nível de idioma.

5 – Entre em contato com a CI

Nas unidades CI espalhadas em todo o Brasil e no mundo, você receberá atendimento especializado que irá auxiliar na escolha do melhor intercâmbio. Além disso, você poderá aproveitar as ofertas do momento e terá acompanhamento em todas as fases. Por exemplo, desde a solicitação de visto, quando necessário, na chegada ao destino e durante todo o seu intercâmbio.

6 – Solicite o visto

É verdade que alguns países não exigem visto para cursos de curta duração, mas outros exigem para qualquer tipo de viagem. Se você escolher fazer um intercâmbio para trabalhar e estudar, alguns países aceitam o visto de estudante como liberação para o trabalho.

É preciso ficar muito atento e a CI irá orientar nessa fase, inclusive informando quais os documentos são necessários para solicitar o visto para cada país através de parceiros especializados.

Você poderá solicitar o visto, após fechar o pacote e realizar a matrícula. O visto de estudante costuma ser mais demorado e, em alguns casos, pode levar até 3 meses. Leve isso em consideração no planejamento do seu intercâmbio.

7 – Compre a passagem, seguro de viagem e moeda do destino

É óbvio que quanto mais você economizar, mais terá para investir no seu intercâmbio. Por isso, pesquise sempre entre as empresas aéreas que costumam disponibilizar ofertas, e também é possível parcelar o pagamento das passagens. Além disso, a CI possui pacotes especiais de passagens aéreas para você não ter que se preocupar.

Já o seguro de viagem é fundamental para não ficar desamparado, principalmente em situações de problemas de saúde. A CI oferece seguro de viagem internacional com apoio 24 horas e em português.

Entretanto, não dá pra viajar sem dinheiro, não é mesmo? Então, com base no seu planejamento financeiro, verifique quanto está o câmbio da moeda do destino. Adquira um valor suficiente para realizar operações no aeroporto, durante os primeiros dias e em casos de emergência. Além disso, uma opção segura para levar dinheiro durante a sua viagem é o CI Travel Money. Ele é um cartão pré-pago, internacional, recarregável e você pode carregar com até 6 moedas diferentes. Com ele, é possível fazer saques em moeda estrangeira e realizar pagamentos.

Se você seguir esses 7 passos para planejar o seu intercâmbio, ficará muito mais fácil reunir todas as informações necessárias para viver essa experiência. Conte com a ajuda da CI em todas as fases, converse com os nossos especialistas que poderão orientar o seu planejamento detalhadamente.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.