8 motivos para fazer um intercâmbio sozinho

 

Você gosta de curtir a sua própria companhia ou fica inquieto só de pensar que não vai ter ninguém pra conversar? Se você faz parte do segundo time, está na hora de repensar esse sentimento, porque estar sozinho não deve significar solidão.

Tão importante quanto aprender a viver em conjunto é saber apreciar os momentos em que estamos sozinhos. É claro que compartilhar alegrias – e até tristezas – faz muito bem, mas o autoconhecimento é essencial para nos sentirmos confiantes e independentes.

E o que pode ser melhor para refletir consigo mesmo do que viajar? Um intercâmbio para estudar um novo idioma, trabalhar no exterior, fazer um mochilão e tantas outras opções, o que importa mesmo é cair no mundo e aproveitar ao máximo essa experiência repleta de descobertas.

Por isso, hoje trazemos 8 motivos para você deixar o medo e a insegurança de lado e fazer um intercâmbio sozinho! Partiu?

  1. Ser sua melhor companhia

Como já comentamos, gostar da própria companhia é fundamental para viver melhor. Ao viajar sozinho você vai passar bastante tempo sendo seu melhor amigo, e o ideal é que essa relação continue após o intercâmbio. Cuide-se com carinho! Faça um passeio agradável pela cidade que acabou de conhecer, experimente um prato bem gostoso ou apenas ouça aquela playlist especial.

  1. Fazer novos amigos

É muito mais fácil conhecer gente nova quando estamos sozinhos, certo? E não se preocupe se for um pouco tímido, outras pessoas com certeza irão conversar com você ao notarem que está sem companhia. Aproveite para fazer amigos de diversos países, assim, fica mais divertido conhecer novas culturas.

  1. Sair da zona de conforto

Talvez essa seja a parte mais difícil, mas é também a mais gratificante. E o melhor é que o sentimento de satisfação vem até antes do intercâmbio, já que a decisão de viajar sozinho é um salto e tanto além da zona de conforto. Estar sozinho em um lugar desconhecido nos incentiva a arriscar mais e a não ter medo de tentar. Não deixe de celebrar suas pequenas vitórias!

  1. Ser independente

Fala a verdade, poder fazer o que quiser, quando quiser, é uma das melhores coisas do mundo, né? Essa é uma das grandes vantagens de viajar sozinho. Você poderá organizar o roteiro da forma que preferir e visitar as atrações que tiver vontade.

  1. Aprender a planejar

E é claro que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Sim, você será totalmente independente em seu destino, mas isso exige um pouco de planejamento. Rapidinho você vai notar que organizar os passeios (e talvez os estudos ou o trabalho) é superimportante para aproveitar cada dia da viagem.

  1. Confiar em si mesmo

Questões simples do cotidiano podem se tornar grandes obstáculos em um intercâmbio. Por isso, lembre-se que só é possível ter sucesso quando tentamos. E não tem problema errar algumas vezes. Quem nunca se atrapalhou na hora de pedir um lanche em outro idioma, né? Quando você confia em si mesmo, se sente empolgado com os desafios do dia a dia e aprende a lidar com qualquer imprevisto.

  1. Amadurecer

Todos que fazem um intercâmbio voltam mais maduros, isso é fato. Mas aqueles que viajam sozinhos certamente amadurecem mais. Passar um tempo longe de casa, da família e de pessoas queridas faz com que o viajante se torne muito responsável. Afinal, todas as decisões, fáceis ou difíceis, dependem apenas de você.

  1. Autoconhecimento

Sem dúvida, o autoconhecimento é o principal motivo para embarcar sozinho pelo mundo. Você terá tempo suficiente para ter uma conversa sincera consigo mesmo, entender suas necessidades, planejar o futuro e até já colocá-lo em prática! Nada se compara à sensação de se conhecer plenamente e saber que é capaz de fazer suas próprias escolhas.

Viajar ou fazer um intercâmbio sozinho é uma experiência que vai transformar completamente a sua vida. Já no momento do embarque e durante toda a viagem você tomará decisões fundamentais para que tudo corra bem. Quando voltar para o Brasil, estará se sentindo mais completo e renovado, pronto para ser quem você quiser.

E aí, já está de malas prontas para essa jornada incrível? Qual destino você gostaria de conhecer sozinho? Conta pra gente aqui nos comentários!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.