A África do colírio Caíque Noqueira

África do Sul: o colírio Caíque Nogueira conta sua experiência estudando inglês e fazendo trabalho voluntário da África do Sul.

Caíque Nogueira (@caiquenogueira) embarcou em janeiro para três semanas na África do Sul, dentro do programa Intercâmbio Teen. O adolescente de 16 anos, que nasceu e mora em Petrópolis/RJ, é um dos “Colírios” da revista teen Capricho e escolheu a África do Sul para seu destino como Viajante CI. “Queria alguma coisa diferente, que me desse uma bagagem cultural única. Passamos duas semanas em Capetown estudando inglês e conhecendo a cidade e uma semana em Joannesburgo fazendo trabalho voluntário no Lion Park”, conta.

O trabalho no Lion Park que Caíque escolheu é muito especial: é realmente cuidar de leões! Além de estar em contato com filhotes dos felinos, o voluntário aprende muito sobre os animais, passa informações para os visitantes do parque e até alimenta animais jovens. Esse é um dos pacotes de trabalho voluntário que a CI oferece na África do Sul.

Mesmo tendo a oportunidade de conviver com os adoráveis filhotes de bichos, é difícil para o teen escolher algo mais incrível da viagem. “Cada dia que passava com o grupo conhecia um lugar mais lindo do que o outro,e com histórias incríveis. Mas acredito que a semana em que ficamos em Joannesburgo foi a que mais aprendemos sobre as muitas culturas e tribos da África do Sul. As duas semanas em Capetown foram incríveis também, conheci paisagens e sensações maravilhosas”.

Claro que viajar em grupo, ver lindas paisagens e fazer amigos é muito legal, mas o foco do Caíque estava mesmo no aprendizado: “Eu aprendia coisas a cada minuto. Aprendi muito sobre as culturas Zulu, Wolof e outras, sobre os animais e sobre a história da África. Até inglês eu aprimorei no curso que eu fiz durante duas semanas. Então posso dizer que aprender foi a coisa que eu mais fiz durante essas três semanas”.

Na saída, Caíque teve o cuidado de escolher presentes para os pais, que o buscaram em Cape Town. “Expliquei a origem de cada presente e mostrei muitas fotos. Eles adoraram e eu ainda pude passar um pouco das coisas que eu aprendi pra minha irmã mais nova. Deixei todo mundo da família com vontade de ir pra lá!”. Não só a família. Durante a viagem ele atualizou um blog cheio de histórias e fotos bacanas, olha aqui.

E depois de voltar? Bom, o teen ainda está lembrando com carinho dos acontecimentos e aprendizado desse mês tão especial, mas já quer viajar de novo… “Tenho vontade de conhecer o mundo todo, mas tenho minhas prioridades. Tô pensando agora na Califórnia ou Nova Iorque, quem sabe estudar cinema na Europa. Vou começar a procurar e pesquisar sobre esses roteiros e ver qual se encaixa melhor agora. Acho que cada destino se adequada com a sua fase e seu momento na vida. E é assim que eu os escolho… E “vamo que vamo”, né? Ah, e quero agradecer a CI por essa viagem maravilhosa à África do Sul! Fizeram ela ser especial como deveria!”

Deu uma vontade de embarcar no programa de Intercâmbio Teen, não deu? É mais fácil do que parece: tire todas as suas dúvidas no site da CI! Aproveite e conheça as várias opções de trabalho voluntário na África do Sul que a CI oferece.


O reencontro da família Nogueira

Os pais e a irmã caçula do Caíque foram até a Africa do Sul buscar o filho no fim do intercâmbio. A família diz que a escolha da agência de intercâmbio deve ser a primeira decisão correta a tomar uma viagem desse tipo e que ficou super segura com sua escolha. E, claro, embarcou na empolgação do filho: “O Caíque amou! Disse que todos eram muito simpáticos e prestativos quando era preciso e elogiou também muito a organização e o programa em si”, contaram. A opção de intercâmbio mais curto, no caso do Caíque de três semanas, também é legal para quem não gosta ou não pode encarar uma viagem de seis meses ou um ano. Tanto que já pensam em repetir a experiência: “Mais um intercâmbio de curto prazo como esse seria ótimo. Pensamos na Europa ou Nova Iorque. Já que o Caíque faz 18 anos esse mês, já podemos escolher uns programas que ficamos namorando quando fomos à CI, como um de NY com estudo na NY Film Academy”. Abaixo, eles contam um pouco mais.

Vocês se sentiram seguros com a escolha da CI para a viagem?

Acho que a agência é a maior preocupação dos pais quando o filho está indo viajar “sozinho”. Precisamos pesquisar bem e analisar antes da escolha. E com a CI foi tiro certo! Fomos conhecer a empresa, seus programas e na primeira conversa vi que seria a melhor a escolher. Me senti segura. Uma coisa que é importante também é perguntar para amigos ou conhecidos que já viajaram com as empresas que você está de olho. E só tive recomendações boas da CI . E hoje, com o Caíque já de volta, podemos ver que foi uma ótima opção!

O que vocês acham que ele mais aproveitou da experiência?

Toda a experiência foi um aprendizado muito grande. Conhecer um país como a África do Sul, onde a cultura é bastante diferente, é incrível e sem dúvida a bagagem cultural que ele trouxe de volta é o mais proveitoso. É uma coisa que vai estar com ele pro resto da vida.

O que recomendariam para pais no mesmo programa?

Eu, que particularmente não mandaria meus filhos pra um intercâmbio de longo prazo, me senti confortável com a idéia do intercâmbio de curto prazo, onde pode se ter um pouco da experiência do de seis meses ou do de um ano. Em relação à África do Sul, muitos pais de amigos do Caíque me perguntaram se eu não tinha medo da escolha, mas acho que a imagem que as pessoas tem da África pode não ser tão real asssim! O Caíque estudou durante três semanas, aprendeu a cultura e ainda cuidou de animais. É uma viagem muito saudável, benéfica e como eu disse acima, a bagagem cultural é enorme! Vale muito a pena.

Foto divulgação do Caíque: @sergiobaia

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.