A Cidade do Cabo


A Cidade do Cabo está localiza numa península no sul da África e é o ponto turístico mais importante e o quarto maior centro urbano da África do Sul. A cidade está assentada aos pés da famosa Table Mountain (montanha da Mesa) e é marcada pelas influências europeias e nativa.

O centro da Cidade do Cabo, chamado mesmo de Cape Town, é onde estão reunidos variados restaurantes típicos de diversas culturas, feiras livres com artesanato africano, bares e boates. A Good Hope Studies se localiza na St. George’s Mall, uma rua de pedestres que corta o centro da cidade. Nela, você encontra diversas barracas com produtos africanos. Na Greenmarket Square, há uma tradicional feira de artesanato e, ao lado, está o prédio da antiga prefeitura. Na Long Street, por sua vez, é onde estão concentrados os bares e boates de Cape Town.


No cais da Cidade do Cabo está o V&A Waterfront, que oferece uma enorme quantidade de lojas, restaurantes e bares, além de um aquário. O Two Oceans Aquarium reúne várias espécies de animais marinhos, incluindo pinguins africanos. Um enorme tanque com tubarões, tartarugas, raias e peixes oferece a oportunidade de mergulho para os mais corajosos.


Seguindo pelo cais, você encontrará dois galpões repletos de pequenas lojas de artesanato, seguidos por um terceiro galpão, que contém as mais diversas opções de comidas, desde stroopwafels holandeses até quesadillas mexicanas. Mesas do lado de fora do galpão oferecem a opção de uma refeição com vista para o cais. Mais adiante, há uma grande quantidade de lojas, um anfiteatro e o Victoria Wharf, um grande e movimentado shopping center, além de uma roda-gigante semelhante à London Eye. Do Waterfront, partem diversos passeios, como o barco que leva à Ilha Robben, onde Mandela ficou preso durante o apartheid.

Facilmente vista de vários lugares da cidade, a Table Mountain é uma enorme cadeia de montanhas que, devido aos processos de erosão, ganhou uma superfície “reta”, por isso comparada com uma mesa. Esse é um dos pontos mais visitados da cidade e oferece uma bela vista da Cidade do Cabo. Bondinhos levam os visitantes ao topo da montanha, mas, os mais bem-dispostos, podem seguir uma das trilhas classificadas de acordo com o grau de dificuldade.
Além da Table Mountain, outra montanha que atrai aventureiros em função da bela vista que proporciona, é a Lion’s Head. Com subida mais rápida que a Table Mountain e relativamente fácil, essa montanha oferece uma visão do Centro e da costa atlântica, que, ao que dizem, é mais bonita que a vista da Table. A Lion’s Head, no entanto, não conta com bondinhos e só pode ser subida a pé.

Saindo da área central da cidade, estão as praias, como Clifton e Camps Bay, os vinhedos de Constantia, o jardim de Kirstenbosch e pontos turísticos como Cape Point e Simon’s Town (uma praia ocupada por uma comunidade de pinguins).
Antes de desbravar a Cidade do Cabo, é bom ficar alerta quanto a algumas coisas:

Temperatura do mar
Os acostumados com as praias do nordeste brasileiro dificilmente irão se aventurar a colocar mais do que o pé nas águas daqui. O mar é congelante. Afinal, para atrair pinguins a água não deveria mesmo ser quentinha…

Horários
O sol aqui vai até às 20 horas, mas o dia termina cedo, mais precisamente às 18 horas. Nesse horário, as ruas de Cape Town já estão vazias e o comércio, fechado. Portanto, procure não andar sozinho nas ruas depois desse horário.

Montanhas
Antes de subir a Table Mountain ou a Lion’s Head, verifique o tempo. Caso não o faça, o perigo é subir a montanha e só ver nuvens quando chegar ao topo.

Estudante
Se você for estudante, procure fazer sua carteira de estudante internacional antes de viajar ou pedir a sua na recepção da Good Hope Studies. Estudantes podem ter descontos em atrações turísticas.

Riscos
Muita gente vai te dizer para ter cuidado, que a Cidade do Cabo é uma cidade perigosa e tudo mais. No entanto, a realidade é melhor do que a fama. Como qualquer outra grande cidade, a Cidade do Cabo tem seus problemas e riscos, mas um pouco de bom-senso deve ser o bastante para conhecer a cidade de maneira segura. Procure conversar com sua host family ou com outras pessoas da residência estudantil sobre questões de segurança.

Juliana Medeiros

Juliana Medeiros

Estudante de jornalismo decidiu sair do lugar-comum e partir para um novo destino. Sozinha. Estudar inglês na Cidade do Cabo combinado com trabalho voluntário no Lion Park, próximo a Joanesburgo. Acompanhe aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.