A Cracóvia além do Holocausto

Ela é considerada a cidade mais boêmia da Europa, um título que não é muito disputado por lá. Mas gostando ou não, a verdade é que esta cidade da Polônia é uma das mais ricas cultural e historicamente do velho mundo, sendo considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

A Cracóvia infelizmente é conhecida por ter a 60 km dos seus domínios as temidas Auschwitz-Birkenau, nome dado aos campos de concentração que ficavam localizados no sul da Polônia.  Mas isso você deve ter ouvido ou visto em um livro de história.

O post de hoje é para mostrar Cracóvia além de Hitler e Schindler e apresentar uma cidade que vai além de uma triste história, e sim por ter muito para se ver e aprender. Vamos dar um passeio por algumas das atrações de Cracóvia.

Dentro de Cracóvia, há uma parte mais tradicional e histórica chamada Cidade Velha, é lá que ficam as principais atrações turísticas, como construções medievais e originais que datam centenas de anos. E é por aqueles lados que a magia acontece. São vários bares, restaurantes e hotéis estilosos e acolhedores que mostra toda a boemia de Cracóvia. É mais do que comum encontrar centenas de pessoas, entre turistas e nativos, aproveitando a noite e comendo e bebendo bem nos estabelecimentos. Uma dica é não ter medo de explorar as ruazinhas da Cidade Velha, sem dúvida você vai encontrar vários restaurantes bem charmosos com pratos espetaculares, como o Pierogi (um tipo de ravióli), Bigos (guisado de carne com repolho) e o Kotlet (corte semelhante à bisteca).

O Kazimierz, uma área bem antiga de origem e cultura judaica, é um ótimo lugar para você conhecer do início ao fim do dia. Isso porque durante o dia rola por lá uma feira que vende de tudo que você pode imaginar envolvendo a cultura polonesa e judaica, que vão desde souvenirs a quadros. Depois do por do sol a área se transforma e vira um espaço de festas, com várias pessoas comemorando não se sabe o que.

Claustrofóbicos, fiquem longe dessa. Um dos mais importantes recursos naturais de Cracóvia é o sal. E isso não é de hoje, as minas de sal de lá funcionam há cerca de 700 anos e são consideradas umas das maiores atrações da cidade. Visitar as minas de sal Wieliczka, por exemplo, é uma aventura. São diversas câmaras com profundidade de até 300 metros e um cenário de dar arrepios!

O Rio Vístula é a maior bacia hidrográfica da Polônia e passa por Cracóvia e pela capital Varsóvia. Tá aí uma chance de conhecer vários cenários somente “deslizando” pelo rio. Aqui você pode apreciar a vista que vai desde monastérios beneditinos a antigos castelos góticos.

Não é só de história e tradição que vive a cidade, lá a cultura atual também é muito valorizada. Como por exemplo no Museu de Arte Contemporânea de Cracóvia. Ao entrar você logo se depara com a frase “Kunst Macht Frei” (que pode ser traduzido como “a arte liberta você”), com uma clara crítica às antigas frases da época nazista que eram usadas para ludibriar os poloneses nos campos de concentração ou tentar deixar a situação menos penosa, como o “arbeit macht frei” (o trabalho liberta você). As referências não param por aí: o museu foi construído em uma das antigas fábricas de Schindler, mantendo até uma das paredes originais. No museu você vai passar pelo chão de vidro, caminhos complexos e confusos, passarelas, telhados inclinados, porões sombrios e pequenas salas de filmes, caixas de vídeo e obras que mostram a mistura de estilos de Cracóvia. Ah, como não poderia deixar de ser, o Museu de Ocupação Nazista também está instalado no prédio.

 

Viu só? Alguns lugares têm muito mais a oferecer do que a gente espera deles, o que sem dúvida é o caso de Cracóvia. E ai, você concorda? Conte de algum lugar que você visitou para conhecer uma atração famosa e foi surpreendido.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.