Quem passa pela Grafton Street não resiste a Molly Malone, uma das estátuas mais famosas da Irlanda. Reza a lenda que tocar seus seios traz sorte, e como sorte nunca é demais, melhor garantir.
Ela é feita de bronze e foi esculpida por Jeanne Rynhart em 1988 para celebrar o primeiro milênio de Dublin e assim também homenagear uma das histórias mais conhecidas da Irlanda.
A personagem da estátua tem origem em uma música tradicional irlandesa chamada “Cockles and Mussels”. A melodia conta a história de uma linda mulher do século XVII que vendia peixes, nascida nas províncias de Dublin.
A canção retrata uma mulher bela e forte que trabalhava duro pelas ruas, mas que veio a falecer de uma febre incurável e, desde então, o fantasma dela continua a perambular pelas ruas de Dublin gritando: “Cockles and Mussels, alive, alive-o!” (“Moluscos e mexilhões vivos!”).
Bem, não se sabe se Molly Malone é uma personagem real ou fictícia, mas ela permanece bem viva na música e na cultura irlandesa. A canção é cantada em vários os pubs de Dublin até hoje e há até um dia só para ela – O Molly Malone Day é celebrado no dia 13 de junho.
A foto é da #ViajanteCI Paola Lage. Se você ainda não fez como ela para garantir a sorte, embarque para Dublin! A estátua da Molly Malone fica na Grafton Street, esquina com a Suffok Street.