A maior atração de Marraquexe é sem dúvida Jemaa el Fna – praça encravada no coração da Medina – e que faz o local pulsar como nenhum outro no país. Seu traço mais marcante, aliás, não é, digamos, a praça em si – mas as coisas que acontecem nela. O tal ritmo frenético da cidade é vivenciado nesse local que ao longo de 24 horas apresenta duas faces: Jemaa el Fna de dia e Jemaa el Fna à noite.
Ao redor da praça, voltada para o centro, estão as lojas de lenços e souvenires, diversos restaurantes e cafés como o famoso Café de France. De dia há um grande movimento de pessoas passando por ali e também alguns encantadores de cobras, pessoas fazendo tatuagens de henna, barracas vendendo os famosos sucos de laranja. À noite, muitas dessas presenças continuam, mas o ponto alto são as barracas de comidas que se instalam para o deleite de viajantes e seus moradores. O som dos instrumentos tocados pelos marroquinos, suas músicas regionais, embalam e tornam o ambiente e cultura tão diferente, razão pela qual o complexo está inscrito como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Alguns dizem que a tradução do nome da praça pode significar duas coisas: assembléia dos mortos, por ser lá onde os criminosos eram executados, ou lugar da mesquita desaparecida, pois aparentemente existia ali uma mesquita que por fim foi destruída.
