Ainda ando meio cuidadoso para arriscar tópicos avançados do inglês. Não saem de forma alguma pedidos especiais como “você pode colocar pouca cebola, caprichar na mostarda e deixar o hambúrguer mal passado?”. Além de não ter aprendido direito o idioma da rainha, eu tenho um outro problema: a timidez. Então, tem situações em que eu não consigo mesmo me virar. Travo as quatro rodas e já era.
É muito chato não conseguir ler um cardápio direito ou pedir um emprego, ficar desconfiado que deixou passar alguma informação da notícia do jornal ou daquela piadinha que todo mundo rio e você não. Mas o mais chato mesmo é travar com a tal timidez. Isso dá um nó na vida.
De qualquer forma, tem feito um bem danado enfrentar essa situação. Arriscar a errar é um apreendizado. E, no mais, sempre se dá um jeito. Até agora, já demorei para fazer o pedido, mas nunca deixei de comer.
Esses dias estava lendo o depoimento de uns estrangeiros em uma das publicações destinadas à comunidade brasileira por aqui. Um dos caras falava sobre alguns amigos que se tornaram reféns desta situação de medo da se expor e acabaram deixando penoso o tempo em que viveram fora.
Sai pra lá… meu caso de timidez não é tão grave assim. Mas confesso ser difícil a arte da comunicação alguns dias. Hoje é um bom exemplo.