Nos mais diversos programas de intercâmbio, existem alguns tipos de acomodações. Os mais comuns são a homestay (casa de família), residências estudantis em campus universitários e locação de apartamentos.
Neste post vou falar um pouco sobre cada uma delas e, os prós e contra de cada uma.
Na acomodação em homestay o estudante tem um contato maior com o idioma do país escolhido, e também com a sua cultura e costumes. O estudante terá um convívio dia-a-dia com a hostfamily, onde participa da rotina da família. Essa acomodação é mais comum para quem vai estudar idiomas e high school. No caso dos estudantes de idiomas, eles têm um pouco mais de liberdade para sair e voltar a hora que querem, pois todos já são maiores de idade em seus países nativos, já os de high school são todos menores e a hostfamily é quem fica responsável por eles.
Em ambos os programas de intercâmbio a alimentação já esta inclusa, ou meia-pensão, café da manha e jantar, ou pensão completa, café da manha, almoço e jantar.
Na residência estudantil os alunos ficam alojados em um campus universitário junto com outros estudantes de todo o mundo. Todos têm um horário para sair e voltar, não tendo certa liberdade para sair, mas comparando-se a homestay, essa acomodação é melhor para quem gosta de fica mais a vontade e fazer suas próprias refeições, já que tem cozinha no campus.
Geralmente quem escolhe esse tipo de acomodação, são estudantes um pouco mais velhos, que não se sentem muito a vontade com uma família diferente, mas nada impede de um estudante de high school optar por esta acomodação.
Já a locação de apartamentos são para quem quer total liberdade em todos os aspectos em seu intercâmbio. O estudante procura por apartamento ou do país nativo ou do próprio país escolhido para o intercâmbio.
É bom sempre levar em conta além dos gostos pessoais, o lado financeiro, já que em homestay o estudante tem alimentação inclusa e não tem preocupação com quase nada, e nas outras duas opções o gasto fica um pouco maior com a alimentação e com a própria acomodação.
Comentem aqui no blog galera, quero ver criticas e pedidos para próximos posts. Se tiverem alguma sugestão, serão bem vindas.
See you later.