Alemanha 1 x 0 França…


Com o final de semana quase chegando e já com uma viagem para a França marcada com o pessoal do IAESTE, resolvi me encontrar com a brazucada que mora aqui em Karlsruhe… e que galera maneira!

Naquele “ínício de final de semana” recebi o convite do Gustavo para encontrar com o pessoal da comunidade do Orkut “Brasileiros em Karlsruhe”. E aceitei de imediato, pois queria me entrosar com o pessoal da cidade o mais rápido possível. Assim sendo, depois do trabalho, lá pelas 4 da tarde, estava eu e a Denise (a colega do trabalho, lembra?!) indo para o Schloßgarten [jardim do castelo], logo atrás do próprio castelo, aonde estaria o pessoal jogando uma bolinha.

O primeiro contato com o pessoal foi rápido, pois eu estava morrendo de fome. Qual a boa pedida? Die Brotbäckerei |di brót-bécarrái| [a padaria], claro! Dê uma checadinha no vídeo que fiz (basta clicar no link abaixo da foto).


Arch so! [Ah, sim!] Na culinária alemã, um alimento que tem destaque extremo e que está muito presente no dia a dia desse povo é o… pão. Pensou que eu fosse falar salsicha, certo?! Pois eu acho que a salsicha ainda perde o lugar para o pão! Francês? Sim, eles também têm pão francês… mas a variedade de pães é enorme, impressionante. Não bastasse a quantidade de cervejas, eles também são os mestres na arte da padaria. Com cebola, com bacon, puro, com semente de girassol, de abóbora, de flores… enrolado, esticado, cortado ou inteiro, para comer na hora ou para levar para a família toda. Ja, ja [sim, sim], eles têm pães!

Quinta-feira, ao voltar do trabalho, recebo a mensagem do Gustavo pelo msn: “Vai ter festa na Universidade… instituto de educação física… bora?!”. E lá estava eu, na minha primeira festa aqui na Alemanha. Com uma estrutura bem montada, já na porta percebi que a festa ia ser grande: quatro caminhões descarregando cerveja! Caixas e caixas, pessoas apressadas gritando “Entschuldigung, entschuldigung!!!” |ênt-chuldigung| [desculpe, com licença], passando correndo de um lado para o outro com centenas de engradados… e, dentro da festa, a decoração ficava por conta de barcos a vela e outras coisas esportivas, além dos jogos eletrônicos e do palco com bandas universitárias tocando os sucessos alemães do momento (bandas como . Die Fantastischen Vier |o quarteto fantástico|, Seed, Fettes Brot, entre outros…). A festa foi irada, muito maneiro mesmo. E, melhor de tudo, entrada gratuita.


Ach so! [Ah, sim!] Aqui na Alemanha, toda festa ou agito que você pede uma bebida que venha em garrafa ou caneca, você é obrigado a pagar um Pfand [caução], que pode variar bastante de lugar para lugar. Assim, na primeira bebida da noite você paga a caução e o drink, e depois basta retornar o casco ou caneca para reaver o valor da caução. Isso não ocorre em bares em que você fica sentado. Simples, não?!

Partindo para sexta-feira, depois do expediente, fui para o aniversário do Bruno – um brasileiro que mora aqui em Karls a bastante tempo, que conheci pelo Orkut também. Muita gente da comunidade “Brasileiros em Karlsruhe” estava presente naquele restaurante espanhol, daí já conheci bem uns 10 brasileiros de uma vez só (Branca, Bruno, Mari, Serena, Perrê, Ricardo, Humberto… e mais um tanto!) – além dos alemães que falavam português (que não são poucos)! Fiquei um bom tempo conversando com o Roland, alemão que fez estágio no Brasil durante 9 meses, e que fala muito bem a nossa língua. Dali, esticamos a noite para o Hadiko, que é um bar-festa que abre toda sexta-feira no porão de um prédio de apartamentos universitário (uaaaaaaaahhh!!!). O Hadiko fica no prédio K4, de uma série de 4 prédios (K1, K2, K3 e K4), todos com alojamento para estudantes (quarto individual, banheiro e cozinha coletivos). Como já disse em posts anteriores, Karlsruhe vive pela universidade…

A festa no Hadiko foi tão boa que eu acabei perdendo o horário da viagem para Strasbourg (cidade francesa que fica a 45 minutos de trem daqui), no sábado pela manhã, com o pessoal do IAESTE. Na confusão tentando me contactar no horário marcado, os caras ligaram para o Brasil e falaram em alemão com minha mãe às 4 da manhã (horário de Brasília), pensando que era o meu celular! Kkkkk… Como estava chovendo naquela cinzenta manhã de sábado, foi menos mal… não fiquei com a consciência tão pesada assim. Tudo beeem… Sol aberto pela tarde, resolvi ir andar no parque do castelo… bermuda e camiseta, mp3 player, óculos escuro e garrafa d’água gigante (já que aqui não existe bebedouro, é um acessório indispensável europeu, hahahah)… e, mal cheguei por lá, o tempo vira completamente e começa a chover… forte.

“(…) pois essa tempestade um dia vai acabar… Quando a chuva passar, quando o tempo abrir… Abra a janela e veja, eu sou o sol (…)”, eu ia cantando e andando… devagar… aproveitando o avanço daquele início de noite. “Quando o tempo fechar, lembre-se que o sol está dentro de vc”, eu lembrei dessas palavras de uma pessoa mto especial.

No próximo post conto como foi a segunda semana lá no trabalho. Se a primeira semana foi de apresentações, a segunda foi de mão-na-massa mesmo!!!
Ah, o vídeo de hoje é um apanhado da minha ida para o trabalho… tipo uma animação do “walk-thru” do álbum de fotos do último post. E, atendendo a pedidos via msn, estou prolongando o “video-clip” do início do vídeo, kkkkk…

*******************************
DICA VALIOSA #4: LANCHINHO NA RUA
Bateu a fome e está longe de casa? Ih, é sinal de que vai ter que desembolsar uma grana para aquetar a barriga… certo? Pois então vá direto para uma padaria!!! A Brotbäckerei alemã está presente em praticamente toda esquina, e conta com uma variedade enorme de pães e salgados para consumo imediato! A maioria do pessoal sai comendo o salgado pela rua, apesar das mesinhas convidativas. Com preços super acessíveis (um salgado sai por volta de 1 euro), você pode escolher entre cerca de 40 itens, em média. E, acredite em mim, você vai acabar levando mais um ou dois para casa…
===========================

Até o próximo post, galera!

Rafael Guimarães

Rafael Guimarães

Rafael é estudante de Engenharia Florestal e vai estagiar em uma das melhores empresas do setor, na Alemanha. Além, claro, aproveitar para se divertir na Europa. Acompanhe aqui

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.