Alguns segredos do tigre celta…


Galera, saí de Cork super cedo, já que a viagem de ônibus seria longa e eu ainda queria curtir ao máximo o novo destino, Galway! Apesar de eu ter madrugado, cheguei em Galway por volta do meio dia. Sempre sigo as direções que o site do hostel informa. Saia da estação, de 50 passos para esquerda, plante bananeira, finja de morto…. por aí vai. hahaha

Bem, definitivamente o hostel é um lugar só para dormir! nada de ficar assistindo televisão no hostel! Quando cheguei no meu quarto, havia duas meninas alemãs de papo pro ar. Logo puxaram um papo comigo, perguntando de onde eu era. Conversa vai e vem, resultado, decidimos fazer um passeio juntos no dia seguinte! Um passeio em grupo num micro ônibus. Um famoso tour pelos Cliffs of Moher.

Tudo combinado, vazei! Num primeiro momento fiquei um pouco apreensivo com a cidade, já que as alemãs me falaram que não tinha nada pra ver! Meu Deus, que blasfêmia! A cidade é linda! Cheia de vida e com uma vibe super animada. Definitivamente os antepassados dos galweianos devem ter se contorcido no túmulo com a afirmação das alemãs! hahaha

Num passeio pelas ruas, decidi que precisava ser tosado ao passar em frente a uma barbearia. Acho que os meus pensamentos são muito poderosos, já que o barbeiro parecia que estava me tosqueando literalmente! Puxa daqui, vira pra lá, navalha na carne, gritos de desespero! Certo momento parecia que ele tava arrancando o cabelo com as mãos! hahaha Saí de lá meio assustado, mas ate que não ficou tão ruim…

Almocei na beira de um riozinho, assistindo uma aula de kaiaking. O pessoal era iniciante, teve um que quase virou e todos os outros tentaram segurar com o remo até que ele se equilibrasse.

À noite, com informações do tourist information centre, fui ao teatro assistir uma peça sobre Tom Crean. Um irlandês que entrou para o Royal Navy britânico com 15 anos de idade. Ele precisou mentir sobre a idade para ser aceito. Tornou-se um famoso explorador da Antartica, na época que o Império estava buscando novas descobertas nos mais diversos ramos de conhecimento (medicina, artes, espécies, etc), alem de expansão territorial.

A peça foi encenada por apenas um ator! Fiquei estarrecido com o poder de domiínio de público que ele teve. O único problema é que o inglês-irlandês que ele falava era quase grego para mim. Mas a maravilhosa senhora que sentou do meu lado, me explicou tudo direitinho. Quando eu respondi a pergunta sobre qual era a minha nacionalidade, ela quase gritou! Meu Deus, o Brasil é maravilhoso!!! Fale sobre o Brasil!!!

Adoro ir para lugares onde poucos brasileiros vão, somos tratados como celebridade!!! hahaha

Mas não pensem que dei bobeira, fui logo fazendo umas perguntinhas sobre a Irlanda. Ela disse que os irlandeses não estão mais tão interessados em reaver o reino do norte (ainda parte do reino unido). Ela disse: Agora só queremos paz e prosperidade para a nossa nação! Vamos gastar o nosso tempo com desenvolvimento ao invés de guerras!

Perguntei acerca da religiosidade dos irlandeses, já que no passado a Irlanda foi referencia do catolicismo no mundo. Alem disso, as revoltas que levaram a independência começaram com a não aceitação do protestantismo. Bem, ela disse que as coisas mudaram muito nas últimas décadas e hoje as pessoas só vão à igreja nas cerimônias oficiais (casamento, batismo, etc.). Nas palavras dela: Hoje em dia ninguém quer mais saber de alguém falando o que você deve ou não deve fazer!

Ainda questionei acerca da posição dos irlandeses em relação à grande imigração que esta ocorrendo no país nos dias de hoje, já que tinha reparado que em Dublin existem muitos imigrantes. Ela falou que os irlandeses não tem o que achar ruim, já que no passado muitas nações do mundo abriram as portas para eles. Lembram do período da fome? Então, a Irlanda acolhendo muitos imigrantes como forma de retribuição! Fantástico!

Esse bate papo na hora do intervalo da peça, foi um dos melhores da viagem! Estava descobrindo alguns segredos do tigre celta! Adorei!

Voltei para o hostel e todos já estavam roncando! No dia seguinte, acordei primeiro que as meninas e chamei elas com muito carinho. Já pro banho as duas! hahaha

Da-lhe chuva, mas não tem tempo ruim pra nós! Se ta chovendo, vamos correr e dançar, sentindo a vida saindo pelos poros! hahaha

No tour estava programada uma trilha nas montanhas. E lá fomos nos descobrir a fauna e flora do oeste irlandês! O nosso guia era o maior figura! Meio metidão, mas muito gente boa! A subida não foi fácil, mas como disse, aqueles tempos de academia mais uma vez estavam dando aquele resultado!

As meninas também eram bem ninjas! quando menos esperava, lá estavam elas milhas a frente!

Continuando o tour, demos uma paradinha num monumento usado, pelos antigos celtas, como portal para o mundo dos mortos. O lugar é bem remoto, por isso ficar sozinho ali a noite deve ser meio macabro!

Finalmente chegamos nos famosos Cliffs os Moher, um espetáculo da natureza! Penhascos de mais de 300 metros de altura! E poderoso! O único problema é que você não pode ir nas partes mais legais! Tinha uma baita placa impedindo o acesso. Também não deu pra gravar filminhos por lá, já que o vento era muito forte! Igual a Glastonbury.

A próxima parada foi num lugar meio lunar! Isso mesmo, eram umas formações rochosas na costa, que lembram um pouco a superfície lunar. Achei mais proveitoso do que os cliffs, já que deu pra fazer umas fotos bem legais, porem o vento impetuoso era o mesmo.

Voltando para Galway, já estava pronto para pegar o ultimo ônibus que ia para Belfast às 23:00. Será que eu deveria ficar em Galway e só ir para Belfast no outro dia de manha? Que nada, vamos chegar de madrugada, mas vamos nessa!

OBS: Eu não tinha reservas em albergue para Belfast!

O que será que vai acontecer?
Galeria de fotos:

Eber Guni do Nascimento Santos

Eber Guni do Nascimento Santos

São muitas aventuras do Mochileiro e Viajante Eber pelo mundo. Desbravando a América do Sul e a Europa com vivências inspiradoras registradas aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.