Vancouver

Amigos árabes


Em minha sala de aula na ILSC há uma professora da Bósnia, alunas mexicanas, uma brasileira, italianos, coreanos, chineses, japoneses e… árabes! Sem dúvida, de todas as nacionalidades, são estes os que mais me fascinam.

Tenho tido muitas oportunidades, dentro e fora da escola, de conversar com Sultan, Ahmad, Ashwaq e Eshraq (são irmãs), Abdo Latif, Hamad e Turki (este é casado com Sara, uma das mulheres mais lindas que já vi em minha vida, e tem um bebê chamado Abdhulla) sobre os costumes da Arábia Saudita.

Até então, pouco sabia, mas agora já sei que naquele país o calor é de até 50 graus, que os árabes não comem carne de porco ou derivados (como o bacon, por exemplo), e que os homens podem ter mais de uma esposa (se quiserem) – no entanto, sobre isso, eles me disseram que não é regra, pois se o casal está feliz, não há necessidade de colocar mais uma mulher dentro de casa.

Quando os filhos se casam, todos passam a viver juntos numa casa enorme. As garotas começam a usar aquele véu, a “Abaya”, logo que ficam “mocinhas” (ou “grandes”, como os rapazes dizem), não há uma idade certa. As casadas, geralmente, cobrem o corpo e o rosto inteiro, deixando apenas os olhos de fora. É indicado aos rapazes não beber, não fumar, não fazer tatuagens e… não usar colares (???).

No último final de semana, de uma só vez, Turki visitou com sua esposa e filho a Grouse Montain e as cidades de Whistler e Victoria. Isso tudo porque nesta quarta-feira, 11 de agosto, começou o Ramadan e, por um mês inteirinho, eles têm de regrar a alimentação (apenas uma refeição por dia), os passeios e fazer cinco ou mais paradas nas atividades, diariamente, para rezar.

Mas quem pensa que com tantas regras os árabes são sérios ou chatos, ledo engano. Todos os “saudi arabian” foram especialmente simpáticos, atenciosos, amigáveis e até engraçados, concedendo-me, com gentileza, a oportunidade de conhecer ainda mais suas tradições.

Giuliana Rodrigues.

Galeria de fotos:

Giuliana Batista Rodrigues de Queiroz e Carlos Roberto de Queiroz Junior

Giuliana Batista Rodrigues de Queiroz e Carlos Roberto de Queiroz Junior

O casal de João Pessoa-PB embarcaram juntos para Vancouver em busca de experiências memoráveis e aprimoramento do inglês.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.