Pense em cafés bacanas, brechós, grafites do Banksy, galerias, gente de toda a parte do mundo e muito curry. Brick Lane é um apertado bairro no leste de Londres que ganhou fama cult graças a sua peculiar mistura de gente jovem (e cool), imigrantes e consumo barato. Há mais de uma década Brick Lane serve como centro de inspiração de moda de rua e estilo de vida independente.
Assim como a Portobello Road, uma das muitas ruas cheias de personalidade da capital inglesa, Brick Lane tem seu próprio mercado, aos domingos. Mais do que um, na verdade: o enorme prédio da Old Truman Brewery é ocupado por cinco mercados diferentes de chá, comida, roupas de segunda mão, flores e… qualquer coisas que você possa imaginar, mesmo. Fica no coração da comunidade indiana local e é caótico e delicioso.
Falando em delícia, o curry é super presente e tem até um festival próprio, o Brick Lane Curry Festival! São infinitas opções, basta ir andando e escolher onde entrar. As dicas para achar o melhor são sempre as mesmas para qualquer comida popular e barata do mundo: veja onde tem a maior aglomeração de pessoas e entre na fila. Mas se você quer ir no certo, pode sair um pouquinho da área, indo para perto da estação de WhiteChapel, e enfrentar a fila para comer no Needoo Grill. Só não vale ter medo de pimenta!
Pra quem ama um city tour, a região oferece uma opção bem diferente e bacana: a Alternative London Tours. Apresentado como “um conceito único e original” no concorrido mercado de tours de Londres, o ALT passa por grafites, galerias, feiras de arte e quebradas da região de Spitafields e Brick Lane, a pé ou de bicicleta. Os preços são na base do pay what you like, ou seja, os caras são ultra-flexíveis.
Por último, se seu inglês está em dia e você quer conhecer a área em detalhes, corre no blog Spitafields Life. O autor, que se apresenta apenas como The Gentle Author, cumpre a promessa, feita em 2010, de escrever todos os dias sobre “a exuberante riqueza e multiplicidade cultural” da região onde vive. Pra ler até cansar!
Você chega em Brick Lane a partir das estações de Liverpool Street e Shoreditch High Street. Para saber mais visite http://www.visitbricklane.org