Ano novo chinês

O Ocidente já comemorou a chegada do Ano Novo, mas no dia 10 de fevereiro é a vez da China comemorar a chegada de um novo ciclo. O Ano Novo Chinês promove 15 dias de comemoração e, de acordo com o horóscopo chinês, será o ano da Serpente, um animal sagrado conhecido por trazer sorte e prosperidade.

Quer saber algumas diferenças entre a comemoração no Ocidente e na China? Reunimos abaixo algumas curiosidades sobre a data, que também é comemorada com animação no Brasil, cortesia da comunidade oriental de bairros como a Liberdade.

  • Enquanto no Ocidente é comum fazer promessas para o Ano Novo (quem nunca prometeu começar dieta no dia 1º?), os chineses aproveitam a data para resolver pendências e deixar a vida resolvida: arrumam a casa, pagam as contas, lavam as roupas, organizam seus negócios e até mesmo cortam o cabelo.
  •  É normal no Ocidente as pessoas virarem o ano usando branco, mas na China a cor predominante é o vermelho, que significa transformação. Outras cores favoritas são roxo e amarelo, além de dourado, que significa riqueza e prosperidade.
  • O Ano Novo chinês, assim como o nosso, não dispensa os tradicionais fogos de artifício, mas o céu também ganha mais um adorno: lanternas vermelhas, que espantam espíritos negativos.
  • É comum aproveitarmos a virada do ano para comer bastante antes da tradicional dieta pós-festividades, mas no Ano Novo chinês cada alimento tem um significado diferente: o peixe representa riqueza, boa sorte; o arroz, dinheiro; e o macarrão, uma vida longa e próspera, sem contratempos.
  • Os chineses reservam o dia logo após as festividades para visitar parentes e amigos.
  • Em vez de dar presentes, os mais velhos costumam dar aos jovens envelopes com dinheiro para atrair prosperidade.
  • No Brasil, pulamos sete ondas e comemos lentilhas. Mas e na China, qual a principal tradição? Um dos momentos mais aguardados na festa do Ano Novo Chinês é a dança do dragão, que simboliza boa sorte e renovação no ano que virá.

Quer curtir o Ano Novo na China? Confira as informações sobre o destino e comece a preparar sua viagem! 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.