As cidades mais antigas do mundo que você pode visitar

Damasco (Síria)

1

Fundada entre 10.000 e 8.000 a.C., Damasco tem a honra de ser considerada a cidade mais antiga do mundo que permaneceu habitada sem interrupções até os dias de hoje. A cidade murada, onde ficam as áreas mais antigas, é um fascinante labirinto de vielas estreitas pontuadas por portas enigmáticas que dão para agradáveis jardins. Ainda existe um forte traço medieval na cidade velha, embora isso esteja se perdendo devido ao aumento do turismo. Damasco tem se tornado cada vez mais um destino recomendado mundo afora.

Biblos (Líbano)

2

Nome grego da cidade fenícia de Gebal, Biblos era conhecida pelos antigos egípcios como Kypt. Fica a cerca de 35 quilômetros de Beirute, capital do Líbano. Para o filósofo Fílon de Alexandria, Biblos era conhecida como a cidade mais antiga do mundo. Já era habitada no período Neolítico, por volta de 5.000 a.C. Por volta de 3.000 a.C. teve início ali a civilização fenícia.

A Biblos moderna é uma cidade portuária construída sobre diversas camadas de ruínas que remontam à Idade da Pedra e que incluem o período otomano. Visitá-la hoje é ter a chance de passear por entre os anais da história ao ar livre. 

Varanasi (Índia)

3

Antiga Benares, é uma cidade sagrada no norte da Índia, e uma das mais antigas do mundo que se manteve ininterruptamente habitada desde sua fundação. Peregrinos visitam a cidade para exercer sua devoção diante do rio Ganges ao nascer do sol, diante de um cenário dominado por templos cuja idade se conta em séculos, uma visão fascinante e imperdível. Varanasi é extremamente quente durante o verão, portanto, prefira visitá-la entre outubro e março. Nesse caso, não esqueça de trazer peças mais quentinhas, pois encontrará dias e noites frescos.

Plovdiv (Bulgária)

4

Plovdiv é a segunda maior cidade da Bulgária, e uma das mais antigas da Europa. Fica numa vasta planície entre as cordilheiras do Ródope, no sul do país, e a cordilheira dos Bálcãs, que o atravessam no meio.

Sua história remonta há 6.000 anos, bastante anterior, por exemplo, à de Atenas ou Roma. Foi conquistada por Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre o Grande, e mais tarde se tornou independente sob o domínio dos trácios. Passou a se chamar Trimontim quando foi incorporada ao Império Romano. Até hoje, possui muitas ruínas romanas, e atrai turistas por sua história e pela beleza do casario.

Jerusalém (Israel)

5

Localizada entre o mar mediterrâneo e o norte do Mar Morto, tem crescido em volta da cidade antiga. É uma cidade sagrada para as três grandes religiões, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. A Cidade de Ouro, como é conhecida em hebraico, promove um fascinante encontro entre os séculos anteriores à era cristã e o século 21. Nela, pitorescos bairros antigos disputam espaço com modernas torres de negócios e suntuosos edifícios residenciais. É um lugar carregado de história, que merece ser visitado pelo menos uma vez na vida.

Atenas (Grécia)

6

Hoje capital da Grécia, foi fundada em 3000 a.C. em torno da colina da Acrópole. Reza a lenda que o rei de Atenas, Teseu, unificou as dez tribos iniciais num único reino por volta de 1230 a.C. Esse processo acabou sendo responsável pelo maior e mais rico estado da Grécia. A constituição de Solon, elaborada em 594 a.C., e a consequente democracia sob o governo de Clístenes em 508 a.C., foi o início de uma grande revolução social. Após o declínio na Idade Média, Atenas floresceu novamente sob os bizantinos, mas voltou à decadência durante o domínio do Império Otomano.

As ruínas de seu passado glorioso e sua contribuição para praticamente todo aspecto da cultura ocidental, que todos partilhamos, são motivo mais que suficiente para justificar que faça parte de qualquer lista de cidades antigas a serem visitadas na atualidade.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.