Bem-Vindo à África do Sul!

África do Sul
A República da África do Sul está localizada no extremo sul do continente africano e conta com três capitais: Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (executiva) e Bloemfontein (judiciária). Com 11 idiomas oficiais e uma grande variedade de paisagens e climas, o país é marcado por contrastes, tanto naturais, quanto culturais.

Quem pensa que África se resume a savanas e tribos se engana. A África do Sul conta com florestas, vinhedos, campos floridos, praias muito disputadas por surfistas do mundo todo e reservas e parques que abrigam os famosos “cinco grandes”: búfalo, elefante, leão, leopardo e rinoceronte. Além disso, o país possui grandes centros urbanos, a exemplo de Joanesburgo, que abriga uma das vinte melhores bolsas de valores do mundo.

História

Nelson Mandela
A grande diversidade cultural do país começa na sua colonização: por aqui passaram navegantes portugueses, que se desesperaram com o Cabo das Tormentas, holandeses com sua Companhia Holandesa das Índias Orientais e britânicos, que quiseram desbancar os holandeses. Juntam-se a esse grupo, huguenotes franceses, além de indonésios, indianos e povos de outras regiões da África, trazidos como escravos pelos europeus.

Já no contexto da colonização, os povos europeus que dominavam a região passavam a marginalizar os povos africanos que aqui viviam. Assim, tanto o governo colonial quanto o republicano passaram a negar os direitos dos negros. A exploração do trabalho negro nas minas de diamante e ouro no território africano, no entanto, é que definiu a economia sul-africana e assegurou uma fonte de riqueza incalculável.

Os conflitos entre os povos africanos, negros, e os povos de origem europeia, chamados africânderes, se estenderam até que, em 1948, um partido de base africânder subiu ao poder e aprovou uma série de leis que tiravam dos negros os seus direitos mais fundamentais. De acordo com as leis de classificação racial, a cor da pele indicava onde a pessoa deveria morar, trabalhar e ser enterrada. O casamento inter-racial foi também proibido e os não-brancos não tinham permissão para votar ou acesso a educação de qualidade.

Nesse período, a África do Sul vivia isolada da comunidade internacional. A prisão de Nelson Mandela, em 1962, e as leis que afrontavam a sociedade levaram ao estopim da luta contra o regime do Apartheid, com as revoltas de Soweto, em 1976. Pressionado, o governo liberta Mandela, em 1990, e o então presidente, De Klerk, inicia a reconciliação. Em 1994, o Congresso Nacional Africano vence a primeira eleição democrática e Nelson Mandela é eleito presidente. Assim, uma nova constituição foi feita, proibindo qualquer discriminação de origem étnica, social, religiosa, sexual e idiomática.

Geografia

Mapa da África
O país está localizado no extremo sul da África, fazendo fronteira com Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Moçambique. Entre as regiões que mais atraem os turistas, estão Cabo Oeste e Cabo Sul (onde estão a Cidade do Cabo, Porto Elizabeth, os vinhedos do Cabo e a Garden Route) e a província de Gauteng (onde estão Pretória e Joanesburgo, além do famoso resort Sun City). Situada a meio caminho entre o Equador e a Antártida, a África do Sul possui clima temperado, com algumas exceções. A temperatura pode chegar a 50 ºC nas planícies costeiras no verão e, durante a noite, pode chegar a -16ºC nas regiões mais altas. A melhor época para viagens é durante o verão, mas o inverno pode ser uma opção melhor para observar animais.

Fuso Horário

O país tem um único fuso horário e está cinco horas à frente do Brasil.

Turismo

Cultura
A África do Sul é um país capaz de agradar a todos os gostos: oferece desde hotéis luxuosos e resorts com cassinos (como o Sun City) até encontros com pequenas tribos africanas e visitas às townships, como são chamadas por aqui as áreas mais pobres das cidades. Escolha entre massagens, compras e degustações de vinhos e safáris, esportes radicais e trabalhos voluntários e divirta-se!

Cultura

O país é uma grande mistura de influências, então não poderia deixar de ter uma cultura riquíssima. Aqui você encontra diferentes povos, línguas, culinárias e arquiteturas. Na Cidade do Cabo, por exemplo, encontramos muitos muçulmanos, indianos, europeus e os xhosa. Músicas e danças tipicamente africanas são sempre atraentes para turistas de todas as partes, seja pelas letras belas e saudosas, seja pelo ritmo animado dos tambores. A programação cultural na África do Sul inclui também belos museus, como a South African National Gallery e o Apartheid Museum.

Moeda

Rand
A moeda sul-africana é o rand, indicado pela letra R. Um real vale, em média, quatro rands. As notas são estampadas com os “cinco grandes” e Nelson Mandela. Moedas estrangeiras podem ser trocadas em bancos ou bureaux de changes. A maioria dos cartões de crédito, como Visa, Mastercard e American Express, é amplamente aceita.

VAT

O imposto sobre o valor agregado é cobrado na maioria das compras. O turista pode requerer o reembolso do valor do imposto no aeroporto, quando estiver saindo da África do Sul. Para isso, o produto comprado deve ter preço superior a 250 rands, e o turista deve apresentar tanto a nota fiscal quanto o próprio produto.

Visto

Brasileiros não necessitam de visto para a África do Sul caso permaneçam no país por até noventa dias. O passaporte deve ser válido até, no mínimo, um mês após a data de retorno e deve ter, pelo menos, duas páginas em branco.

Eletricidade

Tomada
A tensão varia de 220 V a 230 V. As tomadas de lá são de três pinos, bem grossos. Hotéis oferecem adaptadores aos hóspedes, mas, se quiser, você pode comprar um. Como não são tão fáceis de achar, o melhor é comprar logo no aeroporto.

Juliana Medeiros

Juliana Medeiros

Estudante de jornalismo decidiu sair do lugar-comum e partir para um novo destino. Sozinha. Estudar inglês na Cidade do Cabo combinado com trabalho voluntário no Lion Park, próximo a Joanesburgo. Acompanhe aqui.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.