Bibliotecas do Mundo

Quando você não pode viajar fisicamente, que outro meio existe de conhecer lugares, épocas, culturas e conseguir outros tipos de conhecimento? Os livros, claro.

Ao contrário do que muita gente pensa, existem pelo mundo bibliotecas que, além de imponentes e vistosos edifícios, são também lugares cheios de relíquias e  tesouros. Vamos conhecer algumas?

Uma das principais do mundo, a Biblioteca do Vaticano possui um acervo com mais de 1,6 milhão de obras. É lá que fica a edição mais antiga da Bíblia, datada de 325 d.C.

Em San Lorenzo, na Espanha, o Mosteiro do Escorial é detentor de um dos acervos mais completos para estudo das grandes navegações, com mais de 40 mil livros. Pouca coisa, né?

O que pouca gente sabe, é que além de lojas suntuosas e parques acolhedores, Paris abriga bibliotecas bonitas e modernas. Você sabia que a linha de metrô que leva até a Biblioteca Nacional foi a primeira de Paris, e do mundo, a não ter um condutor? Assim como a recém inaugurada linha amarela do metrô de São Paulo.

Se você acha que todas essas bibliotecas são um desbunde, é porque ainda não falamos da Biblioteca Joanina, localizada na Universiade de Coimbra, em Portugal. No estilo barroco e com prateleiras cobertas de ouro, a universidade abriga um único exemplar da “Bíblia S. Latina”, de 1462, mais antiga que o Brasil.

E, claro, não poderíamos esquecer da maior biblioteca do mundo. Vamos falar primeiro dos números e depois contamos um pouco mais sobre ela:

17,7 milhões de livros
60 milhões de consultas, em média, por mês
9,3 milhões de impressos entre monografias, jornais, panfletos e relatórios técnicos.
377,2 milhões de dólares são gastos anualmente em sua preservação.

E aí, tem ideia de onde ela fica? Pois é, nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Washington, dentro do Congresso Nacional.

Dentro dela é possível achar tesouros, como: a carta enviada em 1488 pelo rei de Portugal ao papa. Nela, o rei proclama que descobertas da coroa, na época, serão parte da cristandade.

Agora diz, é ou não é difícil decidir se você quer conhecer a biblioteca ou apenas ler um livro. 🙂

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.