Olá, Brasil.
Nossa viagem da Inglaterra para a França foi longa mas super tranquila. Saimos de Swanage as 19h30 em direção a Dover, cidade da costa inglesa onde está o porto onde pegamos o Ferry Boat. Em Dover encontramos também nossos novos companheiros de viagem. Nosso guia, Oliver e o motorista, Tom. Atravessado o canal, ainda tivemos mais 4 horas de viagem até o complexo da Disney nos arredores de Paris. E para nossa surpresa, tivemos um dia nublado e frio.
Deixamos nossas malas no hotel e pegamos o ônibus circular do complexo para os parques e lá passamos o dia. Voltamos para o hotel somente depois do show de luzes e fogos do parque. E finalmente o merecido descanso.
No dia seguinte, acordamos cedo para fazer nosso primeiro tour em Paris. Fomos direto a Torre Eifel e subimos até seu segundo patamar. Para evitar a maior fila, entramos em consenso de subir de escada. Teve gente que quase se arrependeu em ter concordado (inclusive eu). Ficamos uma hora apreciando a bela vista panorâmica da cidade. Depois da Torre, fizemos um passeio de barco pelo rio Sena. Depois do passeio, foi a vez de conhecer o Louvre. Tivemos duas horas para visitá-lo.
Oliver nos levou direto para a pintura mais famosa do mundo, a Monalisa. Mais famosa, e provavelmente mais badalada pois a quantidade de visitantes em frente a ela é incrível. Dali, cada um seguiu para as galerias que tinha mais interesse.
Na sequência fomos para Montmartre, na região conhecida como quarteirão dos artistas, onde fica a Basílica do Sagrado Coração. Ali os nossos teens ficaram livres para escolherem entre visitar a igreja ou passear nas ruelas cheias de restaurantes, galerias e lojas. No caminho para lá, passamos em frente ao famoso Moulin Rouge para tirarem fotos. Voltando ao hotel, fomos jantar na Disney Village, que é do lado de fora dos parques. O Disney Village é uma galeria ao ar livre com restaurantes, cinema e lojas da Disney.
No último dia, fomos até Versailles para visitar o seu famoso palácio e jardins. Infelizmente o palácio estava fechado, mas pudemos passear pelos jardins, que são muito maiores que o palácio. Voltamos a Paris para visitar a Catedral de Notre Dame, que deixou todos impressionados com sua arquitetura gótica e os vitrais. Dali partimos para nosso último passeio e talvez o mais aguardado: compras na rua mais famosa do mundo, Champ-Elysees. Existe uma lei em Paris que não permite ônibus de turismo na cidade a partir das 18h. Com isso, nosso motorista não podia ficar muito tempo e como todos queriam aproveitar ao máximo o momento de compras, decidimos por voltar ao hotel de trem. Tinhamos a facilidade de existir uma estação do trem urbano de Paris na entrada dos parques da Disney. Assim pudemos aproveitar até às 20h na Champ-Elysees.
Não se preocupem, pois voltamos juntos de trem para poder aproveitar uma promoção para grupos que o sistema de transporte público de Paris disponibiliza. De volta ao complexo Disney, fizemos um último jantar em um restaurante com buffet de comida Tex-Mex, que mistura culinária mexicana e texana.
Como podem ver, nossos dias na França foram bem corridos, mas tivemos a oportunidade de nos divertir muito e aprender um pouco mais sobre a história do país graças ao Oliver e Tom que transmitiram seu conhecimento durante nossos traslados de ônibus.
Na madrugada mesmo, já fomos para o aeroporto para nosso retorno ao Brasil. Tivemos a sorte de fazer mais uma viagem de avião muito tranquila e sem atrasos e na terça-feira, 08/08, estávamos todos sãos e salvos de volta ao Brasil.
Depois de muitas despedidas, alguns pais já aguardavam seus filhos e o restante partiu para suas cidades para reencontrar a família, cheio de histórias e novos conhecimentos na bagagem.
Muito obrigado a todos, essa viagem foi incrível.
Abraços
Carlos Eduardo Krawiec