Apesar de ser reconhecido mundialmente como uma festa tradicionalmente brasileira, não é só por aqui que rola Carnaval não. Vários países também fazem festa, e cada um à sua maneira.
Reino Unido
O Carnaval britânico também é chamado de Shroveitide (Shrive significa confessar pecados). Lá as pessoas se fantasiam e saem às ruas fazendo a festa. Olha só:
Estados Unidos
Nos Estados Unidos se celebra o Mardi Grass (que pode ser traduzido como Sexta Feira Gorda). Vários estados do país comemoram o Carnaval, mas, de longe, o mais famoso é o Carnaval de Nova Orleans. O estado tem a comemoração mais tradicional dos EUA, pelas ruas desfilam mais de 50 associações, e a mais conhecida é a de Bacchus, que tem carros alegóricos enormes e supercriativos.
Santo Domingo, República Dominicana
A República Dominicana une ritmos carnavalescos com os sons nativos, como o merengue e a bachata, e atrai milhares de foliões para as ruas. Os bailes e desfiles são animadíssimos e lotados de foliões. Figuras folclóricas como o diabo são tema da maioria das fantasias.
Alemanha
Na Alemanha, a festa não rola só nas grandes cidades não, tem celebração até na Floresta Negra e nos Alpes.
A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn. As pessoas desfilam fantasiadas em blocos organizados. De acordo com a cultura carnavalesca alemã, o diabo fica solto durante a festa, por isso, as pessoas usam máscaras para esconder seus rostos.
Em Mainz, cidade na região do Vale do Reno, milhares de pessoas fantasiadas acompanham os cortejos. Esqueça aquela fama alemã de serem sérios, durante o Carnaval eles dançam felizes como os brasileiros. A única diferença é a temperatura, enquanto aqui ta o maior calor, lá eles ficam superagasalhados.
Veneza, Itália
Durante muito tempo o carnaval de Veneza foi um dos mais famosos e alegres do mundo. Na época de Carnaval havia vários bailes e festas nas praças e ruas da cidade, era uma grande folia. As fantasias venezianas eram muito caprichadas e sofisticadas. Hoje praticamente não existem mais festas carnavalescas na cidade.
Gualeguaychú, Argentina
A cidade de Gualeguaychú, na Argentina, se parece muito com uma cidade praiana brasileira. Um dos points mais famosos de lá é a Avenida Parque, que fica na beira do rio. O que não faltam por lá são bares, restaurantes e gente festejando o Carnaval. E lá não tem essa de desfile simples ou recatado não, a festa tem uma cara bem brasileira desfilando bíquinis minúsculos e carros alegóricos enormes. Ou seja, motivos de sobra para as pessoas dançarem até a madrugada.
Nice, França
Os foliões de Nice, na França, invadem o calçadão na orla da cidade (chamado Promenade des Anglais). Assim como no Brasil, diversos carros alegóricos, músicos e dançarinos marcam presença nas ruas e festas.
Barranquilla, Colômbia
Na Colômbia, Carnaval não é só coisa de adulto. As crianças se divertem muito nas apresentações pré-carnavalescas com fantasias divertidas e bem coloridas.
Santa Cruz de Tenerife, Espanha
Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Ilhas Canárias, segue uma velha receita de sucesso: o Carnaval brasileiro.
A ilha espanhola esbanja ritmo e espetáculo, chegando a ser um dos Carnavais mais famosos do mundo.
Montevidéu, Uruguai
Se o Uruguai também esperasse terminar o Carnaval para começar realmente o ano, como se diz aqui no Brasil, as coisas por lá iam ser bem mais lentas. Isso porque o Carnaval uruguaio dura 40 dias! É o Carnaval mais longo do mundo. Grupos carnavalescos desfilam pelas ruas de Montevidéu e o público acompanha tudo torcendo pelo seu preferido. Além de blocos que dançam no ritmo afro-uruguaio. Que festa, hein?
É isso aí. Tem Carnaval para todos os gostos, idiomas e culturas. Não é a toa que é considerada uma das maiores festas do mundo. Gostou? Então já comece a planejar o seu Carnaval do ano que vem!