Londres é uma megalópole que fervilha de gente do mundo inteiro. É a maior cidade não só da Europa Ocidental, mas da União Europeia. A população total da região metropolitana é de 14 milhões de habitantes, mas a chamada Grande Londres tem cerca de 8 milhões.
A região de que vamos falar hoje é o centro de Londres, que concentra bairros – ou distritos, como eles dizem – vibrantes e sensacionais, alguns dos quais você certamente já ouviu falar. É no centro de Londres que você vai encontrar algumas das atrações mais famosas de Londres, como a London Eye, aquela roda gigante futurista à beira do rio Tâmisa, o relógio arquitetônico mais célebre do mundo, o Big Ben, o palácio de Westminster e o palácio de Buckingham, o Museu Britânico, a Torre de Londres, o Green Park, ufa, e muitos outros. Você pode pegar umas dicas sobre a região aqui neste post da Bruna Vieira, do blog Depois dos Quinze.
Vamos ver alguns distritos em destaque, que merecem a sua visita caso você seja o felizardo ou felizarda em visita à capital da Inglaterra.
Distrito de Bloomsbury
É aqui que você vai encontrar o Museu Britânico, a Universidade de Londres e muitas casas, parques e edifícios históricos. Trata-se de uma área que se tornou célebre por grandes escritores da virada do século.
City of London
“The City”, como é conhecida, não é uma cidade, mas um distrito que tem esse nome que causa alguma confusão. É a região de Londres onde ficavam as antigas muralhas da época romana, e onde hoje está instalado o centro financeiro da cidade.
Covent Garden
Uma das áreas mais importantes para compras e lazer. Além disso, se você gosta de teatro não deixe de visitar, pois vai encontrar vários deles, lindos, nessa área.
Leicester Square
Já ouviu falar de Piccadilly Circus? E Trafalgar Square? Talvez Chinatown. Pois é. Esses e outros points de visitação praticamente obrigatória ficam aqui, em Leicester Square, onde você vai encontrar também a maior concentração de teatros e cinemas.
Mayfair-Marylebone
Alguns dos bairros mais ricos da parte oeste do centro de Londres e a maioria das melhores ruas para bater perna e fazer aquelas comprinhas ficam aqui.
Notting Hill-North Kensington Famoso pela comédia romântica com Hugh Grant e Julia Roberts, Notting Hill tem um mercado muito movimentado, um carnaval mundialmente famoso e uma diversidade de etnias e povos muito bacana de se ver.
Soho
Imperdível, o Soho apresenta uma grande concentração de restaurantes sofisticados e da moda, cafés, clubs, jazz bars e uma movimentada cena gay.
South Bank
Pronto! Aqui, chegamos ao local onde fica a London Eye, a roda-gigante que é gigante mesmo e dá pro Tâmisa, além de ter vistas lindas da cidade e mais teatros.
South Kensington-Chelsea
Lojas de departamento chiques, o imperdível Hyde Park, muitos museus e a King’s Road – rua que tirou esse nome da época em que era de fato uma rua para uso exclusivo do rei – esperam por você em South Kensington. Uma opção muito recomendada.
Westminster
É onde você vai encontrar a sede do governo e um desfile interminável de locais históricos e de interesse cultural, como o Palácio de Buckingham, o Palácio de Westminster e a Abadia de Westminster, e o Big Ben.
E aí, animou? Entre em contato com a gente e, quem sabe, as próximas fotos do blog não serão as fotos do seu passeio por Londres?