CI, porta de entrada para o mundo

Fazer um intercâmbio ou um mochilão não só é uma oportunidade fantástica como também é uma das experiências que a CI mais valoriza e mais fica feliz em proporcionar. Nestes 23 anos apresentando o mundo para jovens e adultos, a CI fez amigos e ganhou colaboradores apaixonados pelo mundo e por viagem. É o caso do Eber Santos, que ganhou um concurso cultural promovido pela CI em 2007, fez um mochilão pelo Reino Unido e Irlanda e voltou para o Brasil disposto a fazer daquilo sua via. E fez. Mais detalhes dessa e de outras histórias você lê abaixo.

Caia no Mundo: Como funcionava o concurso cultural que você ganhou e que te levou para o intercâmbio?
Eber Santos: Os participantes do concurso deviam relatar em no máximo 140 caracteres uma experiência de viagem para concorrer a um mochilão pelo Reino Unido e República da Irlanda. Escrevi sobre o mochilão que eu tinha acabado de fazer da Grécia até o Marrocos. O concurso teve 1000 participantes, mas apenas 1 pessoa seria premiada. Fui o sortudo!

CnM: Qual a melhor experiência do período que você passou fora?
Eber: Foi o meu primeiro mochilão sozinho. A melhor experiência foi quando escolhi um lugar remoto no norte da Escócia para acampar. Eu queria fugir do roteiro batido. Li no guia de viagens que na ilha de Skye havia a cadeia de montanhas mais bonita do Reino Unido. Pareceu loucura até mesmo para alguns nativos, pois o lugar era muito afastado da civilização, uma região montanhosa de difícil acesso. A beleza do lugar compensou todo esforço e ainda por cima cheguei na semana de inauguração de um albergue super equipado no início da cadeia montanhosa. Fui o primeiro hóspede e o primeiro brasileiro a assinar o livro.

CnM: Como isso interferiu na vida que você levava no Brasil? No que isso te mudou?
Eber: Essa viagem foi o teste que eu precisava passar para ter certeza que como mochileiro eu não tinha mais fronteiras. Desde a primeira viagem para o exterior eu já havia determinado que queria lidar com viagens pelo mundo nos anos seguintes. Cada pessoa tem uma reação diferente quando exposto a uma ou mais viagens pelo exterior. Após essas experiências, hoje o que me atrai são viagens engajadas com causas humanitárias que é também o foco do livro que lançarei no próximo ano após a viagem pelo Quênia.

CnM: Com o que você trabalhava até virar consultor da CI? Como foi decisão de trocar de emprego?
Eber: Trabalhei dos 15 aos 23 anos numa indústria de produção de embalagens de vidro. A decisão de trocar de emprego veio após a minha formação em mecatrônica. Vi que aquele não era o ambiente onde eu queria passar a minha vida. Foi neste momento que fiz economias e realizei uma viagem de mochilão pelo exterior e decidi que era o momento de migrar para uma área que me desse mais contato com o aprendizado com o mundo.

CnM: Quando surgiu a ideia de ter um blog dentro do site de CI? Sobre o que você escrevia e como tu lembra da oportunidade e do espaço?
Eber: Nunca fui blogueiro. O blog foi uma exigência do concurso. Eu deveria relatar todas as experiências durante o mochilão. No início foi meio assustador, mas a oportunidade não poderia ter sido melhor. Eu escrevia sobre todos os acontecimentos do dia, sobre minhas impressões, sensações e planos para o resto da viagem. Lembro que muita gente começou a comentar os posts e no final meu MSN já passava dos 1200 contatos adicionados. Muitas pessoas disseram que não conheciam esse estilo de viagem e nem que isso seria possível para elas. Foi um divisor de águas. Até hoje tenho ótimos amigos que conheci através do blog.

CnM: Quando foi o ponto de virada de deixar de ser intercambista e passar a ser consultor da CI?
Eber: Minhas viagens sempre me levaram para essa área. Foi algo natural. Eu me identifico falando sobre cursos e viagens pelo mundo. Essa é a minha verdade.

CnM: O que você diria sobre intercâmbio para quem quer embarcar nessa experiência?
Eber: Tendo a oportunidade, faça! Se puder forçar-se a sair do conforto, melhor ainda!

CnM: Que lugar do mundo ainda te falta conhecer?
Eber: Muitos. Oceania, África Central, norte da Ásia e da América. Além dos pólos, claro. =D

Para quem quiser conhecer as aventuras do Eber pela Europa, basta acessar o blog que ele manteve no site da CI durante a viagem.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.