Cidade do Mês – Manchester

Em Manchester você estará visitando nada mais, nada menos que a primeira cidade do mundo a se industrializar. Manchester esteve na vanguarda da Revolução Industrial no século 19. Estamos falando da cidade que liderou a manufatura têxtil mundial com os revolucionários teares mecânicos, e que, desde 2007, é a economia que cresce mais rapidamente no Reino Unido, com investimentos internos comparáveis apenas aos de Londres.

Foi também em Manchester onde foi erguida a primeira estação ferroviária do mundo e onde os cientistas conseguiram pela primeira vez a fissão nuclear. Ao visitá-la, prepare-se para dividir espaço com muitos estrangeiros: é a terceira cidade mais visitada do Reino Unido em se tratando de turistas de outros países, atrás apenas de Londres e Edinburgo.

Hoje, o antigo e o moderno dividem espaço na cidade, com estilos arquitetônicos bem diferentes, desde o vitoriano até o contemporâneo, sendo muito comum encontrar as clássicas construções de tijolos vermelhos.

Música – Berço de bandas clássicas

E Manchester não se cansa nunca de ser especial. Quer apostar como você conhece a maioria das bandas que surgiram na cidade? A gente vai ganhar a aposta, pois entre essas bandas estão Oasis, The Smiths, New Order e Joy Division. Demais, né? Além disso, também são de lá bandas indie dos anos 1980 como Happy Mondays, Inspiral Carpets e The Stone Roses. Esses grupos emergiram da cena que ficou conhecida como “Madchester”, que por sua vez girava em torno do lendário nightclub The Haçienda (que foi fechado nos anos 90).

Outros nomes célebres que surgiram em Manchester, desta vez nos anos 60, incluem The Hollies, Davy Jones dos Monkees e os Bee Gees. Como não podia deixar de ser, a cidade tem importantes locais de concertos, como a Manchester Arena, com mais de 21 mil assentos, a maior casa desse tipo na Europa, eleita Sala Internacional do Ano em 2007. É a sala de concerto fechada mais movimentada do mundo em termos de público, à frente do Madison Square Garden, de Nova York, e da O2 Arena, de Londres.

Parques de Preservação

Existem Parques Naturais que você pode visitar, um passeio que vale a pena pelo sabor bucólico a que você tem acesso tão perto da cidade. Um dos destaques é Blackleach Country Park, um santuário com impressionantes 50 hectares. Ideal para passear, fazer piqueniques, andar de bicicleta, pescar, dar comida para os patos ou apenas observar a vida selvagem. Outro destaque é o Animal World, onde você vai encontrar uma grande variedade de bichos, desde animais de fazenda, até esquilos e aves exóticas.

O Moss Bank Park tem ainda outras atrações, como áreas para as crianças brincarem, um ferrorama gigante, um parquinho infantil e quadras de tênis. A cidade inteira tem 135 parques, jardins e passeios públicos.

 

O incrível aeroporto de Manchester

Estamos falando do terceiro aeroporto mais movimentado do Reino Unido e o maior fora de Londres. Daqui partem voos para mais destinos ao redor do mundo – incluindo Europa, América do Norte, Caribe, África, Oriente Médio e Ásia – do que estão disponíveis partindo de Heathrow, em Londres. Apesar de ser um aeroporto regional, hoje em dia está incluído numa categoria especial, “Category 10”, que reúne um pequeno grupo de aeroportos de elite capazes de receber aeronaves como o gigante Airbus A380 e o Boeing 747-8. É o único aeroporto do Reino Unido, além de Heathrow, capaz de receber o Airbus A380.

Além de toda essa tecnologia e infraestrutura impressionantes, você ainda poderá visitar o Concorde, o mais veloz jato comercial da história, de fabricação francesa, que saiu de linha em 2003 e tem um exemplar mantido em exibição no aeroporto.

Trens e transporte na cidade

A cidade de Manchester conta com uma excepcional rede ferroviária. Manchester Piccadilly foi a estação de trem mais movimentada da Inglaterra, tirando Londres, até 2007. As ferrovias de Liverpool e Manchester foram as primeiras linhas férreas de passageiros do mundo. A cidade é ainda o centro de uma enorme malha ferroviária que cobre todo o país e conta com duas grandes estações: Piccadilly e Victoria.

Já as linhas de ônibus são uma das maiores fora de Londres, com mais de 50 empresas atendendo toda a região da Grande Manchester. Além disso, a empresa First Manchester opera um serviço de ônibus com tarifa zero chamado Metroshuttle, que transporta os habitantes e trabalhadores entre os distritos dentro de Manchester.

Os Canais da Revolução Industrial

Parte da herança da Revolução Industrial, a cidade é cortada por uma grande rede de canais que serviam aos propósitos produtivos e de transporte da época. Hoje, a população usa os canais para lazer apenas.

Teatros e vida cultural

A vida cultural da cidade é incrível, com muitos teatros, óperas e salas de dança, e existem diversas opções para grandes apresentações, como o Manchester Opera House, que acomoda produções de grande porte, o Palace Theatre e o Royal Exchange Theatre, situado numa antiga instalação de processamento de algodão.

Futebol

Claro que não podíamos deixar de fora desse post os dois importantes clubes de futebol da cidade: o Manchester City e o Manchester United, com o seu estádio, Old Trafford, de codinome “Teatro dos Sonhos”, ocupando o lugar de segundo maior da Inglaterra, atrás apenas do estádio de Wembley.

Museus

Os museus de Manchester são ricos na história romana e em seu papel na Revolução Industrial, com destaque para a história da indústria têxtil, do movimento sindical e do voto feminino, além de se dedicarem também ao futebol, que, como sabemos, é invenção inglesa e tem lugar especial na cidade.

Uma parte restaurada do forte romano Mamucium é aberto ao público em Castlefield, e o Museum of Science and Industry, cujo prédio era a antiga estação ferroviária da Liverpool Road, tem uma belíssima coleção de locomotivas a vapor, maquinário industrial e aviões.

O Museum of Transport tem uma vasta coleção de ônibus e bondes históricos. E em Trafford Park, no distrito vizinho de Trafford, fica o Imperial War Museum, com sua coleção sobre armamentos. Por fim, tem o Manchester Museum, que existe desde os anos 1880 e é famoso por sua coleção sobre o Egito e história natural.

Vida noturna

A vida noturna de Manchester é incrivelmente rica, e cresceu ainda mais a partir de 1993 graças aos investimentos que as cervejarias fizeram nos bares, pubs e clubs, que contaram também com a ajuda do próprio poder público. São mais de 500 estabelecimentos no centro da cidade, com capacidade para atender 250 mil visitantes, sendo que de 110 a 130 mil pessoas visitam a região numa típica noite do fim de semana. A economia da vida noturna de Manchester movimenta cerca de 100 milhões de libras e 12 mil empregos.

Foi essa vida noturna que apareceu no filme “24 Hour Party People”, lançado em 2002, e que contava a incrível vida musical de Manchester de 1976 a 1992.  Nada mal, hein? Portanto, prepare-se para conhecer as cervejas da região!

Gay Village

As casas que ficam na Canal Street são famosas pela clientela gay pelo menos desde os anos 1940 e hoje são o centro da comunidade gay de Manchester. É lá que foi instalado o primeiro supermercado gay do Reino Unido. Com a abertura de novos bares e clubes, a região atrai cerca de 20 mil visitantes por semana e  recebe o Manchester Pride, um festival popular, desde 1991.

Para terminar, vamos destacar alguns vídeos sobre atrações e passeios para se fazer em Manchester, algumas das quais ainda não falamos neste post. Esperamos que curtam e programem um passeio maravilhoso por essa cidade tão cheia de história e vida.

O Bar Summer House

Neste vídeo, você tem uma visão privilegiada de um bar típico numa praça típica: a Exchange Square, um local super agitado, preparado para receber os visitantes a partir de 2012.

Tour no ônibus de dois andares aberto

Uma divertida visão sobre o serviço de passeio nesse ônibus aberto por importantes pontos turísticos da cidade.

Museum of Science and Industry (MOSI)

Um convite para visitar o Power Hall, que possui uma das melhores coleções do mundo sobre máquinas a vapor e locomotivas ainda em funcionamento.

E então, se animou a conhecer Manchester? Pois não deixe pra depois, entre no site, Fale com a CI e comece a planejar hoje mesmo a sua viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.