Cidade do Mês – Québec!

Eba! Maio chegou e com ele mais uma Cidade do Mês. A sortuda da vez é a charmosa Québec, no Canadá. Pronto para passear pela cultura, costumes e alguns dos lugares mais legais de lá? Então sobe aí e vambora. 😉

Mas Québec não é uma província?

Também. Inclusive é a maior do Canadá e segunda mais povoada do país. Mas são coisas diferentes, ok? Temos a província de Québec e a cidade, elas apenas têm o mesmo nome. É parecido com o que acontece aqui no Brasil com os estados e cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  Entendeu? Assim como nos exemplos brasileiros, a capital de Québec ganha o mesmo nome de sua província, sendo chamada de cidade de Québec (ville de Québec em francês e Québec city em inglês).

Cidade nova e cidade velha

Quebec é dividida em duas partes: a cidade nova e a cidade velha. A cidade velha, fundada em 1608, abriga as principais atrações para os amantes de história e arquitetura, sem falar que esbanja o charme francês. Ela é dividida entre a Haute Ville (cidade alta) e Basse Ville (cidade baixa), mas essa separação é simplesmente para organização geográfica, pois as duas são conectadas por um bonde que facilita muito o deslocamento. O trajeto do bonde também leva a  muitas atrações, como a igreja Notre-Dame-des-Victoires, o Morrin Centre ( a primeira prisão da cidade, que conta com mais de 200 anos de história) o Musee de la Civilisation, para quem gosta de entrar em contato com as raízes dos lugares e muito mais. A parte velha de Québec é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A cidade nova nasceu entre 2000 e 2002, quando o governo da Província de Quebec resolveu unir 12 comunidades com a cidade velha de Quebec, quase triplicando a população e aumentando seu tamanho mais de cinco vezes!

 Mas lá todo mundo só aprende francês?

 O sistema público de educação da cidade de Quebec é bilíngue, possui escolas que ensinam primariamente em francês (que compõem a grande maioria do sistema escolar da cidade) e também tem instituições de ensino que usam o inglês. Mas Québec é oficialmente uma cidade de língua francesa.

Só tem gelo em Québec?

Nada disso. Québec é uma cidade de inverno rigoroso, mas não significa que eles não tenham versão e adorem aproveitar o calor. Inclusive, como na maioria dos países frios, lá eles aguardam ansiosamente pelo verão, quando a cidade se  anima e se enche de programas! Olha esse vídeo que resume o que rola em Québec nesta estação:

Animou? Então você vai pirar quando ver os festivais que rolam por lá no verão:

O verão é ótimo, mas quando o inverno chega, Québec fica muito fria e cheia de neve o dia todo. Daí você pensa: ahhh que preguiça, deve dar vontade de ficar trancado em casa até o tempo melhorar e a cidade voltar à ativa. Nada disso! Eles se divertem na neve de todas as maneiras possíveis. O gelo se tornou parte do cotidiano e eles usaram a criatividade para aproveitá-lo. Olha algumas maneiras de se divertir no clima gelado com esportes, passeios e paisagens maravilhosas:

Aproveitando que estamos falando de gelo, você conhece o Hôtel de Glace? É um hotel de gelo que fica em Québec! O lugar é inacreditável. Por dentro, é toooodo feito de gelo, inclusive os móveis, como sofá e a cama. Calma, claro que você não vai dormir em um bloco de gelo, eles colocam um colchão em cima e umas peles para deixar pelo menos confortável. Lá, você pode se deliciar com alguns drinks gelados que, claro, também são servidos em copos feitos de gelo. Quer saber o mais incrível? O hotel só funciona entre janeiro e março, depois ele e destruído e reconstruído no inverno seguinte. Surreal, né?

Culinária

Por ser uma cidade colonizada por franceses, é de se esperar que a culinária francesa reine por lá. O que muda é o toque americano que os pratos ganharam, criando uma culinária sofisticada e popular ao mesmo tempo! Alguns dos pratos mais famosos são o Poutine, o frango gaulês, as carnes de cervo, codorna, ganso, veado, ema, cordeiro, mexilhão e salmão. Além dos tradicionais bistrôs franceses, dá para achar cantinas italianas e casas de comida contemporânea.

Algumas sugestões? Oui! Primeiro alguns lugares com culinária típica de Québec, como o Restaurant Café de Paris, que oferece um menu baseado na gastronomia francesa, o bistrô Les Délices de l’Érable e o Aux Anciens Canadens, construído na casa mais antiga de Québec (1675). Quanto a culinária canadense, algumas sugestões são Le Relais des Pins serve pratos bem tradicionais ao som de música folk, e o Cabane à sucre Leclerc, um dos queridinhos dos turistas devido ao seu clima superacolhedor e canadense.

Vamos às compras!

Não deixe de passar pela Rue Saint-Jean, lá é o grande centro comercial com prédios antigos e muito charme! Se você está procurando por algo diferente, visite uma  loja de roupas medievais chamada Les 3 Tours, ela fica no número 1124. As roupas de lá têm um charme antigo que cabe na moda atual, você encontra até mesmo vestidos de noiva e, claro, algumas peças que são a cara daquela época. Na Place d’Armes você encontra antiquários e galerias maravilhosas. São opções para todos os gostos!

Você pode ver um pouco destas dicas e várias outras neste vídeo aqui:

Quero uma experiência diferente. O que a CI sugere?

 Imagine que mágico conhecer os primeiros povos que habitaram a região antes dos colonos franceses. Wendake, uma cidadezinha histórica, mostra a vida da tribo Wendat, que viviam aos redores de Québec há centenas de anos atrás. A vila foi reconstruída de acordo com objetos encontrados por historiadores e lendas passadas de geração para geração. Você vai se sentir em um filme de bang bang, mas sem o bang bang. Vale fazer um passeio com guia para conhecer de perto as tradições como danças típicas, histórias e contos da tribo, além de passar por restaurantes que servem comida Wendat, lojas com souvenirs e um museu que mostra tudo sobre a cultura de Wendake.

Claro que isso é só um pouquinho do que Québec tem a oferecer. Há ainda as atrações principais, que você pode encontrar no site da CI e muitas dicas neste site oficial do Turismo de Québec. Lá você fica sabendo do que vai rolar na cidade durante o período que estiver na cidade, sugere atrações de acordo com o perfil do seu acompanhante para vocês montarem um roteiro que agrade os dois, além de algumas ofertas bem legais.

Sabe de mais dicas superlegais de Québec? Conta para gente!

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.