Coisas que os brasileiros sentem falta no intercâmbio e como se adaptar

O dia do embarque para o intercâmbio finalmente chegou! Você não vê a hora de conhecer o país que será a sua casa por algum tempo, encontrar as pessoas, explorar cada pedacinho da vizinhança… São tantas coisas na lista, né?

Muitos viajantes são firmes ao dizer que estão tranquilos em relação à saudade, que o importante é cair no mundo! Mas temos certeza que, uma hora ou outra, vai bater aquela vontade de comer a melhor sobremesa da sua mãe ou conversar com os seus amigos.

E tem umas coisas que todo mundo tem saudade, mesmo que não sejam grandes fãs quando estão no Brasil! Duvida? Então olha só quanta coisa os brasileiros sentem falta durante o intercâmbio. Aproveitamos pra te dar algumas dicas de como sobreviver sem elas!

  1. Casa

A nossa casa sempre tem um ar especial, que parece abraçar a gente. E não tem lugar no mundo que é mais a sua cara do que o seu quarto, né? Além da tranquilidade que ele passa, muita coisa vai fazer falta, como o conforto da sua cama, a rotina do dia a dia e até aquela baguncinha que a sua mãe vive pedindo pra você arrumar!

Dica: leve daqui algum objeto que você gosta muito para decorar o seu novo quarto ou usar sempre, como um chaveiro. E não esqueça de trazer outro item especial quando voltar, hein? Assim, você sempre terá a lembrança desses dias longe de casa.

  1. Família

Falando em mãe, é claro que você vai sentir muita saudade da sua família e do tempo que passam juntos, inclusive das festas que reúnem todo mundo. Ai que saudade daquela tia que fica perguntando dos namoradinhos! E o seu bichinho de estimação? Será que ele vai perceber que você está fora? A resposta é sim, ele estará tão ansioso pra te ver quanto você. <3

Dica: hoje ficou bem mais fácil matar essa saudade, né? Basta uma mensagem de áudio, uma foto ou um vídeo para contar sobre as suas novas descobertas e ter notícias do Brasil. Só não vale ficar vidrado na telinha do celular sem curtir a viagem, combinado?

  1. Comidas e bebidas

O momento das refeições é um dos mais sofridos pelos intercambistas, claro. Como superar um café da manhã que tem café com leite e pão na chapa? Ou a combinação perfeita de arroz com feijão que tanto lembra a nossa casa? A lista é imensa, prepara: pão de queijo, pastel, brigadeiro, churrasco, paçoca e por aí vai. Até das frutas você vai sentir falta, já que aqui elas são muito mais fresquinhas e gostosas.

Dica: muitas metrópoles já têm mercados e restaurantes brasileiros para os viajantes matarem as saudades do Brasil. E o melhor é que, em geral, os donos também são brasileiros! Então você vai realmente sentir o gostinho de casa. 🙂

  1. Amigos

Você sabe que é só por um tempo, mas não tem como não ficar um pouco triste sem os amigos por perto, né? Você vai sentir falta das conversas malucas, dos papos mais sérios e, claro, das milhares de piadas internas!

Dica: uma das melhores partes do intercâmbio é fazer novos amigos, então, aproveite esse momento pra se jogar e curtir muito a sua nova turma. Quanto mais amigos na vida, melhor! E quando bater a saudade do Brasil, é só mandar aquele áudio imenso que só o seu melhor amigo ouve. 😛

  1. Costumes

Fala a verdade, nada supera as nossas brincadeiras e gírias. Tem hora que só um “Eita!” ou aquele “Mano do céu!” conseguem dizer tudo o que a gente pensa! Também não dá pra esquecer dos nossos famosos memes. Na internet não tem pra ninguém, o Brasil dá de dez em todo mundo! E como passar tanto tempo longe das nossas festas? Nossa, que difícil ficar sem o Carnaval e a Festa Junina. 🙁

Dica: já pensou explicar as nossas expressões pra um amigo falando outro idioma? Isso é que é desafio! Com certeza você vai se divertir muito tentando explicar “Chorar as pitangas”, “Fim da picada” e “Viajar na maionese”. E o mais legal é que você vai acabar aprendendo expressões tão estranhas quanto as nossas, não importa o destino. Ah, e não deixe de participar das festas típicas do país onde estiver. Imagina a quantidade de doces que você vai poder comer no Halloween!

Já fez intercâmbio e se identificou com a nossa lista? Conta pra gente do que mais você sentiu falta lá fora! Ah, está de malas prontas pra embarcar? Então diz aí o que você acha que vai fazer muita falta durante a viagem. 😉

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.