Comemorações de Ano Novo ao redor do mundo

Feliz Ano Novo! É hora de comemorar o início de um novo ciclo, que sempre inspira desafios e oportunidades para viver momentos ainda melhores que os do ano anterior!

Aqui no Brasil, muitas pessoas adoram passar o Réveillon no litoral, curtindo a brisa do mar e os fogos de artifício na beira da praia. E ainda tem um monte de superstições pra fazer na hora da virada! Quem nunca pulou as sete ondinhas, comeu uvas, romãs ou lentilha para um ano de fartura  e vestiu branco para atrair paz e bondade?

As comemorações de Ano Novo variam bastante ao redor do mundo, já que levam em conta a cultura de cada região, principalmente os hábitos antigos e a religião praticada pela população.

Partiu conhecer um pouco sobre as tradições de Réveillon em outros países? 🙂

Austrália

A noite de Ano Novo australiana não é tão diferente da brasileira, com fogos e muita festa. Como também é verão no país, as pessoas preferem atividades ao ar livre, como cinema e um bom barbecue. A ceia para celebrar a virada inclui muitos frutos do mar preparados na churrasqueira.

E olha só que legal: as crianças não precisam sofrer esperando até a contagem regressiva oficial para ver os fogos de artifício, já que há um show só pra elas às 21h. Demais, né? O espetáculo tradicional é um dos mais bonitos do mundo e fica mais especial por ser um dos primeiros do mundo!

China

O país comemora o Ano Novo mais tarde que os países do ocidente porque os chineses seguem um calendário que considera as fases da Lua, além da posição solar. Por isso, a virada do ano nunca cai no mesmo dia e pode acontecer desde o final de janeiro até o final de fevereiro. A tradição também dedica cada novo ano a um dos doze animais do horóscopo chinês.

Em 2019, o Ano Novo chinês será celebrado no dia 5 de fevereiro e o animal deste ano é o porco, que traz muitas mudanças e preza pela paciência. Os chineses apostam na combinação de vermelho e dourado, principalmente para a decoração de casas e ruas. As festas são lindas, com muitos fogos de artifício e desfiles para afastar espíritos ruins e atrair boa sorte.

Escócia

Para os escoceses, o Ano Novo é considerado mais importante que o Natal, com festas que duram de três a cinco dias! A celebração é chamada Hogmanay e tem desfiles de gaiteiros e dançarinos típicos na principal rua de Edimburgo. O famoso castelo da cidade é palco da queima de fogos, que marca o início do novo ano.

Uma das tradições do Hogmanay é limpar a casa para receber o ano novo. E como o fogo tem um papel importante nessa data, tanto para esquentar a casa durante o inverno quanto para promover uma renovação espiritual, é comum levar um ramo de zimbro aquecido pelos cômodos para renovar as energias.

Rússia

Assim como na Escócia, os russos também celebram a chegada do Ano Novo de forma mais empolgada que o Natal. Isso acontece porque, na verdade, eles não comemoram o Natal no dia 25 de dezembro, apenas no dia 7 de janeiro. Apesar do frio, a Praça Vermelha, em Moscou, recebe muitos locais e turistas para ver os fogos de artifício e todas as decorações festivas dessa época.

Seguindo o antigo calendário ortodoxo, há outra data para festejar a virada de ano: 14 de janeiro. Nesse dia, as pessoas costumam ficar em casa, com suas famílias, participando de tradições folclóricas, que incluem cantigas e um belo banquete com comidas típicas.

Japão

O Japão é muito conhecido por sua cultura ancestral, repleta de simbolismos e reflexões. E é claro que isso não seria diferente no final do ano, né? Os japoneses se preparam durante todo o mês de dezembro para esse dia tão especial, enviando presentes e cartões-postais para pessoas queridas. Os postais são tão tradicionais que o país já chegou a enviar mais de 2 bilhões de cartões nessa data!

Na noite do dia 31 de dezembro, ao invés dos fogos, os templos budistas celebram a chegada do ano novo com 108 badaladas. A última delas acontece justamente à meia-noite, no momento exato da virada. As badaladas representam os desejos mundanos do homem e o ritual dos sinos purifica o espírito para o novo ano.

Tailândia

E que tal a celebração refrescante do povo tailandês? O Songkran é conhecido como o Festival das Águas e acontece no dia 13 de abril. Oficialmente, a comemoração dura três dias, mas em cidades grandes, como Bangkok, as festas podem durar até uma semana!

De acordo com a tradição religiosa, a água vem para purificar o ambiente e a alma das pessoas. Assim, é costume limpar e lavar as casas para eliminar todas as impurezas do ano anterior. Os mais novos lavam as mãos dos mais velhos com água de lavanda e as imagens de Buda também são lavadas com água perfumada para celebrar o novo ano.

Para completar as festividades com muita diversão, as pessoas resolveram brincar com água pelas ruas das cidades tailandesas. Vale de tudo um pouco: mangueira, balde e até armas de brinquedo! Ou seja, prepare-se para ficar ensopado durante a comemoração! 😉

E você, como celebrou a chegada de 2019? Aproveita pra contar aqui nos comentários em qual desses países você gostaria de comemorar o Ano Novo!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.