Comidas típicas da Inglaterra: café da tarde inglês

15 comidas típicas da Inglaterra

Você conhece a culinária da Inglaterra? Fique com a gente e descubra que a cozinha inglesa vai muito além do tradicional chá das cinco com biscoitos. 

Desconhecida para muitos, e às vezes com má fama, a culinária inglesa é frequentemente injustiçada. Cercada por países como França, Portugal e Itália, reconhecidos pela riquíssima tradição culinária, a cozinha inglesa pode ficar ofuscada pela excelência dos pratos dos países vizinhos. Contudo, vale a pena conhecer a apaixonante tradição culinária da Inglaterra.

As comidas típicas da Inglaterra ajudam a aquecer e a sentir mais conforto e aconchego nos dias cinzentos, tão comuns no país. Saiba mais a seguir! 

15 comidas típicas da Inglaterra

Os pratos da culinária inglesa frequentemente são elaborados à base de embutidos, como salsichas, linguiça e presunto, e também batatas. A explicação é simples: devido à industrialização, o acesso a ingredientes frescos foi prejudicado. Assim, os ingleses começaram a consumir esses tipos de alimentos, que não exigem refrigeração. 

A cozinha típica da Inglaterra é originária de várias regiões do país, por isso é tão cheia de nuances e sabores. Sem falar que Londres é marcada pela diversidade e pelo multiculturalismo: estando na cidade, você poderá apreciar a culinária de praticamente qualquer lugar do mundo. 

A gastronomia da Inglaterra, apesar de não ser tão famosa mundialmente como a italiana ou a francesa, é bastante rica e diversificada. Separamos a seguir os 15 pratos que você não pode deixar de provar quando visitar a terra da rainha. 

Chá da tarde

Visão aérea do chá da tarde, uma das comidas típicas da Inglaterra.

Vamos começar pelo clássico dos clássicos? Todo mundo conhece a tradição: à tarde, na Inglaterra, deve-se parar o que está fazendo para tomar um chá (que pode ser puro ou com leite e açúcar) e seus deliciosos acompanhamentos, como biscoitos ou croissant.

A tradição do lanchinho no meio da tarde, composto por chá, pães, biscoitos e outras guloseimas já existia em Portugal há bastante tempo. Mas conta a história que foi Anna Maria Russell, a duquesa de Bedford, que levou o costume para a Inglaterra. Durante aquela fome que bate entre o almoço e o jantar, a nobre sempre pedia para ser servida de uma bandeja de chá e lanchinhos. 

O costume permaneceu, mas os horários não são tão rígidos quanto os do imaginário popular. E a variedade também é bem grande: em Londres você pode saborear o chá em qualquer horário, e em diversos estilos. Tem chá para todos os estilos e bolsos.

Fish and chips

O prato fish'n chips separado em um isopor.

 

Outro clássico inglês, quase tão conhecido quanto o chá. Há uma estimativa que na Inglaterra são vendidos nada menos que 382 milhões de fish and chips todos os anos! 

O sucesso do prato está justamente em sua simplicidade: é apenas peixe empanado (em geral, bacalhau ou haddock, temperado com sal e vinagre de malte) acompanhado de batatas fritas. 

O Fish and chips é uma comida rápida, vendida em barraquinhas. Para você ter ideia da despretensão dessa comidinha, ela era tradicionalmente servido em folhas de jornal (e até hoje ainda é possível encontrar lugares em Londres que o vendem assim). Além das barraquinhas de rua você ainda pode comer o Fish and chips em restaurantes ou nos pubs espalhados pelo país. 

Full English Breakfast (Café da manhã inglês) 

Café da manhã inglês completo visto de cima.

Também chamado de Fry up, não é exatamente o café da manhã recomendado pelas nutricionistas, pois é um prato bastante pesado, com muita fritura. Contudo, é muito apreciado pelos londrinos e turistas que passam por lá. 

A iguaria tem linguiça, black pudding (uma espécie de chouriço, é feito com banha e sangue de porco), ovo frito, tomate frito ou grelhado, bacon (que é mais suculento do que o geralmente consumido no Brasil), cogumelos refogados e feijão assado com molho de tomate, tudo isso acompanhado por uma bela torrada. 

O café da manhã inglês tradicional geralmente é reservado para os fins de semana, para curtir momentos juntos em família. Hoje em dia, com a constante falta de tempo e a preocupação com a alimentação saudável, os ingleses deixam para apreciar o café da manhã tradicional inglês apenas em ocasiões especiais.

Mas apesar de ser muito consumido nas casas, você também pode aproveitar o Fry up em restaurantes, pubs e hotéis. Há estabelecimentos que servem o prato durante todo o dia, e é comum que o café da manhã inglês substitua o almoço. Também é um prato bastante versátil, em Londres você pode encontrá-lo nos locais mais simples e nos mais caros também. 

Scones

Scones em um prato preto, com um copo de cerveja ao fundo.

Os scones são pãezinhos rápidos (ou quick breads, como são conhecidos os pães que não levam fermento biológico em sua formulação). São bastante consumidos como acompanhamento para o chá da tarde. 

Não são muito doces e geralmente são servidos com geleia de morango e clotted cream (um tipo de nata, consistente como manteiga e um pouquinho amargo). Em algumas versões da receita, os Scones ganham uvas passas na massa.

Bubble and squeak

Bubble and squeak, uma das comidas típicas da Inglaterra, visto de cima.

Um belo exemplo de reaproveitamento de alimentos: Bubble and squeak são rodelas, parecidas com panquecas, feitas à base de sobras de vegetais cozidos do dia anterior. Geralmente repolho, ervilhas e cenoura. Mas aqui vale a criatividade, pois pode ser usado também cebola, vagem, nabos, tomates…

Esses vegetais são misturados a um purê de batatas, temperados com pimenta e ervas frescas, cortados em rodelas e depois fritos. Geralmente é servido com um ovo frito ou a carne que sobrou do assado do dia anterior. 

O Bubble and squeak é uma das comidas típicas da Inglaterra comum das segundas-feiras, feito com as sobras do farto almoço de domingo. 

Wellington Beef

Beef Wellington, um prato típico inglês, visto de cima em uma tábua de madeira.

Alguns dizem que o primeiro duque de Wellington inspirou o nome do prato, outros que o nome foi dado por um chef inglês. 

Trata-se de um pedaço generoso de carne (geralmente filé mignon) com uma camada de fois gras, envolvida em massa folhada. O filé é servido rosado (mal passado) e com molho de vinho tinto. 

Outras variações para o prato são, ao invés do foie gras, usar presunto parma ou purê de cogumelos. 

Cornish pasty

Cornish pastry, um prato típico inglês.

Também é conhecido como Pasty, Pastie ou British Pasty. Originária na Cornualha, essa delícia se parece bastante com um pastel de forno brasileiro ou uma empanada argentina. 

A massa é elaborada com farinha, recheada com carne, cebola e batatas, e também com swede, que é um tipo de nabo encontrado na Inglaterra. 

Steak and Ale Pie

Steak and ale pie cortada, mostrando o recheio.

Já imaginou uma torta de carne cozida na cerveja? A Steak and Ale Pie é sucesso garantido nos pubs ingleses.

A receita tradicional leva uma massa de torta salgada leve, e um recheio super temperado e encorpado com bacon, queijo, cebola, cenoura, ervas frescas e claro, cerveja escura. 

Yorkshire Pudding (ou Yorkies) 

Yorkshire pudding, uma das comidas típicas da Inglaterra, apresentado ainda na assadeira.

Apesar do nome, não tem nada dos nossos tradicionais pudins brasileiros. São como bolinhos, de massa bem leve: lembra um pouco a massa de suflê. São servidos como acompanhamentos para o prato principal, geralmente cobertos com o mesmo molho.

A receita é super fácil e prática, basta misturar ovos, farinha e leite e colocar no forno, aproximadamente 30 minutos antes do prato principal ficar pronto. 

Shepherd’s Pie

Shepherd's pie, um prato típico inglês, servido em uma assadeira de porcelana.

Esse prato é bem parecido com o escondidinho brasileiro: carne de cordeiro moída e refogada com cebola, coberta com purê de batata, com queijo ralado por cima e levada ao forno para gratinar. Geralmente é servido com pão.

O recheio é incrementado com cenouras e ervilhas, e é uma das comidas típicas da Inglaterra mais populares nas estações mais frias. 

Uma ligeira variação é a Cottage Pie. É a mesma ideia, só que ao invés de carne de cordeiro, usa-se carne de gado. 

Scotch egg

Essa receita pode parecer um pouquinho estranha, mas é muito apreciada na Inglaterra. Apesar de ter “escocês” no nome são consumidos em todas as regiões da Inglaterra. 

O Scotch egg, ou Ovos escoceses, são ovos cozidos com a gema mole, envoltos em carne de linguiça e empanados em farinha de rosca, depois são assados ou fritos. Vale também acompanhar com uma fatia generosa de queijo cheddar ou picles de cebola.

Os ovos escoceses são sucesso total em festinhas e piqueniques, ou mesmo para lanches. 

Ploughman’s Lunch

Ploughman's lunch, uma refeição tipicamente inglesa.

O prato tem esse nome inspirado no almoço dos lavradores porque era a refeição que os trabalhadores do campo levavam em suas marmitas. É uma refeição fria composta por pão, queijo inglês, picles de vários tipos e chutney (uma espécie de geleia temperada com especiarias).  

Eventualmente pode levar também alguma fruta, presunto ou outros frios, salada ou fatias de maçã. 

Esse prato é servido em pubs e pode ter alguma variação em seus ingredientes, como acontece com tantas outras comidas típicas da Inglaterra. 

Victoria Sponge Cake

Victoria's sponge cake, uma das comidas típicas da Inglaterra, apresentada em um prato branco decorativo e frutas vermelhas.

Esse delicioso bolo é um dos acompanhamentos tradicionalmente servidos no chá da tarde inglês. Leva esse nome em homenagem à Rainha Victoria, que não dispensava a guloseima em seu chá da tarde. 

É um bolo com massa bem fofinha, cortado em pedaços pequenos antes de servir,  e recheado de geleia de morango ou framboesa e creme de baunilha. 

Chicken tikka masala

Chicken tikka masala, uma refeição inglesa.

Apesar do nome que nos remete imediatamente à culinária da Índia, trata-se de uma das comidas típicas da Inglaterra (mas que obviamente recebeu forte influência indiana). 

O Chicken tikka masala é um prato à base de frango marinado em curry e iogurte, depois assado e misturado ao iogurte.

Esse prato pode ser servido com arroz jasmim ou naan, um pão indiano achatado.

O Chicken tikka masala possui inúmeras variações em sua receita, simplesmente não existe uma igual a outra. Essa delícia é tão versátil que dá até pra substituir o frango por peixe ou cordeiro, ou ainda fazer uma versão vegetariana do prato, substituindo a carne pelo paneer (uma espécie de queijo indiano). 

Bangers and mash

Bangers and mash, uma das comidas típicas da Inglaterra, uma refeição com purê e linguiça.

Outro prato que preza pela simplicidade, e é mais uma comida inglesa típica dos pubs. Trata-se de salsichão ou linguiça servida com purê de batatas, e muitas vezes pode vir acompanhado de uma porção de ervilhas. 

A linguiça pode ser bovina, suína ou de cordeiro, e vem junto com um delicioso molho acebolado, à base de cerveja e ervas frescas. Como tantos outros pratos tipicamente ingleses, pode ter inúmeras variações. 

E aí, se surpreendeu com as comidas típicas da Inglaterra? Qual delas deu mais vontade de experimentar? Conta para gente nos comentários! 

Veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam trabalhar em outro país aqui no blog da CI

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.