Comidas típicas dos Estados Unidos.

17 comidas típicas dos Estados Unidos

A culinária de determinado lugar é tão particular quanto suas paisagens e pontos turísticos. Por meio dela podemos encontrar histórias, curiosidades e, claro, ter o prazer de nos deliciar com determinada iguaria.

Com os Estados Unidos não poderia ser diferente. Apesar de ser considerado o rei dos fast foods, o país também possui uma culinária bastante característica, mesmo que os próprios americanos tenham construído uma imagem que não mostra exatamente isso para quem é de fora. 

Para desmistificar essa visão distorcida a respeito do país, criamos uma lista com as 17 comidas típicas dos Estados Unidos. Pronto para se surpreender?

Comidas típicas dos Estados Unidos

Mesmo em meio ao bombardeio de informações que incentivam a cultura do fast food, é importante dizer que a culinária dos Estados Unidos é tão rica como a de qualquer outro país. Isso significa que ela possui suas particularidades, diferentes variações e ingredientes que podemos, ou não, encontrar em outros locais do mundo.

Além disso, não podemos esquecer que a história e formação dos Estados Unidos se deu pela migração dos mais diversos povos, vindos de todos os cantos do mundo. Diferentes influências culinárias vieram junto desses processos migratórios, o que pouco a pouco transformou as comidas típicas dos Estados Unidos em um verdadeiro caldeirão cultural – assim como o próprio país, que tem por característica principal ser uma mistura de pessoas de diferentes culturas.

Prontos para embarcar nessa aventura culinária?

Panquecas americanas

Uma das comidas típicas dos estados unidos, as panquecas com melado.

Você já deve ter visto em algum filme, série ou comercial americano um personagem comendo panquecas e cobrindo-as em calda, certo? Pois bem. As panquecas fazem parte das  comidas típicas dos estados unidos.

Ela é bem tradicional no café da manhã e são completamente diferentes das que nós, brasileiros, estamos acostumados a comer no almoço ou no jantar. As panquecas americanas são grossas, servidas em um formato circular, com frutas ou calda.

Torta de maçã

Vista de cima de uma torta de maçã.

Ela não foi inventada nos Estados Unidos, mas é considerada uma das comidas típicas dos Estados Unidos, da família, quase como aquele seu melhor amigo que é muito próximo dos familiares. Por isso, a expressão “tão americano quanto uma torta de maçã” acabou por se popularizar entre os habitantes do país.

Essa torta consiste em uma camada de massa – que pode ser folheada ou então o que se chama de “massa podre”, que nada mais é do que biscoitos triturados misturados com manteiga – recheada com fatias finas de maçã, cobertas com uma mistura cremosa. Isso tudo vai ao forno e depois pode ser servido com uma bola de sorvete de creme. 

Costelas de porco e molho barbecue

 

Costelas de porco ao molho barbecue.

Embora nos Estados Unidos a concepção de churrasco seja um pouco diferente da nossa, as costelas de porco com molho barbecue são muito famosas nesse evento social. Geralmente são servidas com batata frita e muito molho. O prato foi criado em torno de 1861 durante a Guerra Civil.

Com tantos anos de história, é claro que podemos considerar esse prato apetitoso uma das principais comidas típicas dos Estados Unidos.

BrownieBrownie típico americano.

O brownie também virou febre no Brasil. Nas cantinas de faculdade, do trabalho, do colégio ou, até mesmo, com vendedores circulando de um lado a outro, o brownie é um prato típico americano.

Não há uma origem certa para essa iguaria, mas acredita-se que uma dona de casa americana acabou por não lembrar de adicionar o fermento em pó ao bolo. Ele assou e, olhando pelo vidro do forno, ela percebeu que não havia crescido, mas resolveu degustar mesmo assim, resultando nessa deliciosa sobremesa.

As receitas de brownie podem variar bastante de acordo com o gosto de quem está fazendo, mas tradicionalmente leva pedaços de nozes, chocolate meio amargo e ingredientes comuns à receitas de bolos tradicionais: ovos, leite, manteiga e açúcar. 

HambúrguerHamburguer americano, com fritas e coca-cola.

O hambúrguer, com toda a certeza, é uma das marcas registradas do país americano. Ele é feito de carne moída e cozida. O sanduíche em si possui muitas variantes, sendo montado de acordo com a preferência daquele que irá devorar o prato.

Essa receita foi trazida por imigrantes alemães de Hamburgo. E não é que o nome ficou?

Bolo de carne

Bolo de carne típico americano.

Outro prato típico dos Estados Unidos que você já deve ter visto em algum filme é o bolo de carne. Como seu nome já diz, é um bolo de carne moída assado ou defumado, essa parte vai de acordo com a preferência dos comilões.

Esse prato ficou famoso durante a Grande Depressão, quando as pessoas já não tinham muitas condições financeiras. Também pode ser servido acompanhado de molhos ou recheios.

Cachorro-quente

Cachorro-quente nova-iorquino.

O famoso “hot dog” americano está bem longe de ser igual ao que comemos aqui no Brasil. Esse prato típico da culinária dos Estados Unidos é bem popular em Nova York.

Sua base é pão sovado com salsicha, mas também é possível adicionar picles, catchup, molho agridoce, chilli, chucrute ou mostarda.

Frango frito

Uma das comidas típicas dos estados unidos, o frango frito.

Mais um protagonista de filmes e séries. O frango frito, ou “fried chicken”, é uma das mais populares comidas americanas. Ele é constituído por pedaços de frango temperados, empanados e fritos.

É muito associado à gastronomia do Sul dos Estados Unidos e pode ser considerado um aperitivo, acompanhado de batata frita, salada de repolho, milho cozido, purê de batata e, pasmem, feijão!

Macarrão com queijo

Vista de cima de um prato de mac'n cheese.

Quem assistiu à série “Todo Mundo Odeia o Chris”, sabe do que estamos falando. O típico macarrão com queijo é uma marca registrada dos americanos, tanto que é servido no dia de Ação de Graças.

A receita tradicional é composta por macarrão do tipo tubinho, ovos batidos e muito, mas muito, queijo. Além disso, o macarrão com queijo também pode ser considerado um alimento popular durante a Grande Depressão, em 1929.

Waffles

Waffles americanos.

Todo fã de “Stranger Things” sabe muito bem sobre qual prato típico dos Estados Unidos nós vamos tratar agora. Então, segure a Eleven que existe em você e continue a leitura!.

Embora tenha uma origem belga, esse prato é muito consumido nos Estados Unidos, principalmente quando falamos de café da manhã. A massa de waffles foi utilizada por muito tempo como hóstia para cerimônias religiosas católicas. Hoje ela pode ser degustada com diversos acompanhamentos. 

Torta de abóbora

Torta de abóbora típica americana.

Os americanos têm um apreço enorme por abóboras, tanto que as usam para a decoração do Halloween. Isso não poderia ser diferente na culinária.

A torta de abóbora está presente, principalmente no dia de Ação de Graças e os seus ingredientes mais comuns são a abóbora, noz moscada, gengibre, canela e chantily.

Curiosidade: as abóboras utilizadas no Halloween são reaproveitadas nas tortas, visto que o feriado de Ação de Graças ocorre após essa comemoração.

S’more

Doce típico americano chamado smores.

Mais uma marca registrada dos filmes americanos: marshmallows. Esse prato típico americano faz muito sucesso nos acampamentos, principalmente quando o remetemos à típica imagem de assá-los na fogueira.

Sua receita é simples: marshmallows derretidos com chocolate, colocados em meio a duas bolachas no estilo cream cracker. Um lanchinho delicioso para os fãs de comida agridoce.

Torta de limão de Key West

Torta de limão típica americana.

Muito popular na cidade de Key West e encontrada também na Flórida, a torta de limão é uma receita que facilmente poderia se passar por uma comida típica do Brasil.

Para sua preparação temos como principais ingredientes o leite condensado e o limão tahiti. Essa sobremesa geralmente é apresentada com um merengue como cobertura, que pode ser maçaricado para dar uma aparência diferenciada para o doce – além de fazer toda a diferença no sabor!

Jambalaya

Prato típico americano chamado jambalaya.

Essa comida típica dos Estados Unidos é muito difundida na Louisiana, especificamente na cidade de Nova Orleans. Resultante da mistura de franceses, espanhóis, indígenas e negros, nasceu a jambalaya.

A receita é simples: arroz, chouriço, camarões e vegetais, podendo apresentar variações de acordo com o gosto de quem irá prepará-la.

Twinkies

Twinkies.

Como já pudemos perceber, a fritura é um fator bem comum nos Estados Unidos. É por esse motivo que o twinkies entra nessa lista de comidas típicas americanas.

Eles são bolinhos de textura macia, recheados com creme. São comumente consumidos no lanche e podem ser encontrados com muita facilidade em supermercados.

Salmão do Alasca

Uma das comidas tipicas dos estados unidos é o salmão selvagem do alasca.

Para garantir uma experiência única ao visitar os Estados Unidos, você precisará provar o salmão selvagem do Alasca. E, para te deixar ainda mais surpreso, a receita pode ser realizada no clima extremo da região. É no Alasca que os salmões selvagens são capturados e utilizados para criar uma receita saborosa e cheia de benefícios para a saúde.

Cioppino

Cioppino, um prato típico americano inspirado na cozinha italiana.

Em São Francisco, o cioppino faz muito sucesso. Sendo semelhante ao prato francês denominado de “bouillabaisse”, o cioppino, além de uma comida típica americana, é o queridinho dos habitantes da região.

O Cioppino consiste em um tipo de cozido que pode levar frutos do mar, tomates, pimentões, peixes, diferentes tipos de vinho, enfim, uma variedade muito grande de ingredientes. Embora tenha um nome ligado ao francês, sua origem vem dos imigrantes italianos, o que explica a grande quantidade de frutos do mar, molho de tomate e vinho na receita.

 

Como você pode perceber, existe muito o que ser explorado na culinária americana. Entre doces, salgados, refeições completas e snacks, existe alguma comida típica dos Estados Unidos que vai te agradar! E não é só comida que você pode encontrar nesse país tão almejado para viagens, clique aqui e descubra mais sobre os Estados Unidos. Quem sabe esse não pode ser o seu próximo destino? 

E aí, qual desses pratos te deixou com água na boca? Conta para a gente nos comentários e veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI

 

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.