Viver uma experiência no exterior é o sonho de muitos estudantes, independente da idade. Dentre as opções mais procuradas, o Canadá é destaque. Além de preço, qualidade de vida e segurança, muitos viajantes querem saber como conseguir a imigração canadense, que te permitirá viver e trabalhar no Canadá. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esse processo e todas as suas vantagens.
Além de ter altos níveis de qualidade de vida e uma educação de primeira, a moeda do país é mais barata em comparação ao dólar americano e ao euro, tornando o país ainda mais atrativo para quem não quer gastar muito por lá.
Além dessas características, o Canadá também é conhecido pelo ambiente agradável e acolhedor com estrangeiros, reflexo de um país que foi construído por imigrantes muito antes de sua data oficial de existência, 01 de julho de 1867, por isso a população é tão amistosa.
A diversidade é um dos pilares do Canadá
Multicultural e pluralista, o Canadá investe em uma política clara e estimuladora de imigração qualificada. Ou seja, o país é receptivo à diversidade, tem ensino de ótima qualidade, instituições de ensino reconhecidas mundialmente, segurança, sistema de imigração e visto favorável ao Brasil. Ufa! Concluindo, o Canadá é uma ótima opção pra quem busca evoluir, né?
Decidi o destino, e agora?
Depois de ter certeza do destino, é hora de dar o próximo passo: como conseguir a imigração canadense? Em 2015, o governo canadense realizou importantes mudanças no sistema de imigração do país, reorganizando o processo e tornando-o mais dinâmico e claro aos interessados. Além disso, o peso do estudo, do trabalho e o domínio da língua ganharam relevância e são os principais quesitos de pontuação e de sucesso na aplicação. Em outras palavras, é preciso se esforçar.
Requisitos importantes
O raciocínio do governo canadense é bem simples e lógico: eles querem imigrantes qualificados, que dominem inglês ou francês e que tenham a maior afinidade e familiaridade possível com o Canadá. Em outras palavras, é preciso ter pelo menos alguma familiaridade com um dos idiomas. Assim, a probabilidade de sucesso na integração do imigrante, seja na vida social, cultural e profissional, será maior.
E como são avaliados esses quesitos? Bom, o IELTS é o teste mais usado e aceito em países de língua inglesa, mas o CELPIP, feito por uma organização canadense, tem ganhado popularidade, sobretudo entre os brasileiros. A prova do CELPIP é feita no computador e o aluno fica numa cabine individual. Já o IELTS é feito numa sala de aula normal, com aquele clima de vestibular.
Vida profissional e outros fatores
A vida profissional do candidato é qualificada utilizando os NOC’s (National Occupational Classification) para valer ou não pontos. Por exemplo, quanto maior a pontuação do candidato, maior é a chance de conseguir. O trabalho no Canadá também segue o mesmo raciocínio para pontuação. Além disso, outros requisitos para somar pontos são a idade do candidato (quanto mais novo, melhor), o estado civil e se ele possui parentes no Canadá.
Não se preocupe se o seu perfil não tiver pontuação suficiente! Os profissionais certificados traçam caminhos para que você se qualifique, o que geralmente envolve melhora do nível de inglês e mais experiência acadêmica ou profissional no Canadá.
Agora que você já sabe um pouco mais do processo para conseguir imigração canadense, é só passar na CI mais perto, caso você tenha alguma dúvida. Além disso, você conta com suporte e orientação para extensão de cursos, ingresso nas universidades, questões de imigração e passeios. Ou seja, sua experiência canadense será incrível e completa.