Como fazer intercâmbio gastando menos

Fazer um intercâmbio é uma experiência enriquecedora que transforma a vida de qualquer pessoa. Passar tanto tempo em outro país exige que o viajante consiga lidar com os desafios do dia a dia e assuma novas responsabilidades. Saber cuidar bem do dinheiro é um desses deveres, e apesar de parecer difícil, basta se planejar para aproveitar a viagem e evitar qualquer surpresa financeira.
A seguir, listamos algumas dicas para você poder se organizar e fazer o intercâmbio gastando menos.

 

1. Planejamento

A primeira dica é o segredo para que qualquer plano se concretize com sucesso: fazer um bom planejamento. Antes de embarcar, faça uma pesquisa extensa sobre o país e a média de gastos de lá. Montar uma planilha com itens indispensáveis como comida, remédios e materiais de estudo é a melhor forma de definir a quantia que você pode destinar para os passeios, presentes e lembrancinhas.

É impossível prever contratempos, por isso, anote todos os gastos ao fim do dia para não perder o controle das finanças. Também vale a pena conversar com viajantes que já tiveram essa experiência ou até mesmo com os especialistas da CI, eles poderão te dar boas dicas.

Então, não se esqueça: durante o seu intercâmbio, a calculadora é sua melhor amiga.

 

2. Escolher um destino que caiba no seu bolso

O segundo item da lista está diretamente relacionado com o primeiro. Dentre as opções de cursos disponíveis, é preciso levar em consideração dois itens importantes: o tipo de experiência que você quer ter e quanto você pode gastar.

Antes de tomar qualquer decisão final, estude as principais características do país.

Primeiramente, é importante analisar a média de gastos diário. Por isso, faça uma análise minuciosa, do valor das acomodações à cobertura do seguro viagem.

Em segundo lugar, procure planejar o intercâmbio com pelo menos seis meses de antecedência, dessa forma você evita a época de alta temporada, já que os preços costumam aumentar.

 

3. Alimentação

É difícil chegar em outro país e não se deslumbrar com os pontos turísticos, com a cultura e com as comidas típicas, mas é preciso resistir à tentação de almoçar e jantar todos os dias em restaurantes caros.

Uma ótima dica é procurar por mercados próximos à sua residência, comprar os ingredientes e colocar a mão na passa para fazer sua própria refeição.

Em resumo, você aprimora os talentos na cozinha e o seu bolso agradece!

 

4. Transporte

É importante pesquisar os principais meios de transporte da cidade que você ficará hospedado. Em primeiro lugar, calcule a distância e o tempo que você levará de casa até a escola. Em seguida, você pode criar uma planilha para definir o valor gasto nesse trajeto.

Países como a Suécia e a Holanda estimulam o uso de transportes alternativos como a bicicleta. Já algumas cidades como Nova York, são conhecidas pela quantidade de estações de trem e metrô, entretanto, é preciso ficar atento para não se perder.

Para quem quer explorar a cidade, mas não quer gastar muito, caminhar continua sendo a melhor opção.

Andar de bicicleta é uma forma de gastar menos no intercâmbio

5. Pontos Turísticos

Algumas cidades possuem pontos turísticos obrigatórios, como a Torre Eiffel, ou a Estátua da Liberdade. Porém, é preciso pesquisar bem e definir os lugares que você realmente quer conhecer.

Por exemplo: museus costumam oferecer descontos ou dias gratuitos.

Vale a pena ficar de olho na programação ou falar com os locais.

6. Trabalhar e Estudar

Se você pretende ficar por um longo período de tempo, vale a pena considerar o programa Trabalhar Estudar.

Essa tipo de programa é muito procurado por estudantes que procuram um forma de custear a viagem e a estadia. Além disso, pode ser uma forma de aprimorar o que é aprendido na sala de aula.

 

Depois dessas dicas de como fazer um intercâmbio gastando menos, sua experiência será muito mais proveitosa.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.