Como fazer intercâmbio: tudo sobre o assunto!

Estudar fora do Brasil é o objetivo de muita gente e eu vou te contar uma coisa: É mais fácil do que você pode imaginar. Fluência no segundo idioma, conhecer novas culturas, uma melhor qualificação no mercado de trabalho. Seja qual for a opção, a primeira pergunta quase sempre é “ok, mas como fazer intercâmbio?”

 

Qual meu objetivo?

O primeiro passo para responder a pergunta sobre como fazer intercâmbio é definir o seu objetivo. Isso vai facilitar bastante para você tirar os seus planos do papel. Aprender ou a aperfeiçoar um segundo idioma, trabalhar por um tempo no exterior, se qualificar ou até buscar uma recolocação no mercado de trabalho. Essas são apenas algumas das muitas possibilidades. Com o objetivo definido, ficará mais fácil escolher o país, a duração e o investimento.

Como fazer intercâmbio?

Quanto tempo posso ficar no exterior?

Depois é hora de olhar no calendário e decidir quanto tempo você quer ficar no exterior. Existem opções de curta, média e longa duração e você precisa definir isso de acordo com o tempo que terá disponível. Fica a dica, as férias são um ótimo momento para você investir em um intercâmbio porque com certeza você vai ter tempo para aliar estudo e lazer numa única viagem e aproveitar muito.

Agora se você não tiver esse tempo todo, há opções de cursos a partir de duas semanas com uma imersão intensiva no idioma. Essa dica agora pode até parecer desnecessária, mas muitas vezes a vontade de fazer um intercâmbio vem antes da escolha do país onde você quer estudar. O idioma não deve ser o único motivo para você escolher país para onde ir. Levar em consideração a cultura, gastronomia, opções de lazer e o clima são outras características que devem ser estudadas antes. Esses detalhes podem fazer com que a sua experiência seja ainda melhor e enriquecedora durante seu intercâmbio.

Quanto vou investir nessa experiência?

Por fim o mais importante sobre como fazer intercâmbio, qual será o valor do investimento? Essa questão depende de todas as outras que acabamos de falar. Mas uma coisa é certa, você precisa se planejar financeiramente para não se enrolar com os gastos. E o quanto antes você começar a poupar, melhor. Você vai ter mais tempo para correr atrás das documentações exigidas como o visto, além de ter mais chance de aproveitar alguma promoção com valores atrativos. Não tenha dúvida, essa será a experiência mais transformadora da sua vida!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.