Trabalho Voluntário no Exterior: Como fazer?

Sabia que também é possível combinar a vivência em outro país ao voluntariado? Se você se interessa pelo cuidado com o próximo, seja conservando as riquezas do meio ambiente ou desenvolvendo ações humanitárias, um programa de Trabalho Voluntário no Exterior é a sua cara. 🙂

Trabalho Voluntário no Exterior
Atualmente há tantas opções de intercâmbio disponíveis que a gente se surpreende com a diversidade de atividades que podemos fazer no exterior, né? Quem decide viver essa experiência pode estudar um novo idioma, aliar o trabalho aos estudos, fazer um mochilão e até cursos profissionalizantes. Mas espera aí que tem mais!

Realizar um trabalho voluntário é extremamente emocionante e gratificante para ambas as partes, o voluntário e quem recebe esse apoio tão importante. Acompanhar de perto o desenvolvimento de crianças e adultos, mesmo que por pouco tempo, é muito inspirador. É acordar todos os dias pensando que a esperança de viver em mundo melhor pode se tornar uma certeza.

Esse tipo de intercâmbio também é perfeito para quem não tem disponibilidade para ficar meses, até um ano, fora do Brasil. Normalmente, a duração dos programas de voluntariado varia de duas semanas a três meses – ideal para incluir nas férias, por exemplo.

E o melhor de tudo é que não é preciso ter qualquer formação acadêmica para participar, basta ser maior de idade, falar inglês (nível intermediário) e ter muita vontade de ajudar as pessoas ao seu redor! Agora, se você estudou ou tem experiência na área do projeto escolhido, poderá contribuir de maneira ainda mais específica.

Cada país tem projetos próprios de acordo com as suas necessidades, sendo possível escolher atividades relacionadas à saúde, ao meio ambiente, à comunidade local e ao esporte.

Entre outras ações, a África do Sul oferece projetos ambientais, como o Living with Big Cats, cuja missão é melhorar a vida de grandes felinos africanos. Já pensou em cuidar de leões e leopardos? Incrível!

E que tal ajudar a educar crianças com aulas criativas e interativas? Em alguns países, como a Tailândia, o Teaching Volunteering promove o aprimoramento educacional para que a população jovem tenha mais oportunidades no futuro.

São inúmeros projetos para você escolher a causa em que mais acredita, ajudando aqueles que tanto precisam. 🙂


Uma das vantagens de optar pelo trabalho voluntário no exterior é viver uma experiência de viagem fora do tradicional, tanto nas atividades do dia a dia quanto nos destinos. Quem não sonha em conhecer pontos turísticos memoráveis, né? Mas voltar pra casa sabendo que fez uma pessoa sorrir com a perspectiva de uma vida melhor vale mais do que qualquer foto.

Além do mais, você pode – e deve – aproveitar para viajar pelo destino onde vai trabalhar, antes ou depois de participar dos projetos. Conheça as atrações locais, como montanhas, praias, safáris e os lugares históricos que cada destino reserva. Você vai colecionar muitos momentos especiais em roteiros únicos.

Ao escolher a Índia, por exemplo, o viajante tem a oportunidade de aprender mais sobre a cultura milenar do país e visitar o incrível Taj Mahal. Nada mau poder ver uma das sete maravilhas do mundo de pertinho, hein!

Outra característica que às vezes esquecemos sobre esse programa é o fato de que o voluntário terá colegas de trabalho, claro. Ou seja, poderá conviver com voluntários locais e de diversos países do mundo durante a viagem. Uma troca de experiências sem igual, que ficará para a vida toda.

Pensando no seu futuro, essas atividades ampliam a sua visão de mundo e são capazes de transformar a sua percepção sobre diversos assuntos. Para aproveitar ainda mais a viagem, é possível fazer um curso de idioma combinado ao voluntariado. Assim, além de crescer no âmbito pessoal, você poderá trilhar caminhos profissionais ainda melhores.

Aliás, a escolha desse intercâmbio pode te encorajar a seguir um novo rumo na carreira. Quem sabe você se descobre um ótimo professor, médico, biólogo ou veterinário? Essas são só algumas entre tantas profissões disponíveis para quem deseja cuidar de pessoas ou do meio ambiente.

O trabalho voluntário no exterior pode mudar a sua vida de diversas formas. Você será uma pessoa mais responsável, generosa, sustentável, paciente, organizada e por aí vai. Poder participar tão ativamente do dia a dia de uma comunidade é transformador e a melhor recompensa é o carinho de cada um.

Se você quiser saber mais sobre esse programa tão especial, clique aqui ou deixe seu comentário aqui no post que te ajudamos com tudo!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.