Como morar em outro país

Como morar em outro país: o primeiro passo é decidir.

O sonho de muitos brasileiros é morar fora do país e cada vez mais pessoas estão buscando realizar esse desejo. Mas, você está preparado para essa mudança?

Para que tudo corra bem, é importante seguir alguns passos e o primeiro dele é decidir que você quer realmente morar em outro país. Observe quais são os principais motivos e como você vai fazer para, de fato, sair do Brasil.

 

É um sonho, mas seja realista.

 

Apesar de ser um sonho para muitos, morar em outro país exige decisões bem racionais. Por exemplo, qual o investimento que preciso fazer? Ou, qual destino é melhor para mim, profissionalmente?

Essas definições serão muito importantes para a fase seguinte, o planejamento.

 

Planejando morar fora do Brasil.

 

Primeiro passo do planejamento é a escolha do país. Você já tem fluência na língua ou algum conhecimento? Esse destino aceita imigrantes facilmente? Qual o tipo de visto necessário e que posso conseguir? Seria possível conquistar a cidadania?

Uma boa dica para quem deseja sair do país e gostaria de ter uma experiência antes é realizar um intercâmbio. Existem muitas opções para trabalhar e estudar, e a CI auxilia em todas as fases do processo.

 

Planejamento financeiro.

 

É fundamental calcular quanto essa mudança irá custar. Além disso, pesquise a média de salários pagos no destino que você escolheu. Não se esqueça de ver o custo de vida na região que pretende viver e quanto precisaria gastar por dia. Faça um cálculo para pelo menos 6 meses, se pretende ter uma experiência de longo prazo. Coloque em uma planilha a previsão de todos os seus gastos diários. Então, com esses dados em mãos, você conseguirá definir o valor que será investido. Assim, será mais fácil reservar o dinheiro e começar a se organizar financeiramente.

 

Fluência no idioma.

 

Para trabalhar em outro país, ter o domínio da língua pode facilitar bastante. Muitas empresas só dão oportunidade para quem consegue se comunicar, ao menos de forma básica.

Entretanto, é possível que um dos seus objetivos em morar em outro país, seja aperfeiçoar o idioma. Neste caso, comece a procurar empregos que não exijam a fluência na língua local. Aproveite para fazer um curso de idioma e estudar sobre a cultura do local. Tudo isso facilitará bastante a sua adaptação.

 

Preparativos para morar em outro país.

 

Bom, agora você já definiu o destino, sabe os custos e está atento ao idioma. Chegou a vez de escolher a data, levando em consideração o tempo que levará para receber o visto. Com isso, você tem a possibilidade de comprar as passagens aéreas em promoção. Tendo a data da viagem definida, também é a hora de reservar a moradia ou hospedagem.

 

Resolva todas as pendências no Brasil.

 

Parece óbvio, mas é necessário reforçar algumas questões. Por exemplo, pague todas as contas. Se tiver bens, resolva o que fará com eles ou quem ficará responsável por isso no Brasil.

 

Arrumar malas.

 

Agora que já está tudo organizado, só resta arrumar as malas, certo? Escolha com cuidado tudo o que pretende levar na sua bagagem. Procure se desfazer dos objetos que não vai levar. Você deve resolver isso pelo menos 1 mês antes da viagem.

Verifique o limite de peso da bagagem junto à companhia aérea e selecione os itens por prioridade.

Não se esqueça de levar dinheiro em espécie para os primeiros dias e leve todos os documentos importantes para o seu novo lar. Coloque em uma pasta, a documentação que precisará acompanhar na imigração no aeroporto. Tenha tudo isso em mãos ou com fácil acesso na hora da viagem.

 

Chegou a hora de viajar!

 

Se você seguir todos os passos, será mais fácil realizar o sonho de morar em outro país. Além disso, planejando direitinho você evita surpresas desagradáveis e possíveis decepções.

 

Veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país, aqui no blog da CI.

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.