Como morar no Canadá? Tudo o que você precisa saber!

Avalie este post

Como morar no Canadá é uma dúvida frequente para quem planeja viver fora do Brasil. Não é a toa, já que o Canadá é famoso pelas mais variadas razões e você com certeza conhece várias delas. Quer ver? O Maple Syrup é um superícone da culinária canadense, assim como o delicioso poutine. As montanhas nevadas e seus Mounties também são muito famosos pelo mundo. E o que falar do hóquei  no gelo? O país é conhecido por adorar esse esporte, como o Brasil ama o futebol.

Como morar no Canada?

Porém, o que nem todo mundo sabe é que o Canadá é uma potencia econômica movida, entre tantos motivos, pela imigração.

No G20, sobretudo quando falamos dos países mais desenvolvidos, o Canadá é possivelmente o país com o sistema de imigração mais bem organizado, que permite que qualquer um se candidate, literalmente. Em 2015, durante a última grande reorganização do sistema, o governo canadense acabou com o sistema de filas (first come, first serve) para implementar o sistema de competência. A mensagem foi clara: o Canadá quer imigrantes, mas quer os melhores.

Como morar no Canadá: Os candidatos devem inscrever seus perfis no sistema eletrônico da imigração do país e, após análise criteriosa, aqueles com as melhores pontuações são convidados a aplicar (ITA – Invitation To Apply).

Uma série de quesitos são avaliados e pontuados. A partir da soma dos pontos será possível determinar o seu score. Em 2018, o score médio da “nota de corte” foi de, aproximadamente, 440 pontos. Ou seja, aqueles cuja pontuação ficasse acima desse número eram convidados a aplicar para Residência Permanente.

Mas o que conta pontos para ser elegível à Residência Permanente (PR)?

Diversos fatores contam no momento da avaliação, mas os mais relevantes são: idade, proficiência no idioma (inglês e/ou francês), escolaridade e experiência profissional. Tirando a idade, quanto maior a habilidade/experiência nos quesitos, maiores os pontos. E a razão é muito simples: o Canadá quer os imigrantes mais competentes e aqueles com maiores chances de integração em seu país. Faz todo sentido!

Em relação à idade, pontuam mais aqueles que possuem até 29 anos, sendo que essa nota pode chegar a zero após os 45 anos. Ou seja, há um foco evidente em trazer pessoas que tenham o maior tempo de produtividade profissional possível.

A proficiência no idioma é medida pelo IELTS (General English) e pelo CELPIP, uma prova ministrada pelo Canadá, nos mesmos moldes do IELTS. A nota é traduzida em CLB de 1 a 10.

A avaliação da escolaridade leva em conta tanto os estudos em seu país de origem quanto no próprio Canadá – o mesmo acontece no momento de analisar a sua experiência profissional. Há um critério para qualificar as profissões, os NOC’s (National Occupational Classification), que nada mais são do que grupos divididos conforme o tipo de trabalho realizado. Dependendo da categoria, você terá mais ou menos pontos. Um diretor soma mais pontos do que um assistente, por exemplo, e assim por diante.

Esse sistema acabou estimulando bastante a vinda de estudantes internacionais para o Canadá, sobretudo para as Colleges, instituições que ajudam não só na pontuação para escolaridade, mas também por melhorar o nível de inglês e permitir que o estudante trabalhe legalmente por um período parcial ou integral. Ou seja, é uma oportunidade e tanto de alavancar três quesitos simultaneamente!

Esta é uma ótima opção para famílias, pois enquanto um cônjuge estuda, o outro tem permissão de trabalho, e os filhos podem estudar gratuitamente. Além de poder usufruir do sistema de saúde, que também é de graça para os estudantes de Colleges.

Cada província canadense tem autorização para organizar seu próprio processo de imigração, de acordo com as necessidades de cada região. Isso é excelente, pois amplia as opções, sobretudo para candidatos com idade acima de 45 anos.

Interessante, não? Quer saber mais sobre como morar no Canadá? Fale com a gente aqui!

Veja também:

Canadá: Um país com muitas oportunidades profissionais para brasileiros

High School: Descubra como é estudar no Canadá

Tipos de Intercâmbio no Canadá

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

Jan Wrede - Embaixador da CI Canadá

Jan Wrede - Embaixador da CI Canadá

Olá! Meu nome é Jan, sou embaixador da CI Canadá e moro em Toronto há mais de 2 anos. Desde os 13 anos, quando fiz meu primeiro intercâmbio, a paixão por novos países e culturas está no meu DNA. O Canadá é um país que me encantou desde minha primeira visita, há mais de 10 anos.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.