Como planejar uma viagem sem dor de cabeça

Como planejar uma viagem sem dor de cabeça

Quando o assunto é viajar, a ideia de mergulhar em uma nova cultura e se desconectar do seu mundo pode ser algo realmente incrível. Para que tudo saia conforme o esperado, é preciso investir tempo, dinheiro e considerar como planejar uma viagem da melhor maneira pra você, para que tudo aconteça tranquilamente.

O planejamento ajuda a minimizar o risco de problemas, algo que ninguém espera ter quando vai sair do país, não é mesmo?

Com tantos detalhes é burocracias, é preciso atenção, calma e antecedência. Há muito o que se pensar na hora de planejar uma viagem: documentação, transporte, acomodação, comunicação, moeda local é muito mais. Nessas horas, o melhor caminho é poder contar com o suporte de uma empresa especializada! 

É hora de colocar a sua viagem em prática e transformá-la em realidade!

Como planejar uma viagem?

1. Escolha o destino

Diversas placas para destinos internacionais com o céu azul e uma palmeira ao fundo, representando como planejar uma viagem.

Com tantos lugares diferentes no mundo para conhecer, você precisa fazer uma pesquisa e ter clareza para onde quer ir. Leve em conta a cultura, clima, custo de vida, segurança, idioma, escolas e o que mais for importante para você. 

O importante é ter clareza! Algumas épocas do ano são melhores que outras, dependendo do lugar que você escolher. Quando é uma boa data para viajar? Quanto tempo vai durar a sua viagem? Qual língua você quer aprender? Se você fizer essas perguntas, já ficará mais claro qual será o próximo passo de como planejar uma viagem.

2. Defina o seu orçamento

As pessoas costumam pensar que precisam de uma grande quantia de dinheiro para viajar pelo mundo, mas isso não é verdade. Basta saber como planejar a sua viagem levando em conta as principais variáveis. Por isso, esse é outro ponto bem importante que você precisa ter em mente na hora de como planejar uma viagem: quanto você pode/ quer gastar?

Economizar dinheiro é bom e todo mundo gosta, então procure por destinos que te permitam viajar e estudar com menos preocupações. Existem países mais caros e outros mais baratos – isso faz parte da sua pesquisa. E claro, procure economizar antes da sua viagem!

Com certeza ela será muito mais tranquila se você determinar um orçamento diário para si mesmo. Determine o valor que você poderá gastar em hospedagem, alimentação, atividades e compras. E se possível, vá com uma poupança no caso de eventuais emergências.

3. Compre passagens com antecedência

Homem de costas olhando para o itinerário de um aeroporto, após aprender como planejar uma viagem.

Muitos sites de viagens permitem definir alertas de voos e destinos específicos por e-mail, como o Google Flights. Isso é ótimo se você tiver um tempo razoável antes da sua viagem. Sempre compare o preço com outros sites e mecanismos de pesquisa. Assim você saberá quais são os preços médios.

Uma dica interessante para levar em conta no momento de como planejar uma viagem: existem vários cartões de crédito que te dão milhas a cada compra realizada. Você pode fazer um para acumular pontos, que serão super úteis na hora de comprar a passagem. Ah, e lembre-se de pensar na hora de chegada ao seu destino. O voo mais barato pode chegar às 2 da manhã e você terá que esperar horas para fazer check-in na sua acomodação. Às vezes, a tarifa mais barata não vale tanto a pena!

4. Escolha um seguro viagem

Destino escolhido, orçamento estipulado, passagem comprada, agora é hora de pensar no seguro viagem. Quando o assunto é como uma planejar uma viagem, isso poderá te salvar. Mesmo que você esteja mais seguro no exterior do que no seu país, imprevistos acontecem em todos os lugares e você deve estar sempre coberto. Muitos países exigem o seguro viagem na hora de viajar, então atenção!

Escolher um bom plano faz parte de como planejar uma viagem. Ele deve cobrir despesas quando você estiver doente, quando o voo for cancelado, se você se machucar, algo for roubado ou sua viagem estiver atrasada – o seguro de viagem é essencial.

5. Reserve uma acomodação 

Ter um lugar pra ficar é parte do projeto de como planejar uma viagem. Como você estará longe de casa, é importante ter um lugar que te faça sentir bem. E o local onde você fica quando está viajando depende totalmente do tipo de viajante que você é. Sua personalidade combina mais com um hotel? Hostel? Residência estudantil? Casa de família? Airbnb? Couchsurfing? Bed and Breakfast? Você escolhe. Não importa se você é um viajante preocupado com o orçamento, um mochileiro, se procura uma sensação local ou precisa de mais espaço. As opções são muitas! Pesquise bastante, pois você pode encontrar um ótimo custo x benefício!

6. Arrume a mala

Mãos femininas organizando uma mala após entender como planejar uma viagem.

A gente já avisa: não deixe pra última hora! Vai despachar? Vai levar bagagem de mão? Na hora de fazer sua mala, leve em conta o tipo e a duração da sua viagem, seu itinerário, o clima do país, o tamanho da sua bagagem e qual é o limite de peso impostos da companhia aérea que você vai viajar. Com tantos fatores em jogo, é fácil acabar levando mais do que você deveria. Por isso, priorize esse passo que é essencial quando se trata de como planejar uma viagem sem dor de cabeça.

Dica: use organizadores de mala! Assim, quando você abri-la, conseguirá saber exatamente onde tudo o que você trouxe e colocar no mesmo lugar, o que ajuda na organização. Além disso, esse organizadores podem ser acomodados em gavetas ou no armário.

7. Organize toda a documentação

Quase lá! Agora é hora de saber tudo o que o seu destino exige em termos de burocracia e documentação. É necessário ter um visto? Você pode não precisar de um para o país em que fizer conexão, mas precisará de um para os outros países em sua viagem? Você pode obter um visto online, visto na chegada ou precisa obtê-lo no seu país de origem?

Verifique se o seu passaporte está com a data de validade OK. Parece óbvio, mas fazer sua lição de casa quando se trata de vistos e passaportes pode economizar bastante tempo e problemas, algo que todo mundo quer! Faça a sua lição de casa com antecedência para evitar surpresas na chegada. Salve cópias digitalizadas dos seus documentos na nuvem e compartilhe com seus familiares. Isso pode ajudar muito se você perder seu passaporte enquanto estiver no exterior.

Troque o seu dinheiro pela moeda do país para o qual você está indo; fique de olho nas taxas de câmbio na sua cidade, pois elas podem variar muito. O melhor é levar uma quantia em espécie e o restante em um cartão pré-pago. E por último, verifique se você precisa tomar alguma vacina específica – alguns países exigem isso. 

8. Baixe aplicativos úteis

Prepare-se, baixe apps e saiba como planejar uma viagem que você ama. Existem vários aplicativos que você pode usar para mapear pontos turísticos e detalhes importantes da sua viagem. Dá uma olhada:

  • Google Tradutor: digite o que você quer dizer e ele traduzirá a frase para qualquer idioma que você selecionar. Você pode até tirar uma foto de um menu escrito em um idioma totalmente diferente (como o coreano, por exemplo), e ele traduzirá o que está escrito. É maravilhoso!
  • Google Maps: antes de ir para um novo local, você pode fazer o download do mapa off-line do destino no aplicativo. Se você tiver o GPS ligado, o aplicativo mostrará sua localização atual com um ponto azul, mesmo quando seu telefone estiver sem serviço ou internet. É super útil se você estiver em uma longa viagem de ônibus e quiser saber exatamente onde está ou quando está perdido andando em uma cidade grande.
  • Converter: este aplicativo facilita a conversão de qualquer coisa de moeda para distância e temperatura.
  • Time Buddy: se você estiver viajando do outro lado do mundo, este aplicativo torna super fácil descobrir a diferença de horário entre onde você está e seu país de origem.
  • Trail Wallet: Este aplicativo converte moedas perfeitamente e mostra exatamente onde você está em relação ao seu orçamento. Baixe este aplicativo e você poderá viajar por mais tempo.

Passe algumas horas antes da sua viagem para inserir os endereços de hotéis, museus, lojas e restaurantes que você planeja visitar. Isso vai economizar horas assim que chegar ao seu destino e além disso, permite que você entenda melhor a disposição da cidade antes de chegar. Você saberá quais sites estão agrupados próximos um do outro e poderá planejar seus dias como quiser.

Duolingo e Memrise dois ótimos apps que combinam técnicas de aprendizado interativas e divertidas que vão te ajudar a aprender um novo idioma rapidamente. Ah, e vale a pena mencionar que você sempre pode pensar no seu intercâmbio como a oportunidade perfeita para aprender um novo idioma, com opções de duração a partir de 2 semanas! 

Aprender algumas frases no idioma do país que você está visitando podem ajudar bastante. Frases simples, como “Como vai você? Quanto é isso? E obrigado” fazem toda a diferença, pois os locais podem ser mais receptivos na hora de dar dicas ou oferecer ajuda, e ainda é uma forma de respeitar o país e a cultura que você vivencia. Isso também faz parte de saber como planejar uma viagem pensando em todos os detalhes, não acha?

9. Fique conectado

Foto com foco na tela de um celular que tira uma foto de um ponto turístico.

Quando você estiver viajando, é importante ter maneiras de se comunicar com amigos, família e no caso de necessidade. Por isso, quando estiver viajando para o exterior, vale a pena pesquisar os planos de dados disponíveis para o seu telefone e as melhores formas de acessar a Internet. Saiba disso na hora de como planejar uma viagem: verifique se o seu celular é desbloqueado para usar fora do Brasil e compre um cartão SIM assim que chegar no seu destino – pode ser adquirido no aeroporto na chegada. Dependendo do lugar, existem vários pontos de wi-fi para você se comunicar sempre que quiser.

10. Divirta-se

Vá para o aeroporto, embarque no seu avião (não esqueça o seu passaporte!) e aproveite. Se você estiver se sentindo nervoso, não se preocupe – isso é perfeitamente normal! Você está prestes a embarcar em uma aventura incrível. Confie no seu planejamento, siga o passo a passo e tenha a viagem que tanto esperou.

Pronto! Quem disse que planejar um intercâmbio é estressante? Se você seguir esse passo a passo, já estará sabendo como planejar uma viagem sem dor de cabeça. Antecedência e priorização é tudo.

Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar e ajudar outras pessoas! Veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.