Como se planejar para fazer a mala perfeita

Algumas pessoas não curtem, outras adoram, mas o fato é que todo viajante precisa fazer as malas. Para os menos experientes, esse é um momento de muitas dúvidas: o que levar, o que deixar.

Para ajudá-lo a tomar melhores decisões nessa hora tão crucial, preparamos este post, que irá ajudá-lo a viajar mais leve (evitando esforços desnecessários e problemas com as companhias aéreas) e a não ficar na mão quando mais precisar.

Vamos começar com algumas regras básicas:

VERIFIQUE A PREVISÃO DO TEMPO APENAS 2 OU 3 DIAS ANTES DA VIAGEM

Especialmente no norte da Europa, não se deve levar a palavra “verão” a sério, assim como no sul da Europa não se deve levar a sério a palavra “inverno”. O verão de Berlim pode ter temperaturas entre 8 e 10 ºC à noite.

1

 

 

Olhando a previsão do tempo 2 ou 3 dias antes da viagem permitirá que você saiba com mais precisão a temperatura que está fazendo no seu destino, e possa saber se precisa ou não levar agasalhos mais pesados.

O COMPUTADOR OU LÁPIS E PAPEL SÃO SEUS ALIADOS ANTES DE FAZER AS MALAS

Sente-se por alguns minutos e vá anotando num arquivo ou caderno tudo que você acha que vai precisar. Isso permitirá que você visualize com mais clareza a quantidade de cada item e possa decidir o que é essencial e o que é supérfluo. Tem a vantagem extra de ajudar a evitar que você se esqueça de alguma coisa importante.

TENHA SEMPRE UMA BOLSA OU MOCHILA MENOR PARA OS DESLOCAMENTOS DIÁRIOS

Uma bolsa menor e mais leve é uma mão na roda para andar pra lá e pra cá depois que chegar ao destino. Para mulheres, o ideal é algo que dê para levar de dia e de noite, e, para homens, uma boa solução é uma mochila pequena. Existem duas vantagens principais: andar mais leve pelos lugares que vai visitar e caber facilmente na mala quando a bolsa ou mochila estiver vazia.

2

Dica adicional: não deixe seu dinheiro, cartões e passaporte na bolsa/mochila. Ande sempre com eles, mas, de preferência, numa daquelas pochetes de viagem que se usa por dentro da roupa.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE ROUPA QUE VOCÊ DEVE LEVAR

3

A regra mais segura é esquecer se você está fazendo a mala para passar uma semana, 15 dias ou um mês fora. Inclua sempre itens suficientes para passar uma semana, e pronto! Claro que o segredo dessa dica é utilizar a lavanderia do local de hospedagem para renovar o estoque de roupas limpas depois de 7 dias.

Lembrando que roupa íntima e meias podem ser lavadas facilmente no box durante o banho, com sabonete ou xampu. Em caso de necessidade, camisetas, saias e bermudas podem ser lavadas na pia do banheiro, inclusive usando a água quente. Se optar por essa tática, lembre-se de levar na mala um fio de nylon com ventosas na extremidade para servir de varal dentro do banheiro mesmo.

O QUE MULHERES NÃO PRECISAM LEVAR

Secador de cabelo: a maioria dos hoteis e hostels têm um secador no quarto.

Maquiagem: na verdade, basta levar um daqueles kits de viagem, que podem ser complementados com um blush, 3 ou 4 sombras, 2 batons, 1 máscara para cílios e pronto!

Nécessaire: troque a nécessaire com todos os seus produtos de higiene pessoal por tubinhos de 60 ou 100 ml com seu xampu, condicionador e creme hidratante favoritos. Desse modo, todos esses itens vão ocupar o mesmo espaço de um único frasco normal de xampu.

Salto alto: em viagens, podemos andar 4 vezes ou mais do que estamos acostumadas em casa. Escolha tênis ou qualquer outro tipo de calçado que seja confortável, e você ficará feliz.

O QUE HOMENS NÃO PRECISAM LEVAR

Lembre-se que se o seu jeans molhar na chuva, provavelmente não secará numa única noite, o que torna aconselhável levar duas peças de cada. Além do jeans, de jaqueta e pullover também.

KIT DE EMERGÊNCIA

Alguns itens ocupam pouco espaço e vale a pena ter sempre por perto:

– Remédios pra dor de cabeça, gripe, alergia e enjôo

– Band-aid e outros itens para curativo

– Manteiga de cacau ou protetor pros lábios (para destinos frios)

– Protetor solar

– Repelente (dependendo do seu destino)

Pronto! Com essas dicas, sua viagem vai ser muito mais agradável. Agora só falta escolher o Mochilão ideal pro seu estilo de viagem e botar essas ideias em prática!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.