Como se fazer um mochilão

Você já pensou em pegar sua mochila e sair pelo mundo, viajando e conhecendo outras culturas? Além de trazer na bagagem mais conhecimento, você ainda pode viver os melhores dias da sua vida. Engana-se quem acha que o mochilão só é gostoso na hora dos passeios. A viagem começa antes mesmo do embarque, nas pesquisas de roteiro e lugares para se hospedar.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como montar o mochilão ideal.

DATAS

A primeira coisa a se pensar são as datas de ida e retorno. Sabemos que a viagem será incrível, mas é preciso voltar em algum momento (ou não! hehe) e a passagem de retorno às vezes é item obrigatório na imigração de alguns países.

Fique ligado! O verão europeu, nos meses de julho e agosto, pode ser extremamente quente no sul da Europa e o inverno não tão frio. Por isso, prepare-se escolhendo bem as roupas que irá levar.

 

TEMA

Escolhida a data, é hora de pensar para onde ir.  A nossa sugestão é que você escolha um tema para a sua viagem, escolhendo países que falem a mesma língua, passar apenas por datas festivas, um roteiro em lugares que contem um pouco da história… Definir um “estilo próprio” para a sua viagem pode ser bacana, além de ajudar você, quando estiver em dúvida sobre os países a visitar.

 

DESTINO

Se definido o tema, considere as cidades que você quer conhecer. Pesquise e reúna informações delas, como pontos turísticos. Algumas cidades podem ter mais passeios que outras, então considere o tempo gasto em cada uma.

Nesta parte de pesquisa, não descarte dicas de quem já visitou o lugar: elas podem ser importantes e até quebrar um galho para você.

Não esqueça de incluir estes itens na pesquisa:

– Pontos turísticos

– Moeda de câmbio

– Idioma

– Contatos úteis (principalmente da Embaixada do Brasil no país)

– Documentos para o visto, caso precise

– Como é o clima durante sua passagem pelo país

E se existe alguma vacina que você precise tomar antes de embarcar. Algumas vacinas precisam ser tomadas algum tempo antes do embarque.

 

Dica: Defina mais ou menos o que você quer visitar. Cidades com menos pontos turísticos pedem de menos dias para o rolê 😉

 

DIAS E NOITES

Destinos escolhidos, vamos organizar os passeios? Fique atento e procure saber sobre pontos turísticos famosos. Alguns, como Machu Picchu, no Peru, possuem uma lista de espera que pode chegar a semanas e até meses de espera.

Uma das partes mais estratégicas para o seu mochilão é definir a quantidade de noites em cada cidade, o plano de passagem pelos países e o que levar na mala.

Para se pensar na quantidade de noites em um lugar, a primeira coisa é ponderar pelo tamanho da cidade, número de atrações turísticas e seu interesse por lá.

Cidades como Paris e Barcelona demandam tempo e você não conseguirá curtir a cidade em menos de quatro dias, enquanto cidades do leste Europeu podem ser visitadas em dois dias no máximo.

 

Fique Ligado! Muita gente faz o roteiro e esquece o tempo de deslocamento entre uma cidade e outra. Você não levará um dia inteiro de viagem, mas é sempre legal deixar uma folga para eventuais atrasos.

 

 

ROTEIRO

Agora é hora de traçar o roteiro das cidades. A melhor maneira de se fazer isso, segundo mochileiros ‘profissas’, é de forma circular. Ainda não é o momento de escolher a cidade por onde começar nem terminar. É preciso que você estabeleça uma sequência entre as cidades. Uma da melhores formas é selecionar por facilidade de transporte (Londres – Paris você pode fazer de trem, em vez de avião) ou proximidade (Lisboa – Madrid, por exemplo).

 

FAZENDO AS MALAS

Depois de tudo certo e faltando alguns dias para a grande viagem, o próximo passo é montar a mala.

O ideal para se fazer um mochilão é que você leve uma mochila com capacidade entre 50 e 80 litros. Não hesite em experimentar na loja todas as mochilas até achar uma que seja do seu gosto. Lembre-se que você irá carregá-la por toda a viagem.

 

ROUPAS

Lembra que na hora da pesquisa sugerimos que você se informasse sobre o tempo? Agora é hora de separar as roupas para colocar dentro da mala. Não esqueça de consultar um site de meteorologia. Roupas impermeáveis são sempre uma boa.

Fique ligado! Não coloque dentro de sua mochila documentos e objetos de valor. Leve outra, menor, com tudo isso e ainda uma muda de roupa, roteiros e guias. Use a menor para carregar seus pertences nos passeios, enquanto a maior pode ficar guardada no quarto.

 

DICAS IMPORTANTES

Certifique-se de que não está esquecendo nada e fique atento para essas dicas:

– Imprima todas as informações, como endereço do hotel ou albergue, confirmações de pagamento e todo o roteiro de sua viagem.

– Caderno para anotar os gastos. Separe uma folha desse caderno para listar tudo o que você está carregando (de roupa até celular), inclusive o que for comprando durante a viagem. Isso evita que você esqueça algo na hora de empacotar tudo de volta.

– Faça cópia de todos os seus documentos e deixe em um lugar que você não vá usar com frequência.

 

ATENÇÃO, PASSAGEIROS…

Opa, já está na hora de embarcar! 🙂

Aproveite a viagem para conhecer lugares e destinos novos. Se sobrar algum tempo em uma cidade, procure ir a shows e bares. Isso pode render boas histórias na volta.

Boa viagem!

 

Interessou? A CI oferece vários pacotes para quem quer colocar a mochila nas costas e explorar o mundo!

 

 

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do Brasil. Mais de meio milhão de pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Saiba mais em ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.