Como um intercâmbio pode melhorar seu currículo

Não dá pra negar que o intercâmbio é uma das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter. A lista de benefícios e crescimento pessoal é enorme, mas será que dá pra utilizar essa experiência na vida profissional também? Neste artigo, vamos mostrar algumas formas em que um intercâmbio pode melhorar seu currículo.

1. Fluência no Idioma

Nos dias de hoje, ser fluente em um segundo idioma deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito no mercado de trabalho. Fazer um curso de idiomas em uma escola no Brasil proporciona uma base para o estudante, mas as situações do dia a dia em que você é exposto no intercâmbio, dão uma fluência que as escolas não ensinam. Portanto, mais do que um curso, fazer um intercâmbio é uma experiência que envolve o aprendizado/aperfeiçoamento de outro idioma através da imersão em uma nova cultura e costumes, relacionamento com pessoas do mundo todo e , com certeza, uma vivência muito valorizada no seu currículo.

2. Cursos extracurriculares

Além do curso de idioma, vale a pena investir em cursos extracurriculares. Mostrar que você também se dedicou a outros projetos é uma ótima forma de demonstrar versatilidade e comprometimento. Assim como qualquer outro curso que você tenha feito no Brasil, é uma forma de dar um up no currículo.

Você também pode aproveitar o intercâmbio para combiná-lo com cursos profissionalizantes voltados para a sua área. Além de aperfeiçoar o idioma, o convívio com profissionais de diferentes partes do mundo agrega valor ao seu currículo.

Para quem já está em estágios mais avançados na carreira, em altos cargos de liderança, programas como o Executive Education são essenciais para lapidação do curriculo.

3. Amadurecimento

Viver em um país com hábitos culturais diferentes daqueles que você está acostumado, fazem com que o amadurecimento seja inevitável. Nesse caso, esse processo vai muito além da habilidade de se virar sozinho, por exemplo. Empresas estão sempre em busca de pessoas que consigam tomar decisões de forma estratégica e liderar equipes. Essas características acabam se desenvolvendo muito mais quando você está em contato com pessoas de círculos e culturas diferentes.

Além disso, o intercâmbio te coloca fora da sua zona de conforto, fazendo com que você se destaque diante de outros concorrentes.

O intercâmbio é uma ótima forma de dar um up no currículo

4. Contatos internacionais

Além das indicações, contatos e referências valorizam muito o currículo. Caso você tenha feito um bom networking no intercâmbio, esse é o momento de explorar as referências no currículo. Em outras palavras, vale a pena citar professores ou chefes, caso você também tenha tido uma experiência de trabalho no exterior.

 

Agora é com você! Depois de ler essas dicas, certamente o intercâmbio poderá melhorar seu currículo.

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.