Como usar sua nota do ENEM para estudar em Portugal

Ainda não escolheu a sua universidade? Você também pode estudar fora do Brasil. Veja como usar sua nota do ENEM para estudar em Portugal.

Portugal é o destino favorito de muitos brasileiros que desejam estudar no exterior. No entanto, poucas pessoas sabem que podem usar a nota do ENEM para ingressar em uma universidade portuguesa.

Existem muitos motivos que atraem os jovens brasileiros. Um deles o idioma, que facilita a adaptação ao novo país. Outro fator é a variedade de universidades com alto nível de excelência. Entretanto, não podemos esquecer da receptividade do povo português e da facilidade para visitar outros países europeus.

Portugal é mesmo um destino incrível para fazer a graduação e começar uma nova fase da vida.

 

Como usar sua nota do ENEM para estudar em Portugal

Desde 2014, várias instituições portuguesas passaram a aceitar as notas do ENEM como critério de seleção para as vagas reservadas pelo Estatuto do Estudante Internacional.

Atualmente, todas as universidades e institutos politécnicos de Portugal aceitam a nota do ENEM para cursar a graduação, e muitas delas também aceitam as notas do vestibular, no caso de quem já está matriculado uma universidade brasileira e deseja estudar em Portugal.

Dessa forma, a sua nota do ENEM pode ser utilizada no processo seletivo dispensando a necessidade de realizar novos exames para ingressar nos cursos.

 

É necessário ter nacionalidade portuguesa para usar a nota do ENEM?

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter nacionalidade portuguesa para ingressar na universidade usando a nota do ENEM. Inclusive, um dos requisitos é justamente não ter nacionalidade portuguesa. Além disso, o candidato não pode ter dupla cidadania de nenhum país-membro da União Europeia ou, se tiver, não pode ser residente desse país.

Caso você tenha nacionalidade europeia, apesar de não poder usar a nota do ENEM, terá grande vantagem de pagar a universidades como se fosse um estudante local, com um valores mais menores do que os que são pagos por estudantes fora da Comunidade Europeia.

 

Pesquise e tire todas as dúvidas

Procure instituições que ofereçam o curso que você pretende fazer, tanto públicas quanto particulares. Verifique os ciclos e planos de estudos.

Fique atento, pois as notas do ENEM têm pesos diferentes para cada curso e você deve observar o padrão utilizado em cada universidade.

 

Valor anual do curso

Em Portugal, o valor anual do curso também é chamado de “propina”. Para estrangeiros esse valor pode apresentar variações, dependendo da instituição de ensino. Porém, mesmo quando comparado aos preços de outros destinos internacionais, o custo do estudo em Portugal ainda continua sendo atrativo.

 

Bolsa de estudos ou Bolsa de Mérito

Além do ingresso, a sua nota do ENEM também pode ser utilizada para concorrer a uma bolsa de estudos. Com a bolsa, em algumas universidades, o estudante com alto rendimento consegue 50% de desconto ou fica livre do pagamento das mensalidades anuais.

Entretanto, outra boa opção é a Bolsa da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que pode conceder 50% a 60% de desconto a um cidadão brasileiro.

 

Envio da documentação para pré-análise e candidatura

Nessa fase, é muito importante contar com a assessoria especializada da CI & EduPortugal, que fará uma avaliação das instituições para identificar em quais você terá mais chances de ser aceito.

Além disso, esse serviço garante a organização dos documentos acadêmicos necessários para a sua candidatura.

A assessoria da CI & EduPortugal vai orientar você em todos os detalhes para a sua estadia. Tudo para a sua experiência no Ensino Superior seja um sucesso: análise das melhores universidades, considerando o seu perfil acadêmico. Questões referentes à nacionalidade, curso e acomodações. Além da orientação sobre o visto e regularização de moradia, para que você possa trabalhar durante sua estadia no país.

 

Reserve dinheiro

É fundamental fazer um planejamento financeiro para morar em outro país.

Além disso, após realizar a candidatura, é importante ter uma quantia reservada para o pagamento das taxas universitárias. Então, cumprida essa etapa, é só aguardar os resultados e observar o calendário de acesso.

 

Fui aprovado, e agora?

O próximo passo é realizar a sua inscrição/matrícula para obter a carta de aceitação.

 

Visto de estudante

Para conseguir o visto de estudante você precisa cumprir algumas tarefas. Antes de tudo, busque um alojamento estudantil. Depois, contrate um seguro-saúde e providencie a declaração de meios de subsistência. Mas não se preocupe tanto com tudo isso, pois a CI & EduPortugal podem orientá-lo nessa fase e ajudá-lo a providenciar toda a documentação necessária para requerer o visto no Consulado de Portugal.

 

Já consegui o visto de estudante

Comemore! Agora é a hora de arrumar as malas e se despedir da família e dos amigos, rumo a essa experiência incrível.

 

E aí, o que está esperando? Fale agora mesmo com a CI e embarque nessa!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.