Conheça as diferenças entre Colleges e Universidades no Canadá

Como muitas pessoas sabem, o Canadá é considerado uma espécie de “celeiro” de educação para a sociedade. Por estar entre os melhores países quando o assunto é a qualidade de ensino, milhares de estudantes de todas as partes do mundo se matriculam, anualmente, em instituições canadenses em busca de excelência acadêmica.

Virtualmente, todo o espectro educacional está à disposição dos estudantes estrangeiros. É possível encontrar oportunidades desde o ensino fundamental, passando pelo High School, cursos de idiomas, Summer Camps, cursos intensivos para adolescentes durante o verão e o inverno, até a educação superior.

Nesta última categoria se destacam os Colleges e as Universidades, duas alternativas relacionadas ao seu futuro profissional. Mas qual é a diferença entre essas instituições?

No post de hoje, te mostro as características de cada uma, assim você pode escolher a que mais combina com o seu momento:

Colleges

Os Colleges não têm similar exato no Brasil, mas tanto o SESI quanto o SENAC se aproximam desse conceito canadense, que oferece opções mais direcionadas a programas de carreira e ao trabalho.

O foco desses cursos é, principalmente, o conteúdo prático, a experimentação e a atuação real na atividade lecionada. Ao final do período, os Colleges oferecem Certificados para cursos com duração de até 1 ano e Diplomas para uma formação de até 3 anos.

As áreas de atuação são diversificadas, mas podemos citar Artes (Humanas), Tecnologia e Engenharia, Ciências de Saúde, Agricultura e até a carreira Militar. Os estudantes podem escolher entre Colleges públicos ou privados, e uma característica interessante é que mesmo nos públicos, há intensa presença e parceria com a iniciativa privada, que orienta e apoia a maioria dos cursos para depois contratar seus formandos.

Por fim, os Colleges permitem estudar e trabalhar durante o período acadêmico, sendo que os públicos ainda são elegíveis ao PGWP, o trabalho integral após o termino do curso.

Universidades

O conceito de Universidade no Canadá é similar ao do Brasil, oferecendo Bacharelados, de 3 a 4 anos para estudo em período integral, Mestrados e Doutorados. Ao concluir um curso em uma Universidade, você tem a graduação.

Geralmente, o objetivo das Universidades é a produção acadêmica, com pesquisas e apresentações robustas de conteúdo acadêmico em seus cursos. Porém, também podem oferecer programas mais profissionais, como Direito, Medicina e Odontologia.

Em muitas províncias as Universidades são independentes do governo, mesmo recebendo investimentos públicos. Dessa forma, elas têm liberdade para determinar seus cursos, conteúdos e processos de admissão.

Qual caminho escolher?

Na verdade, ambas as instituições têm bastante prestígio no Canadá, então não podemos afirmar qual delas é “melhor” ou “pior”. Normalmente, o que determina a escolha são os seus objetivos acadêmicos e profissionais, bem como a província ou a cidade onde você pretende construir a sua carreira.

É importante lembrar que o processo de busca e escolha da instituição ideal precisa ser bem feito para se aferir os requisitos de admissão, além dos seus objetivos de vida pessoal e profissional. Mas seja um College ou uma Universidade, estudar no Canadá não vai te decepcionar!

Jan Wrede - Embaixador da CI Canadá

Jan Wrede - Embaixador da CI Canadá

Olá! Meu nome é Jan, sou embaixador da CI Canadá e moro em Toronto há mais de 2 anos. Desde os 13 anos, quando fiz meu primeiro intercâmbio, a paixão por novos países e culturas está no meu DNA. O Canadá é um país que me encantou desde minha primeira visita, há mais de 10 anos.

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.