Visão aérea de Sydney, Austrália.

Cultura australiana: descubra como é viver na Austrália

Natureza exuberante, alta qualidade de vida, boas oportunidades de trabalho e estudos: o que vem à sua mente quando se fala sobre cultura australiana? Neste artigo você vai descobrir tudo sobre esse país fascinante! 

Características da Austrália

Informações gerais sobre a Austrália:

  • Capital: Camberra
  • Idioma oficial: Inglês 
  • Religião oficial: não existe uma religião declarada como oficial
  • Governo: Monarquia constitucional federal sob uma democracia parlamentar
  • População: Estimada em 82.927.000 habitantes em 2018

Fique atento:

  • A Austrália tem mais de um fuso horário. Os três principais são o Horário Padrão da Austrália Ocidental (AWST; UTC + 08: 00), Horário Central Australiano (ACST; UTC + 09: 30) e Horário Padrão da Austrália Oriental (AEST; UTC + 10: 00). 
  • A voltagem do país é 220-240 Volts e suas tomadas são de três pinos
  • Devido a sua colonização, o país possui forte influência da cultura inglesa, desde seu governo até sua culinária. 

Território e população 

Cidade Brisbane na Austrália
Vista do bairro Petrie Terrace em Brisbane, Austrália

Por ser um país multicultural (cerca de metade da população é estrangeira ou possui pais nascidos fora do país), seu povo faz jus à fama de acolhedor. 

Mais da metade da população está concentrada nas cidades de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Grande parte de seu território, no interior do país, é desértico. O país também possui o terceiro maior território oceânico do mundo.

O território australiano é composto dos seguintes estados: New South Wales, Queensland, South Australia, Tasmania, Victoria e Western Australia e dois territórios continentais principais, o Território do Norte e o Território da Capital Australiana (ACT).

Outra característica que merece destaque é a riqueza de sua fauna: estima-se que o país concentre cerca de 10% da biodiversidade do planeta e aproximadamente 80% sejam espécies endêmicas, ou seja, não encontradas em nenhuma outra parte do mundo. 

Idioma e moeda

Parte da cultura australiana: diferentes notas do dólar australiano.
Diferentes notas do dólar australiano.

O idioma falado na Austrália é o inglês (os australianos possuem um acento bem característico, reconhecível). Embora seja um pouco diferente do inglês americano ou britânico, quem se comunica bem nesses idiomas não encontrará dificuldades na Austrália.  

A moeda é o dólar australiano, equivalente a R$2,86 (cotação de 23/01/20).

Um pouco de história

A Austrália era uma colônia britânica, inicialmente chamada de “Terra Australis” (terra austral, ou do sul). Seu processo de colonização começou no final século XVIII. Até então seu território era habitado pelos povos aborígenes, que o ocupavam há centenas de milhares de anos. 

O território da Austrália foi avistado na época das grandes navegações. Contudo, suas terras não foram consideradas de grande valor. Apenas em 1770 foi declarado que o território era posse da coroa britânica, pelo capitão James Cook. Na época, as novas terras foram chamadas de New South Wales (Nova Gales do Sul).

De 1778 a 1835 a Austrália foi uma colônia penal: para lá eram enviados os presos ingleses que tinham que cumprir penas superiores a sete anos. Depois de terminado o período de cumprimento da pena eram dados aos presos terras para que pudessem se estabelecer. 

Em 1901, a Austrália passou a fazer parte da Comunidade Britânica, e em 1942 teve sua independência. Contudo, o rei ou rainha da Inglaterra continuou exercendo o papel de chefe de Estado, fato que perdurou até 1986. 

Em 1986 foi autorizado pelo Parlamento Britânico, por meio do Ato da Austrália, o rompimento total dos laços coloniais com o país. 

Cultura Australiana 

Parque nacional Uluru-Kata Tjuta, um dos tesouros da cultura australiana.
Uluru (também chamado de Ayers Rock ou The Rock (“a rocha”) é uma montanha famosa situada no parque nacional Uluru-Kata Tjuta em Yulara, Austrália.

Desde os anos 50, a economia da Austrália vem em um crescimento constante. Tal fato atraiu uma grande quantidade de imigrantes, inicialmente europeus, e posteriormente de todos os lugares do mundo.

Essa é a razão da tradição multicultural do país. Sua cultura recebeu todas essas influências, juntamente da a influência das culturas aborígenes, da época anterior à colonização. 

As tradições da Austrália são bastante valorizadas pelas gerações: todos os estados possuem uma orquestra sinfônica e uma companhia de teatro como parte da cultura popular da Austrália. Também há diversos museus e galerias de arte, sem contar o Opera House de Sydney, mundialmente conhecido. 

Culinária da Austrália

A Austrália vem se destacando cada vez mais na produção de vinhos: são cerca de 160 mil hectares de vinícolas. Todos os anos turistas percorrem as rotas dos vinhos australianos. Várias cervejas australianas também estão entre as melhores do mundo. 

Vinhedo em Barossa Valley, Austrália, parte da cultura australiana de produção de vinhos.
Close das uvas de um vinhedo em Barossa Valley, Austrália.

O multiculturalismo marca também a culinária da Austrália: as comidas australianas receberam influências europeias, aborígenes e orientais.

Dentre as comidas típicas da austrália estão desde pratos simples como as famosas “Ribs on the barbie” (ou costelas assadas), passando pelo “Fish and chips”, o prato tipicamente inglês de peixe com batatas fritas, e a tortas de carne, conhecida como Aussie Meat Pie. Também são pratos típicos o Arroz da Tasmânia, as Batatas douradas ao molho de queijo e as Curried sausages (linguiças ao curry com ervilhas).

Entre as sobremesas australianas mais conhecidas estão o brownie italiano e a pavlova, um doce de merengue, parecido com o nosso suspiro, coberto com frutas vermelhas. Outro doce bem conhecido são os Lamingtons, que são bolinhos com chocolate e coco. 

O Vegemite também é bastante conhecido. Trata-se de uma pasta de cor marrom, feita a partir de extrato de levedura. Geralmente é usada para passar no pão e nas torradas. A carne de canguru é outro item bastante consumido por lá, em forma de bife, hambúrguer e salsicha. A caça ao canguru é incentivada no país, para equilibrar sua população.  

Vale lembrar também que, quem não apreciar muito a culinária australiana não vai ter problemas: nas grandes cidades da Austrália é possível encontrar restaurantes especializados na culinária de diversas partes do mundo. 

Costumes da Austrália

O clima da Austrália é predominantemente ensolarado, o que favorece a prática de esportes e o contato com a natureza. Ambos são bastante apreciados no país. Esportes como remo, corrida, nado e surfe são bastante praticados. A Austrália também possui diversos parques nacionais, onde são feitas trilhas. 

Outros costumes bastante populares na Austrália são assistir rúgbi, fazer um bom churrasco na praia e frequentar pubs. Sim, como os ingleses, os australianos apreciam bastante sair do trabalho e tomar umas cervejas em um lugar descontraído.

Curiosidades: tudo sobre a Austrália 

  • No dia 26 de janeiro, os australianos comemoram o Dia da Austrália com muita música e fogos de artifício. Essa é uma data muito importante para o país.
  • A arte aborígene australiana é formada por pinturas de quarenta a sessenta mil anos atrás. São mais de 50 mil km² de sítios arqueológicos, um verdadeiro patrimônio cultural da humanidade. 
  • O cinema australiano é conhecido por sua qualidade e diversificação. Entre as obras mais conhecidas e aclamadas pela crítica estão Priscilla, a rainha do deserto (1994), Shine- Brilhante (1996), Mad Max (1979), O Grande Gatsby (2013), Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001) e Matrix (1999) (os três últimos são coproduções com os Estados Unidos). Além disso, grandes atores da atualidade são australianos, entre eles: Russell Crowe, Nicole Kidman, Cate Blanchett, Hugh Jackman e Naomi Watts.
  • A Austrália foi a primeira nação independente a permitir o voto das mulheres, em 1902. Por meio do Commonwealth Franchise Act, as mulheres puderam votar e serem votadas.
The Twelve Apostles em Port Campbell, Austrália, um dos pontos turísticos da cultura australiana.
The Twelve Apostles (Os Doze Apóstolos) é um dos principais pontos turísticos do parque nacional de Port Campbell em Victoria, Austrália.
  • Apesar do inglês ser o idioma oficial, na Austrália são falados mais de 200 dialetos diferentes, boa parte deles de origem indígena. 
  • A Austrália é o país que tem a maior população costeira do mundo: mais de 80% da população vive a menos de 50 quilômetros do litoral
  • As leis de trânsito na Austrália são realmente levadas a sério: até os pedestres podem ser multados se descuprirem as regras.
  • A Austrália também nos presenteia com algumas das estrelas da música mais conhecidas: AC/DC, Nick Cave And The Bad Seeds, Kylie Minogue, Midnight Oil, Men at Work estão entre eles. 
  • Se você for dirigir, atenção! Na Austrália, a direção tem o lado invertido, assim como na Inglaterra. 
  • Em algumas cidades da Austrália, o transporte público é gratuito e em todo o país o sistema de transporte público é muito eficiente.
  • Além do Dia da Austrália, o país conta também com eventos e festivais anuais que podem ser muito interessantes para quem está visitando. Dentre eles, destacam-se o Festival de Sydney em janeiro, o Festival Nacional Multinacional de Camberra em fevereiro, o WOMADelaide em março – que promove diversidade cultural, e o Anzac Day, no dia 25 de abril, que celebra os soldados que lutaram pelo país na Primeira Guerra Mundial.
Estação ferroviária de Melbourne, Austrália, parte da cultura australiana.
Flinders Street Railway Station, estação ferroviária da cidade de Melbourne, Austrália.
  • A Austrália é o sexto maior país do mundo.
  • Como no país é muito forte a cultura de aproveitar o dia e estar em contato com a natureza, a maioria dos australianos dorme bem cedo, e tampouco há muitos lugares abertos até mais tarde. Boa parte da população vai dormir antes das 21 horas. 
  • A grande barreira de coral da Austrália, a maior estrutura viva do mundo, é considerada como uma das 7 maravilhas naturais. 
  • O consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como praças, parques e praias, não é permitido. Também não se pode comprar bebida alcoólica nos supermercados. Ainda assim os australianos estão entre os maiores consumidores de cerveja do mundo
  • Na Austrália, a água da torneira é tratada e potável.
  • Embora o canguru seja considerado o animal símbolo da Austrália, ele não é muito apreciado pela população. Muitas vezes é até considerado uma praga: causam acidentes fatais em estradas e dão bastante prejuízos em fazendas, já que comem tudo que vão encontrando pelo caminho. 

Como percebe-se, esse é um país rico em história, cultura e desenvolvimento, sendo uma excelente opção para conhecer durante uma viagem ou até mesmo para morar. 

Se interessou pelo país? Clique aqui e saiba mais sobre a Austrália enquanto destino ou então veja mais dicas sobre os destinos mais buscados por brasileiros que desejam morar em outro país aqui no blog da CI

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.