Parte da cultura da Alemanha: a sua bandeira com três cores, amarelo, vermelho e preto.

Cultura da Alemanha: saiba tudo sobre o país!

Ah, a Alemanha! Quem nunca teve curiosidade de visitar um país tão rico em história, paisagens e com uma língua que parece difícil entender? O país tem uma variedade de religiões, costumes e tradições que compõem a rica cultura da Alemanha, conhecida por sua longa e farta história. Isso moldou uma cultura que combina literatura, arte, filosofia, lógica, razão e, é claro, um amor por cerveja e salsichas.

Neste texto, preparamos tudo o que você precisa saber sobre a cultura da Alemanha, que pode ser bastante útil se você está planejando visitar ou até estudar no país. Vamos abordar os pontos mais importantes sobre estilo de vida, costumes e tradições alemãs. Vem ver!

Características da Alemanha

Parte da cultura da Alemanha: a vida noturna da cidade de Berlim.
Luzes noturnas de Berlim, Alemanha.

A Alemanha é casa de 6 das 100 melhores universidades do mundo, o que faz desse país um dos destinos mais cobiçados para quem quer estudar. Além disso, o país ocupa o 4° lugar dentre as maiores economias do mundo, o que também o torna muito atraente.

O país é o mais populoso da Europa, contando com mais de 80 milhões de habitantes. Além disso, está localizado no coração do continente e conta com sistemas de transporte de primeiro nível, o que faz dele um lugar muito estratégico para quem quer conhecer outros países nos arredores. 

Informações gerais sobre a Alemanha:

Fique atento:

  • Apesar da língua oficial ser o alemão, a grande maioria dos habitantes fala inglês com fluência. 
  • O país requer diversas burocracias e documentos. Ao chegar, você precisará tramitar um documento de registo e um certificado de livre circulação. Caso esteja planejando trabalhar ou alugar um lugar, também precisará de documentos específicos para isso. 
  • O nazismo e a Segunda Guerra Mundial são tópicos extremamente sensíveis. Evite usá-los em conversas informais e sob hipótese alguma faça piadas com isso. 

Cultura alemã: entenda melhor!

História

Poucos países tiveram tanto impacto no mundo quanto a Alemanha, que nos deu a Liga Hanseática, a Reforma e, sim, Hitler e o Holocausto, mas também a imprensa, a automóvel, a aspirina e a tecnologia MP3. 

É o berço de pessoas como Martin Luther, Albert Einstein e Karl Marx, de Goethe, Beethoven e os Irmãos Grimm, ​​que deixaram sua marca na história mundial. Você pode ficar em um anfiteatro romano, dormir em um castelo medieval e caminhar pelos remanescentes do Muro de Berlim – na Alemanha, o passado está muito presente aonde quer que você vá.

Cochem, Alemanha.
Cochem, Alemanha.

Principais lugares para saber mais sobre a história e a cultura da Alemanha:

  • Museu Histórico Alemão, Berlim
  • Haus der Geschichte, Bona
  • Zeitgeschichtliches Forum, Leipzig
  • Museu Jüdisches, Berlim
  • Museu Römisch-Germanisches, Colônia

Tradições presentes na cultura da Alemanha

As tradições alemãs incluem o ‘Kaffee und Kuchen’, o equivalente a um chá da tarde inglês, no qual famílias e amigos param de trabalhar para se reunir à tarde para tomar café e bolo. 

O festival anual de cerveja de Munique, conhecido mundialmente como Oktoberfest, também é uma tradição muito procurada por pessoas no mundo todo, sendo parte essencial da cultura da Alemanha.

Religiões

  •  29% católico romano
  •  27% protestante
  •  5% muçulmanos
  •  2% Ortodoxos
  •  37% não afiliado ou outro

Tradições e Feriados

Se você planeja passar um tempo na Alemanha, vale a pena dar uma olhada nas tradições e feriados para saber quando as lojas serão fechadas, quando você pode esperar dias de folga no trabalho ou na escola.

Domingos fechados

Mais sobre a cultura da Alemanha? Por todo o país, comércios em geral (lojas, supermercados, farmácias, etc) fecham aos domingos. É importante ter isso em mente e não deixar compras essenciais para a última hora – e deixar a geladeira abastecida antes do domingo chegar! Cafés e restaurantes, no entanto, normalmente estão abertos todo o fim de semana.

Dinheiro? Só se for em espécie

Muitos lugares e pequenas empresas não têm máquinas de cartão. E se tiverem, aceitam apenas cartões alemães. Por isso, dinheiro em espécie é essencial. Procure caixas eletrônicos da sua região que cobram menos juros para saques.

Neuschwanstein Castle ao sudoeste de Bavaria, Alemanha.
Neuschwanstein Castle ao sudoeste de Bavaria, Alemanha.

Respeito às regras

Os alemães gostam de jogar de acordo com as regras, e quando você está no território deles, você também deve participar! Começa com os detalhes: sempre espere o semáforo ficar verde antes de atravessar a rua. Se você gosta de andar de bicicleta, não esqueça de ter uma luz traseira e dianteira por motivos de segurança. Ser pego nas luzes escuras ou vermelhas acesas resulta em pesadas multas, sabia?

Tradicionalmente, o povo alemão dá muita importância às noções de família e comunidade. Se todos seguem as regras e fazem as coisas da maneira certa, o local será agradável para todo mundo. Por isso, muitos respeitam o silêncio da madrugada – nada de fazer barulho!

Pontualidade

Outra característica que faz parte da cultura da Alemanha. Para muitos alemães, ser pontual é uma prioridade. É por isso que os trens alemães costumam rodar perfeitamente dentro do prazo. As pessoas tendem a ser econômicas, sensíveis e respeitam a privacidade uma da outra. 

Sala de concertos Elbphilharmonie em Hamburgo, Alemanha.
Sala de concertos Elbphilharmonie em Hamburgo, Alemanha.

Franqueza 

Você pode se surpreender com a “franqueza” do povo alemão. Mas saiba que em praticamente todos os casos, isso não deve ser interpretado como uma ofensa ou sobre ser rude. É apenas a cultura da Alemanha! Aos poucos você se sentirá mais confortável com esse traço cultural que encoraja a honestidade, a abertura e a sinceridade ao se comunicar e evita a superficialidade educada.

Reciclagem levada a sério

A primeira coisa para fazer quando você chegar no seu novo endereço alemão: verificar as latas de lixo. Aprenda a separar o lixo em casa e em qual caixa de cor comum ele deve ser colocado fora. Uma coisa muito importante para acertar é garantir que tudo possa ser reciclado corretamente!

Na Alemanha, existe um imposto chamado Pfand, que atua sobre recipientes recicláveis (exceto garrafas de vinho, destilados e bebidas importadas). Esse imposto vem discriminado no preço do produto quando você compra e pode ser resgatado posteriormente, se a embalagem for devidamente devolvida.

Verifique o rótulo do frasco para ver se ele pode ser reciclado; uma seta geralmente indica isso. Todos os principais supermercados têm máquinas de reciclagem onde você pode deixar suas garrafas e ser remunerado por isso.

Reichstag Building, edifício histórico em Berlim, Alemanha.
Reichstag Building, edifício histórico em Berlim, Alemanha.

Valores sociais e ambientais

A Alemanha pode ser considerada uma sociedade moderna e avançada de várias maneiras. O país possui algumas das políticas mais progressistas em relação à igualdade de gênero, direitos LGBT+ e imigração. 

Nos últimos anos, políticas foram criadas para permitir a entrada de mais imigrantes no país, à medida que mais alemães começaram a valorizar os benefícios de uma sociedade multicultural. 75% da população alemã moram na cidade, e é nessas áreas urbanas que você encontra as atitudes mais liberais em relação à homossexualidade, igualdade de gênero e refugiados.

Durante décadas, a Alemanha demonstrou seu compromisso com as energias renováveis ​​e a proteção do meio ambiente. Tanto que o país é vanguarda quando o assunto é novas tecnologias para reduzir combustíveis fósseis, emissões de CO² e poluição, e seu sistema dedicado de reciclagem de lixo é um dos mais completos do mundo.

 As pessoas são conscientes e trabalhadoras no que diz respeito à escola e ao trabalho, e é provavelmente por isso que o país apresenta um impressionante desenvolvimento econômico e de um dos melhores sistemas de ensino do mundo.

Transporte

Parte da cultura da Alemanha é o transporte por trens. Na imagem, estação de trem em Berlim, Alemanha.
Estação de trem em Berlim, Alemanha.

Não esqueça de pagar e validar os seus bilhetes! Não existe um portão de segurança ou uma pessoa verificando passagens quando você entra nas estações de trem. Esteja avisado: isso não é motivo para andar de graça, pois os verificadores também estão andando de metrô e podem abordar você a qualquer momento. Se você não tiver validado o seu bilhete, isso pode te custar uma multa de 60 euros!

Conheça sua zona de transporte. Você precisa de um bilhete com zonas apropriadas, dependendo de onde estiver circulando na cidade. Geralmente, afastar-se do centro da cidade pode levá-lo a atravessar uma zona diferente. Leia sempre os mapas de zonas na estação se não tiver certeza.

Viajando na Alemanha

Muitos alemães são apaixonados por viagens internacionais, e tirar férias no exterior é uma parte importante do estilo de vida. De fato, o gasto per capita na Alemanha com viagens internacionais é maior do que qualquer outro país da Europa. Os maiores destinos de férias para os alemães são Itália, Espanha e Áustria, mas graças ao país que compartilha nove fronteiras terrestres com outros países, é realmente muito fácil fazer uma viagem pela Europa partindo da Alemanha.

A Alemanha possui paisagens maravilhosas e uma excelente rede de trens que liga praticamente todas as cidades, grandes e pequenas. Porém, a maneira mais barata de se locomover é de ônibus.

Língua

É perfeitamente possível viajar na Alemanha sem falar uma palavra em alemão, mas ajuda bastante se você dominar algumas frases simples. É mais provável que as pessoas falem inglês nas grandes cidades, na parte ocidental do país e nos pontos turísticos. 

Por mais que Berlim fale diversos idiomas do mundo, do espanhol ao árabe, e a maioria das pessoas fala inglês, não é assim que acontece no resto do país, por isso é uma boa ideia saber algumas frases básicas. Para imergir na cultura da Alemanha é preciso falar um pouco de alemão, não acha? Existe a possibilidade de viajar para a Alemanha e estudar a língua alemã por lá mesmo. 

Livros de frases e os aplicativos para celular em alemão podem ser muito úteis. Lembre-se de que todos os sinais de trânsito, comerciais e comerciais são escritos em alemão; portanto, conheça seus produtos básicos, como farmácia (Apotheke) e delegacia de polícia (Polizeistation).

Culinária alemã

Você descobrirá rapidamente que a cultura da Alemanha conta com uma comida local que vai muito além das salsichas e biscoitos, schnitzel e porco assado, acompanhados por grandes canecas de cerveja. O consumo de álcool é bastante alto e é apreciado nos bares e em casa. De longe, a bebida mais popular é a cerveja, seguida de vinho, aguardente e conhaque.

Copo de cerveja, parte importante da cultura da Alemanha.

A cultura da Alemanha permite beber cerveja em público – e é comum ver pessoas consumindo a bebida no intervalo do almoço! A carne na Alemanha é muito popular e geralmente é consumida na maioria das refeições, junto com pão e batatas. A culinária alemã inclui pratos nacionais como Rouladen, macarrão alemão (Spätzle) e Schnitzel.

Comer fora é algo comum, e cidades e vilas têm uma variedade de paradas de fast food, padarias, lanchonetes e restaurantes gourmet alemães e internacionais, bem como mercados de alimentos, pop-ups e comida de rua. Não importa onde você esteja na Alemanha, você encontrará uma rua com um lugar para comer.

Três pessoas segurando uma comida muito tradicional na cultura da Alemanha, os cachorros-quentes.

Em cidades menores você provavelmente encontrará apenas salsicha e carne no menu, enquanto cidades maiores como Berlim têm uma próspera cultura vegetariana e vegana. Se você tiver um orçamento limitado, procure uma ‘Imbiss’, uma lanchonete barata que pode ser encontrada em quase todas as ruas movimentadas, estações de trem, mercados e até estacionamentos. 

Curiosidades da Alemanha

Na hora de cumprimentar

Aperte as mãos e diga ‘Guten Morgen’ (antes do meio dia), ‘Guten Tag’ (entre meio-dia e 18:00) ou ‘Guten Abend’ (depois das 18:00). Dicas úteis sobre a cultura da Alemanha: use o formal ‘Sie’ (você) com estranhos e só mude para o informal ‘du’ e o primeiro nome da pessoa se for convidado a fazê-lo. Com amigos e filhos, use o primeiro nome e ‘du’.

Na hora de pedir ajuda 

Os alemães usam a mesma palavra, ‘Entschuldigung’, para dizer ‘com licença’ (para chamar a atenção) e ‘desculpe’ (para pedir desculpas).

Na hora das refeições 

Na mesa, diga ‘Guten Appetit’ antes de comer. Os alemães seguram o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita. Para sinalizar que você terminou de comer, coloque a faca e o garfo paralelos ao longo do prato. Quando for beber vinho, o brinde adequado é ‘Zum Wohl’. Quando for beber cerveja é ‘Prost’.

Viajando na Alemanha

A alta temporada acontece entre julho e agosto, mas alguns fins de semana de férias em maio e junho também podem estar ocupados. Verifique datas e reserve com antecedência durante os horários de pico. Traga um guarda-chuva, um casaco e sapatos fechados – a chuva é uma possibilidade em qualquer época do ano. 

 

Depois de ler esse post, com certeza você estará pronto(a) para vivenciar de perto a cultura da Alemanha, tão incrível e cheia de detalhes, não acha? Não deixe de compartilhar com alguém que quer saber mais sobre o país!

 

Receba um orçamento para o seu intercâmbio ou viagem!

CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

A CI Intercâmbio e Viagem produz o blog Caia no Mundo e é a maior empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Mais de 700 mil pessoas já embarcaram com a CI para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.

Acesse o site da CI e saiba mais: ci.com.br

Receba Nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da CI.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.