Que o Canadá é o país da diversidade e da qualidade de vida todo mundo já sabe. Seja no lado inglês, como na parte francófona, o segundo maior país do mundo é referência mundial em saúde, segurança e educação, mas ainda há muitas curiosidades do Canadá que muita gente não sabe!
A influência do Canadá não fica restrita só ao seu território. Os canadenses são grandes nomes e referência pelo mundo do cinema, da tv e da ciência. Na música, então, eles escrevem um capítulo à parte.
No clima do especial “I Canada” aqui no blog, separamos 10 fatos curiosos sobre este país que é muito mais legal do que você imagina. Confira o TOP 10 abaixo e deixe o Canadá surpreender você.
#1 A origem indígena do nome
A palavra Canadá deriva de “kanata”, que significa “pequena povoação” ou “a vila” no idioma indígena. Em 1535, nativos americanos vivendo na região utilizaram a palavra para explicar ao explorador francês Jacques Cartier o caminho para a aldeia de Stadacona, local onde se encontra atualmente a cidade de Quebec.
#2 Um poema que virou o hino
O hino canadense foi adotado em 1980, originalmente encomendado pelo vice-governador de Quebec para a cerimônia do Feriado Nacional de Quebec. Calixa Lavallée escreveu a música, que foi uma adaptação de um poema patriótico composto pelo poeta Adolphe-Basile Routhier. Você pode ver a letra e escutar a música de “O Canada” em versão inglesa, no vídeo abaixo.
#3 Estados Unidos: o único vizinho
A fronteira do Canadá com os Estados Unidos é a mais longa do mundo, e está dividida em duas partes: uma entre o sul do Canadá e os estados continentais dos EUA, com 6.414 km. E a outra, entre o oeste do Canadá e o Alasca, com 2.477 km. Se você estiver no Canadá e possuir o visto americano, poderá visitar cidades como Chicago, Nova York e Seattle, num pulo. No leste da fronteira, ficam as Cataratas do Niágara, uma parada obrigatória e somente a duas horas de Toronto.
#4 Grandes invenções canadenses
O basquete pode ser muito popular nos Estados Unidos, mas o crédito pela invenção do esporte é dos canadenses. Mais especificamente, do professor James Naismith (foto). Com 30 anos, em 1891, ele teve a missão de criar um jogo que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas. Cesta de três pontos para o professor James! O Canadá também é a terra de diversas invenções, incluindo a lâmpada elétrica, microscópio, televisão, entre outros. Por essas curiosidades do Canadá você não esperava, né?
#5 Hóquei, uma paixão nacional
Agora uma das curiosidades do Canadá no mundo dos esportes! Quase todas as escolas e universidades canadenses possuem quadras para a prática do hóquei no gelo. O jogo foi criado em 1834, como uma adaptação da modalidade de campo dos ingleses. Os primeiros a deslizar sobre espelhos de água congelada foram os soldados britânicos em Kingston, Ontário. Os times mais tradicionais da liga oficial são Ottawa Senators e Montreal Canadiens. Também praticado no gelo, o curling é um esporte olímpico com muitos adeptos no Canadá, porém de origem escocesa.
#6 País dos lagos
O Canadá é o país que possui o maior número de lagos de água doce do mundo. São milhares de lagos, em todo o território. Só para se ter uma ideia, a província de Ontário possui nada menos do que 25.000 lagos.
#7 Viver bem no Canadá
O país canadense possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo (IDH). Vancouver foi eleita também a “cidade mais habitável” do planeta. A combinação de fatores como preservação do meio ambiente, cultura, educação e infraestrutura a fazem figurar no topo dos rankings há mais de dez anos.
#8 Ídolos canadenses
Não é de hoje que os canadenses vêm fazendo sua marca na cultura pop. No cinema, nomes como David Cronenberg, James Cameron e Jim Carrey têm sido internacionalmente aplaudidos. Avril Lavigne, Justin Bieber, Nelly Furtado e Alanis Morissette são cantores pop com milhares de fãs no mundo inteiro. Bandas como Arcade Fire e Broken Social Scene (foto) compõe o lado das bandas que renovam o rock da terra do Rush.
#9 She Canada!
Leis para promover a igualdade de gênero sexual junto com um bom acesso à educação e saúde, fazem do Canadá o melhor lugar para ser mulher entre as maiores economias do mundo. No país número 1 do ranking do G20, as mulheres representam 45% da mão-de-obra canadense. Elas ocupam quase todas as posições, de motorista de caminhão a presidente de empresa, de pedreira a advogada.
#10 Esquimós ou inuits?
Outra das curiosidades do Canadá é que um dos três povos aborígines do país é formado pelos inuits. Eles vivem em mais de 50 comunidades em todo o norte canadense e possuem um idioma próprio. O inuktitu é falado em programas de rádio e televisão, e ainda faz parte do currículo escolar naquela região. Por mais tradicionais que eles sejam, os Inuits já foram chamados equivocadamente de esquimós durante séculos.
Agora que você já conheceu um pouco mais do Canadá, pode aproveitar para fazer o intercâmbio que estava planejando! Encontre cursos, passagens aéreas, seguros e muito mais para viajar tranquilamente.